Lançada no início de Outubro, 'Trabajo' é uma faixa que entrega para os ouvintes uma sonoridade com fluxos vocais muito bem construídos, uma união incrível entre o vocal primário/secundário e grandes elementos de sopro para uma amostra latina dos anos 1970 da mesma época da fotografia da obra de arte, com a foto da capa sendo tirada em 1972 no Panama Señorial, um hotel de luxo que atendia a elite do Panamá.
Com a palavra que leva o título sendo o significado para sobrevivência, o artista comenta que foi assim que sua família sobreviveu e conseguiu sair do Panamá, rumo aos Estados Unidos e, liricamente, ela reflete o peso que o artista carrega, dividida entre a ética de trabalho implacável dos meus pais imigrantes e meu sonho de me libertar, fazendo se questionar: "Posso ter sucesso sem seguir o caminho que eles pavimentaram? Posso provar que estão errados? Enquanto isso... "Mama disse busca trabajo! Carajo!""
Tendo flows latinos, elementos como tambores congo e trombetas de salsa, numa fusão entre a África Ocidental e o soul latino, a faixa mostra o histórico de sua família, com seu pai estando presente na capa, quando era um garçom servindo políticos ricos, famílias reais do exterior e outros visitantes ricos do Panamá. "A cada dia de trabalho, ele vislumbrava uma vida de luxo, apenas para retornar para casa para a dura realidade das favelas da Cidade do Panamá", acrescenta o artista sobre o background da foto em questão.
Ouça abaixo:
https://open.spotify.com/artist/3s0M3mBA4FicJcSiNYTnH6?si=gWjNTorbQluyNZG_nkSFuw
https://on.soundcloud.com/XQWKsTgTZyfuby6T6
https://eyedealbayano.bandcamp.com/track/trabajo
https://youtube.com/@eyedealbayano?si=zQgLG00SOUWTZMQa
https://www.instagram.com/eyedeal_bayano
https://www.tiktok.com/@eyedealbayano?_t=8qOy414CkAx&_r=1