Lançado durante o final de Maio, "The Melancholiac II" é um álbum extenso, com 20 faixas, praticamente 1h25min de duração e entrega aos ouvintes uma sonoridade experimental, texturas drone, leftfield, soundscape, vocais com efeitos psidocélicos, entre outros.
De uma maneira que amplifica nossa experiência imersiva e faz com que nossa mente seja transportada para outros planos, essa obra com melodias cativantes e variadas tem nome inspirado no álbum "The Narcissist II", de Dean Blunt, The Narcissist II e ele fez tudo de maneira DIY, com seu lirismo se baseando em experiências passadas de uma forma quase autobiográfica, com o título também e a temática dessa obra também sendo por conta da época de quando ele foi concebido, onde o artista estava deprimido e isso acabou refletindo no álbum.
Podendo ser dividido em duas partes, as faixas 1 a 7 aborda depressão e seus estágios, mostrando variação intensa de humores/vibrações, enquanto a faixa 11 fala sobre a temática de "estar brincando com fogo" e possivelmente isso não acabar bem. Na faixa 12, o artista fala sobre a forte mudança de humor/choque de culpa que muitos sentem sobre suas escolhas/ações, algo que certamente será conectado com diversos tipos de ouvintes, podendo nos fazer relacionar a mensagem com alguma época das nossas vidas...
Com as músicas interligando entre elas e tendo uma sequência, essa é uma obra que, definitivamente, foi feita para ser ouvida em sequência e do início ao fim. Ouça abaixo: