Melhor
Atriz Coadjuvante
Emily
Blunt é favorita ao prêmio e é merecido. Emily carrega parte do fardo de
Oppenheimer e sua grande concorrência deve ser America Ferrera, por Barbie que também
teve que lidar com um papel complexo. Porém, a categoria ainda inclui Jodie
Foster, por Nyad e Da’Vine Randolph por Os Rejeitados, com ainda mais destaque
que Foster. Há quem diga que o prêmio deve, na verdade, ficar mais entre ela e
Emily Blunt. Apenas Danielle Brook, por A Cor Púrpura que parece estar lá mais
para preencher espaço.
Melhor
Ator Coadjuvante
Apenas Sterling
Brown, de Ficção Americana parece estar aqui por acaso. Enquanto isso, Robert Downey
Jr é um dos favoritos à estatueta junto com Ryan Gosling. Mas a força mesmo
talvez seja de Robert DeNiro em Assassinos da Lua das Flores, no que deve ser
sua melhor atuação em muito tempo. Há quem esteja babando pela atuação de Mark
Ruffalo em Pobres Criaturas. Particularmente, achei o trabalho dele no longa,
caricato, cansativo, chato e raso. Mas não me surpreenderia tanto se ele ganhasse,
mas acredito que o prêmio deve ir para um dos dois Roberts.
Melhor
Atriz
Provavelmente
uma das categorias mais difíceis desse ano. A favorita, é sem dúvida Lily Gladstone
por Assassinos. O filme conta com DeNiro e DiCaprio no elenco, que são indiscutivelmente
dois gigantes da atuação, e ainda assim, cada vez que Lily aparece em cena, os
engole como se não fossem nada. Sandra Huller é a segunda favorita ao prêmio,
por Anatomia de uma Queda e carrega um filme de 2 horas e meia nas costas como
se fosse a tarefa mais fácil do mundo. Mas ela não é única. Carey Mulligan
também salva Maestro de ser um filme mediano. Se Bradley Cooper é o maestro,
Carey Mulligan é a orquestra. Emma Stone também entrega um dos melhores papéis
de sua carreira em Pobres Criaturas e deve ter alguma chance de levar para casa
sua segunda estatueta. Sobra apenas Annette Benning, por Nyad, que é uma boa
atuação, mas dentro de um filme apenas mediano e um pouco emocionante. A verdadeira disputa é entre as duas Stones.
Melhor
Ator
O único
candidato facilmente eliminável aqui, é Bradley Cooper, que faz um esforço
sobre-humano para finalmente ganhar um Oscar, que acaba deixando a figura do biografado
quase em segundo plano para poder gritar ao mundo “olhem como eu atuo bem, por
favor!”. Colman Domingo também concorre por um papel biográfico, com um longa
bom, mas esquecível. Jeffrey Wright faz um bom filme, mas sem camapanha nenhuma
ao menos que seja salvo por uma das famosas zebras do Oscar. A verdadeira
competição deve ser entre Cillian Murphy por Oppenheimer e Paul Giamatti por Os
Rejeitados. Lembrando que até agora, Cillian levou pra casa praticamente todos
os prêmios da temporada.
Melhor
Direção
É outra
das categorias difíceis de apostar no vencedor. Por um lado, esse pode ser o ano
de Christopher Nolan consolidar de vez sua carreira e é um dos favoritos. Por
outro, ele concorre com Martin Scorsese, um dos maiores diretores da história,
mais bem sucedido e agora, o mais indicado da história da Academia. Porém,
Justine Triet também vem sendo muito elogiada por Anatomia de uma Queda e gosto
de acreditar que ela tem boas chances. Jonathan Glazer fez um trabalho incrível
em Zona de Interesse, mas não foi muito falado ou divulgado. E Yorgos Lanthimos
com Pobres Criaturas talvez faça alguma barulho, mas não o bastante para
superar Scorsese ou Nolan.
Melhor
Animação
Também é
um ano de muita disputa nas animações, com exceção apenas de Elementos. Filme
da Pixar que na minha opinião nem devia estar concorrendo e devia ter dado
lugar ou Super Mario Bros, ou até mesmo Tartarugas Ninja: Caos Mutante. Elementos
é um filme genérico, sem força e sem alma é que só está concorrendo porque
parece obrigatório ter um filme da Pixar todo ano. Mas tirando isso, Nimona foi
uma linda e excelente surpresa da Netflix. Homem Aranha Através do Aranhaverso
é com certeza o favorito mas compete de forma muito justa com o também
excelente O Menino e a Garça, novo longa de Hayao Miyazaki depois de alegar que
ia se aposentar. E pra variar o diretor japonês não decepciona. Apenas Meu
Amigo Robô que tem menos força de popularidade, mas compensa em qualidade. Uma animação
simples, bela e cativante sobre a amizade de um cachorro com um robô. Ah, e sem
diálogos.
Melhor Filme
Vamos
direto ao ponto. Maestro é facilmente eliminável. Aliás, o longa tem até
indicação demais para meu gosto, mas entendo que o filme é um grande Oscar-bait
(pesquise o termo). Ficção Americana também deve passar batido, é um filme OK,
e só. Esse ano a disputa é longa. Eu diria que 4 filmes são os favoritos:
Barbie e Oppenheimer, Anatomia de uma Queda e Assassinos da Lua das Flores. Os
Rejeitados é um ótimo filme mas que não fez tanto barulho.
Pobre
Criaturas tem mais popularidade mas não tem tanto apelo, já que o filme vem
dividindo algumas opiniões. Vidas Passadas, filme japonês da estreante Celine
Song é uma obra linda e que até merecia destaque se não tivesse concorrendo com
tantos outros gigantes de Hollywood. E Zona de Interesse que cai na mesma
situação de Vidas Passdas. Um drama ao mesmo tempo sutil e devastador que
merecia muito mais reconhecimento.
Bônus
O Oscar
causou certa revolta na internet por não indicar Margot Robbie e Greta Gerwig
por Melhor Atriz e Melhor Direção, respectivamente. É preciso apontar aqui, que
se Barbie ganhar Melhor Roteiro Adaptado, quem recebe o prêmio é Greta, que foi
também quem escreveu o roteiro. E se ganhar Melhor Filme, veremos Margot Robbie
agradecer, já que foi a produtora do longa. Isso pode ser uma escolha delas próprias
visto que, Quentin Tarantino dirige e escreve seus filmes, mas sempre recebeu
prêmios como roteirista porque é como prefere ser reconhecido.
Da mesma
forma, inicialmente a Academia iria indicar Lily Gladstone como Melhor Atriz
Coadjuvante, mas atriz bateu o pé no chão e disse que só aceitaria indicação se
fosse de Melhor Atriz, já que o filme é sobre ela. Dito e feito. E se Lily realmente
ganhar, vai fazer história ao ser a primeira atriz nativo indígena americana a
ganhar um Oscar.
Tá, Mas Onde
Assistir o Oscar 2024?
No Brasil,
a cerimônia do Oscar 2024 não será exibida em canais de TV aberta. A
transmissão ocorrerá exclusivamente via TV a cabo, no canal TNT. O evento
contará com comentaristas locais e tradução simultânea.
Além
disso, o serviço de streaming Max (antes conhecido como HBO Max) também
disponibilizará a cobertura ao vivo da premiação para os assinantes.
E você
também pode procurar no Youtube diversas lives com influenciadores, críticos e
profissionais do cinema comentando a cerimônia.
E você? Qual
o seu filme favorito dessa edição? Qual filme você achar que vai ser o grande vencedor
da noite?