Quinto disco solo da cantora e compositora Juliana Amaral, “Cartas de Marear” é o primeiro com repertório formado somente por canções autorais inéditas. Realizado quase inteiramente por mulheres (incluindo equipe técnica), Juliana divide com 8 artistas a composição, os arranjos e a execução das 12 faixas, num processo de criação compartilhado. “A ideia foi oportunizar o encontro das vozes de mulheres diversas, que exercem o fazer artístico como gesto político e como expressão de suas histórias, afetos e desconfortos” – explica Juliana.
O ponto de partida do projeto é a série de textos e autorretratos que Juliana publica em suas redes sociais chamada “Cartografias ou um corpo que res/existe”: um registro poético sobre o tempo impresso em seu corpo, as memórias, dores e desejos que ele contém, e a necessidade de descolonizá-lo, redimensionando seu gesto como forma de resistência artística e política.
Ao longo de 7 meses, Juliana convidou compositoras/instrumentistas para o projeto, numa construção minuciosa e delicada que precisava dar conta da sonoridade do disco, e ao mesmo tempo, corresponder ao seu desejo de reunir mulheres de diferentes idades, territórios, experiências e universos musicais. A proposição foi de que utilizassem as “Cartografias” como provocação para a composição de uma canção, de modo totalmente livre. “O que foi bonito de ver é que, de diferentes maneiras, elas se sentiram movidas pelos textos, se apropriaram deles, musical e poeticamente. Ao longo do processo, as trocas foram profundas e verdadeiras, mesmo com as artistas que eu só conheci no estúdio, na hora de gravar”, completa Juliana.
“Cartas de Marear” (selo Circus) tem 12 canções, todas de Juliana Amaral, 8 delas em parceria com Erica Navarro, Larrisa Oliveira, Lua Bernardo, Thais Nicodemo, Talita del Collado e Clarianas (Naruna Costa, Naloana Lima e Martinha Soares). As mesmas artistas se revezam na execução dos arranjos, que trazem, em diferentes combinações, violoncelo, violão, flugelhorn, contrabaixo, flauta, piano, piano preparado, percussões e vozes. Juliana Amaral assina a produção artística e direção musical do álbum.
Ouça aqui: https://tratore.ffm.to/cartasdemarear
Videocilpe "Meu Corpo não Esquece": https://www.youtube.com/watch?v=iqUos7W_x_A
Videoclipe "Ponto Encruza": https://www.youtube.com/watch?v=KoIH6Wrf0O8