Já lançado para PC e com nota superior a 9 na Steam e Metacritic, segundo os próprios jogadores, Moons of Darsalon é um jogo de plataforma de ação do tipo “salve todos” com visual retrô pré-renderizado e física avançada, combinando sprites 2D e modelos 3D pixelados em tempo real, escolhendo entre ter ou não filtro CRT, por exemplo, enquanto o jogador se aventura e luta contra criaturas alienígenas e também se aproveita de um mecanismo de física avançado que permite destruir terreno ou até criar novos caminhos, usando um canhão de solo.
INTRODUÇÃO
Ao abrir o jogo, ele exibe uma tela que nos faz se sentir como se estivéssemos usando de fato uma TV de tubo, nos transportando logo de cara para a vibe retrô e nostálgica.
Entrando no menu, tivemos um problema (mas esse acabou sendo o único): Não sei se por conta da versão que recebemos ou do jogo em si, ele estava em algum idioma asiático, conseguindo contornar isso rapidamente (e aleatoriamente) para o português. Para contornar isso, fomos na terceira opção da tela inicial e usamos a seta direcional para, na segunda opção da tela seguinte, alterar para o Português do Brasil (as outras opções mais conhecidas são Espanhol e Inglês).
JOGABILIDADE
Logo de cara, já percebemos uma mudança em relação ao padrão dos jogos, com o L2 sendo o responsável por fazermos pular o personagem. Com isso, vemos o humor interessante do jogo, com o personagem questionando o botão estranho que se usa para pular e fazendo piada com o desenvolvedor (sim, somente uma pessoa é a responsável pela criação do jogo, que levou cerca de oito anos para ser concluído, antes dele chegar também aos consoles).
Nos remetendo a jogos antigos de "salvar NPCs", como Lemmings e Abe's Odyssey, nós interpretamos um homem do espaço enviado para resgatar eles do espaço, os fazendo seguir o personagem com comandos simples como "vá para a esquerda/direita", "me siga" ou "me espere", com isso sendo o ponto-chave que define morrer ou não um dos NPCs que você comanda.
Tendo cenários detalhados, grande atmosfera estética, sonora e de jogabilidade que nos transporta para a nostalgia retrô dos anos 90, suas cores, os puzzles e sua variedade de elementos se conectam com todo o capricho por trás da criação desse trabalho.
CONCLUSÃO
Sendo um jogo muito bem elaborado, além de ser repleto de mecânicas e elementos que deixam nossa g gameplay ainda mais variada, ele merece um grande destaque, principalmente pelo fato de ser um jogo indie onde podemos notar que foi feito com todo o carinho e alma.
Se você é fã dos jogos retrô, de elementos que trafegam pelos jogos citados anteriormente por aqui, além de nomes como Metal Slug e com uma estética visual/sonora incrível, dentro do estilo de "salvar todos", ou de jogos de plataforma e puzzles, esse é certamente um jogo que ficará encantado e se sentirá convidado a, no mínimo, zerar a história do game.
Caso não tenha PC, mas tenha algum console, o jogo estará disponível dia 6 para Nintendo Switch, PlayStation 4|5, Xbox One e S/X Series.