ANÁLISE - Moons of Darsalon: Jogo no formato "salve todos" une puzzles, 2D/3D e atmosfera estética retrô, podendo encantar players nostálgicos


No final de Novembro postamos a notícia de que Moons of Darsalon, um jogo indie inspirado em Lemmings e Metal Slug, chegará aos consoles no início de Fevereiro e, por meio da desenvolvedora Dr. Kucho! Games, recebemos uma REVIEW KEY para podermos falar mais sobre esse jogo.

Já lançado para PC e com nota superior a 9 na Steam e Metacritic, segundo os próprios jogadores, Moons of Darsalon é um jogo 
de plataforma de ação do tipo “salve todos” com visual retrô pré-renderizado e física avançada, combinando sprites 2D e modelos 3D pixelados em tempo real, escolhendo entre ter ou não filtro CRT, por exemplo, enquanto o jogador se aventura e luta contra criaturas alienígenas e também se aproveita de um mecanismo de física avançado que permite destruir terreno ou até criar novos caminhos, usando um canhão de solo.



INTRODUÇÃO
Ao abrir o jogo, ele exibe uma tela que nos faz se sentir como se estivéssemos usando de fato uma TV de tubo, nos transportando logo de cara para a vibe retrô e nostálgica.

Entrando no menu, tivemos um problema (mas esse acabou sendo o único): Não sei se por conta da versão que recebemos ou do jogo em si, ele estava em algum idioma asiático, conseguindo contornar isso rapidamente (e aleatoriamente) para o português. Para contornar isso, fomos na terceira opção da tela inicial e usamos a seta direcional para, na segunda opção da tela seguinte, alterar para o Português do Brasil (as outras opções mais conhecidas são Espanhol e Inglês).


JOGABILIDADE
Logo de cara, já percebemos uma mudança em relação ao padrão dos jogos, com o L2 sendo o responsável por fazermos pular o personagem. Com isso, vemos o humor interessante do jogo, com o personagem questionando o botão estranho que se usa para pular e fazendo piada com o desenvolvedor (sim, somente uma pessoa é a responsável pela criação do jogo, que levou cerca de oito anos para ser concluído, antes dele chegar também aos consoles).




Nos remetendo a jogos antigos de "salvar NPCs", como Lemmings e Abe's Odyssey, nós interpretamos um homem do espaço enviado para resgatar eles do espaço, os fazendo seguir o personagem com comandos simples como "vá para a esquerda/direita", "me siga" ou "me espere", com isso sendo o ponto-chave que define morrer ou não um dos NPCs que você comanda.

Além da arma geradora de solo, temos itens como uma lanterna para exploração subterrânea, rifle a laser, jetpack, veículos de terra, veículos voadores, navio voador, entre outros que nos ajudam nos diversos modos de combates contra morcegos, aliens, discos voadores, foguetes, drones, tanques ou com elementos que nos ajudam a resolver os puzzles e ir evoluindo o gameplay




Com diversos desafios, um jogador mais ousado pode caçar segredos nos níveis, garantir que nenhum dos inimigos saiam vivos, entre outros, com puzzles muito bem construídos, tendo objetivos como bater o nível em 67 segundos ou não sofrer danos, entre outros como um "plus" para tornar jogabilidade ainda mais intensa e desafiadora. Isso pode ser notado com objetivos que vão aumentando ao longo da gameplay e inserção de novos elementos, com o player fazendo os NPCs a entenderem os comandos de voz, com o jogador tendo de resgatar um mínimo de homens para poder evoluir de nível e podermos acumular munição, combustível, bateria e oxigênio para não morrer.

Além do que necessitamos fazer acima para poder fazer sobreviver o maior número de NPCs, sua gameplay se torna ainda mais intensa e desafiadora se unirmos isso com as capacidades do personagem que controlamos, com ele podendo dar instruções, variar entre comandos direcionais/multidirecionados, lermos dicas dos NPCs para poder saber o que fazer, entender as reações deles, entre outras coisas, até mesmo com a dificuldade sendo aumentada ao longo dos níveis.

Tendo cenários detalhados, grande atmosfera estética, sonora e de jogabilidade que nos transporta para a nostalgia retrô dos anos 90, suas cores, os puzzles e sua variedade de elementos se conectam com todo o capricho por trás da criação desse trabalho.



CONCLUSÃO
Sendo um jogo muito bem elaborado, além de ser repleto de mecânicas e elementos que deixam nossa g gameplay ainda mais variada, ele merece um grande destaque, principalmente pelo fato de ser um jogo indie onde podemos notar que foi feito com todo o carinho e alma. 

Se você é fã dos jogos retrô, de elementos que trafegam pelos jogos citados anteriormente por aqui, além de nomes como Metal Slug e com uma estética visual/sonora incrível, dentro do estilo de "salvar todos", ou 
de jogos de plataforma e puzzles, esse é certamente um jogo que ficará encantado e se sentirá convidado a, no mínimo, zerar a história do game. 

Caso não tenha PC, mas tenha algum console, o jogo estará disponível dia 6 para Nintendo Switch, PlayStation 4|5, Xbox One e S/X Series
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