Na primeira semana de Dezembro, o jogo The Crew Motorfest foi liberado (para assinantes PS Plus) durante uma semana, para os jogadores poderem testar a versão completa, com tudo o que tem diferente, além de ser um chamariz para adquirir o "Passe Ano 2", que dá sequência ao jogo lançado originalmente no final de 2023. Adquira na Steam, PS Plus ou Xbox Series S/X (jogo disponível também para Xbox One)
Sempre tive Playstation e, de todos os jogos de corrida até o momento, o meu favorito é Midnight Club (principalmente o 3 e o Los Angeles), com jogos como a série Need For Speed nunca ter me agradado (confesso que desde a tentativa de jogar eles no Playstation 2, nunca mais tive interesse) por conta de sua pista com paredes fechadas (transparentes ou não) ou o consagrado Gran Turismo (por conta de ser um simulador real de corridas).
INÍCIO E MAPA
Com a versão de avaliação baixada no PS5, dei início em The Crew Motorfest e fiquei fascinado desde o início, seja por conta da possibilidade da criação de um personagem que se parecesse comigo na vida real ou, logo de primeira, já notar toda a experiência imersiva que o Dualsense proporciona para a jogatina.
Logo após criarmos nosso personagem, o jogo nos transporta para uma história automotiva, com a introdução do jogo sendo imensa e fazendo com que testássemos veículos dos mais variados tipos e estradas, passando pela água, barro, mato, asfalto, terra, selva, montanhas, dunas, entre outros... Com cada uma dessas texturas podendo ser de fato notadas com toda a tecnologia do controle da Sony, seja de maneira tátil, com os gatilhos adaptáveis ou seu som altamente imersivo.
Após essa introdução, já conseguimos pegar um carro e viajar pelo Havaí, num mapa vasto e que envolve diversos tipos de pistas, como citados anteriormente, seja de carro, moto, quadriciclo, avião, barco, 4x4, caminhonete, esportivos, carros vintage, lowrider, entre outros, conforme a história vai se desenrolando e dentro de um modo construído com toda a dedicação possível, sendo rico nos detalhes do mar do Havaí, das nuvens, da chuva (num dos modos de câmera, conseguimos até ver o limpador de para-brisas funcionando enquanto dirigimos), com efeitos de iluminação, gráficos e paisagens que, em muitas vezes, confunde o fictício com a realidade.
Além disso, durante o modo livre, o jogo mescla carros que estão pelo mapa com pilotos IA correndo como se estivessem eu sua própria corrida. Apesar de isso confundir a cabeça no início, com medo de batermos neles, esses que estão mais rápidos (diferente dos "civis" do mapa) estão transparentes, então não tem a chance de colisão com eles, sendo algo que acabamos nos acostumando com o tempo.
Outra jogabilidade interessante do modo livre é que nós mesmos que dirigimos até o destino onde se iniciará a missão e, apesar de isso ser algo que também muitos devem achar ruim, me senti familiarizado por conta de nos meus jogos favoritos citados anteriormente serem da mesma forma, além de ser uma oportunidade de podermos apreciar mais os gráficos e paisagens, com uma funcionalidade que dá um "plus" nesse projeto: A possibilidade de ir de carro, avião ou veículo aquático, podendo alternar entre eles com facilidade, permitindo estar de avião e, sempre que desejar, trocar para carro, com ele se jogando do céu para as pistas e nós darmos continuidade ao nosso destino ou simplesmente fazermos isso por conta de ser mais fácil essa alternativa rápida do que parar em qualquer lugar com um avião.
Se, em vez de passear pelo mapa, quisermos fazermos nossa história no jogo, podemos passar pelas playlists, que é onde se passa a história do jogo, dividida por categorias como os carros e estilo de corrida dos japoneses, o American Muscle, carros Vintage, Lowrider, carros e motos off-road, esportivos, entre outros, com os estilos de pistas característicos dos carros (como os drifs e as pistas fechadas japonesas) e os vídeos introdutórios feitos a dedo para cada uma das categorias, com no final de cada uma, a gente ganhando um veículo correspondente a ela para a nossa coleção, podendo usar eles enquanto não conquistamos moedas o suficiente para adquirir outros veículos (algo que é bem acessível, pois na semana de teste, consegui adquirir cinco veículos, além dos que conquistei via playlists).
Dentre os modos que joguei até a conclusão dessa análise, se destaca o "Donk Vs. Lowrider" que, além de ganhar um veículo no final, a cada corrida ou desafio, desbloqueamos uma parte do carro para tunar, além de incluir, claro, as "danças" com os veículos do gênero.
EXPERIÊNCIA DUALSENSE
Como citado anteriormente, a jogabilidade e dinâmica de jogo com certeza se eleva a potência infinita com o Dualsense do PS5, com os carros tendo mais peso e nos transportando para uma atmosfera ainda mais imersiva, com a sensação das batidas, das trocas de asfaltos, da sensação de estar na água, nas montanhas, nas dunas e com o gatilho fazendo valer sua tecnologia no momento de frear, de frear enquanto acelerava ou até mesmo nas trocas de marcha, culminando algo que a diversão e imersão num outro patamar, nos deixando ainda mais presos e convidativos para jogar mais e mais vezes.
UM JOGO QUE ABRAÇA TODOS OS PÚBLICOS
Além de tudo isso já citado, as configurações do próprio jogo faz com que The Crew Motorfest seja algo que abrace todos os públicos, desde o jogador mais casual e que só está ali pela diversão até o jogador que está procurando por desafios.
- Tendo cinco níveis de dificuldades, além de algumas pré-configurações, podemos selecionar se queremos ou não auxílio no freio, na direção, nitro, perseguição policial, entre outros.
- Já nos gráficos, conseguimos escolher entre modo Desempenho (60FPS) ou Resolução, Alcance Dinâmico sRB Ou HDR10.
- Nos idiomas, temos áudio em inglês ou francês, enquanto texto tem ambos, além de espanhol ou português brasileiro Podemos também mexer no áudio do controle, habilitar ou não modo streamer (com músicas sem direitos autorais), entre outros.
- Nos controles, conseguimos aumentar ou diminuir a intensidade da vibração e dos gatilhos adaptáveis, até mesmo desabilitando ambos.
Celebrando um ano de existência, no início de Novembro foi lançado o "Passe Ano 2" do jogo, uma DLC paga, mas presente também nas versões 2024 Gold e Ultimate, trazendo para os jogadores acesso a 20 veículos, incluindo 7 veículos de passe exclusivos e 13 veículos com tempo limitado, além de um novo modo de jogo, a playlist "Motorfest Chase Squad", que pode ser definida como um "Polícia Vs. Ladrão", onde, na primeira playlist dele, somos policiais infiltrados e vamos atrás de um carro que está em fuga, tendo até mesmo a ajuda de um policial IA para paralisarmos nosso inimigo e destruirmos seu veículo.
Esse modo é iniciado com tutoriais de destruição dos inimigos, com a gente quebrando os "cones" no formato de carros parados, em movimento e também tendo cones que não podemos acertar, perdendo pontos caso acertarmos eles.
No modo "Polícia Vs. Ladrão" vi dois problemas:
- O primeiro deles é que temos de seguir um trajeto, até que longo, sem poder estar perto do nosso inimigo, até chegar no denominado "Ponto de Eliminação" e começar a fuga, com essa sendo bastante intensa (com exceção da primeira, que está mais para um tutorial) e conta também a ajuda de outros policiais IA para atingirmos o objetivo final.
- Já o segundo problema é que, caso não consigamos eliminar nosso rival, na hora de tentar de novo, o jogo volta desde o ponto do trajeto antes do início da curva, algo que poderia ser resolvido com um checkpoint automático no início da fuga em si.
O lado bom desse segundo problema é que só conseguimos notar ele por conta do tom altamente desafiador do modo em questão, algo ainda mais na missão que iniciamos com helicóptero policial e depois transformamos em carro, com esse tendo a missão de eliminar QUATRO veículos, naquela que foi a missão mais desafiadora do "1o Round" do modo "Chase Squad", que teve o prêmio um veículo intitulado "AEZUS CHase Squad Ed."
Além disso, temos uma ilha nova em Maui, nove eventos principais, 25 desafios, seis oportunidades de foto.
Entre as novidades mais marcantes, temos Made in Japan 2, sequência de uma das playlists mais populares do game e, ao vencermos, desbloqueamos um Honda NSX e um novo Rival para caçar no mundo do jogo, desafiar e, eventualmente, desbloquear seu carro.
Confiram as novidades de veículos:
Helicóptero Proto A500 2016 Chase Squad Edition (recompensa de perseguição dinâmica)
Ivory Tower Ogmios 2024 Chase Squad Edition (recompensa de perseguição dinâmica)
Audi RS6 Avant Chase Squad Edition (disponível imediatamente como parte do Passe do Ano 2)
W Motors Lykan Hypersport 2017 (recompensa de perseguição dinâmica)
Ivory Tower Aezus 2024 (desbloqueado ao completar a lista de reprodução Chase Squad)
Ford Mustang Dark Horse 2024 (recompensa de perseguição dinâmica)
Porsche 911 GT3 RS 2023 (recompensa de perseguição dinâmica)
Pegue os motoristas no jogo para desbloquear o passeio deles:
Pontiac GTO Rival Edition + Pneu Clawblades (recompensa de perseguição dinâmica)
Alfa Romeo Giulia Rival Edition + Pneu Nightstalker (recompensa de perseguição dinâmica)
BMW M5 CS Rival Edition + Pneu Diamond Fangs (recompensa de perseguição dinâmica)
Delorean DMC 12 Rival Edition + Pneu Quickwhiskers (recompensa de perseguição dinâmica)
Se tem uma coisa que podemos destacar para o Ano 2 é o comprometimento do estúdio com o Motorfest, pois a edição da nova uma nova ilha, playlist, o sistema Rivals, Polícia Vs Ladrão e os novos carros fizeram com que de fato fizesse parecer um novo jogo, com uma amplo leque de modos de jogo, playlists, estilos de carros, estradas, biomas, além de gráficos e jogabilidade de tirar o fôlego, fazendo com que o nome se consagre como a melhor opção de corrida arcade para Playstation 4/5, com o "plus" do Dualsense que, novamente, é um dos maiores destaques no quesito experiência imersiva, além de toda a jogabilidade, beleza de paisagens e gráficos que o jogo proporciona.