Em um cenário muito parecido com o icônico bar Mos Eisley Cantina de Star Wars, cerca de 300 sortudos lotaram as paredes suadas do Clube do Choro, tendo retirado os ingressos apenas naquela manhã, quando o show foi anunciado. Foi tudo um contraste total com o show de estreia de Paul no Brasil em 1990, quando cerca de 184.000 pessoas ajudaram Paul a estabelecer um recorde mundial de público no mega Estádio do Maracanã, no Rio. (Bem, foi assim que muitos ingressos foram vendidos - diz a lenda que muito mais espectadores entraram não oficialmente!)
“Foi muito emocionante.” - Correio Braziliense, novembro de 2023
O público do Clube do Choro era de aproximadamente 0,16% daquele dia de 33 anos atrás, e do meu ponto de vista parecia que muitos dos presentes no clube dificilmente teriam nascido naquela época! Os telefones celulares foram proibidos para a apresentação, e por isso todos estavam presentes no momento, comemorando a sorte de presenciar esse inacreditável set de duas horas e 24 músicas em lugares tão próximos, que os brasileiros rapidamente compararam ao Cavern Club de Liverpool.
“O formato deste show é mais uma prova de que Paul é, de fato, uma pessoa espetacular.” - Agência Brasil, novembro de 2023
Houve uma chance melhor para muitos mais vivenciarem a majestade de Paulo ao vivo dois dias depois, quando ele se apresentou na Arena BRB estádio Mané Garrincha, subindo ao palco como “um cidadão honorário da capital”, observou o Correio Braziliense, ainda cambaleando de seu show histórico no clube.
Uma participante especialmente sortuda foi Fabiana Nonato, 40, de São Paulo, que ganhou a chance de conhecer Paul no show de Brasília depois de participar de uma competição no verão passado. Grande fã de Paul, seu sonho de vê-lo pessoalmente se tornou realidade em um momento particularmente comovente; tendo sofrido um aborto espontâneo no início deste ano, Fabiana merecia especialmente alguma felicidade.
“Foi um momento tão especial para mim depois de um momento tão difícil”, disse ela depois. “Isso me deu um pouco de esperança e alegria quando mais precisei, e conhecer Paul hoje foi o melhor dia da minha vida. Ele foi tão legal e realista, e reservou um tempo para conversar conosco e fazer perguntas também. Eu simplesmente não consigo acreditar.”
“A lenda viva Paul McCartney leva os fãs ao delírio no Mané Garrincha.” - Correio Braziliense, novembro de 2023
Foi um show incrível, que alguns temiam que não tivesse acontecido, já que chuvas torrenciais encharcaram Brasília durante toda a tarde. Felizmente, porém, isso pouco fez para diminuir o ânimo de ninguém - incluindo aqueles que viajaram de todo o país e estavam na fila do lado de fora - e o show foi um triunfo.
“Foi um clima de celebração musical, estabelecido com uma sequência de sucessos que começou com 'Can't Buy Me Love' e durou aproximadamente três horas.” - O Tempo, novembro de 2023 Belo Horizonte Paul teve seu quinhão de encontros com a realeza internacional em suas viagens, e sua visita a Belo Horizonte, no sudeste do Brasil, não foi diferente. Visitando os bastidores da Arena MRV no dia do primeiro show de Paul lá, no dia 3 de dezembro, estava o lendário cantor e compositor brasileiro Milton Nascimento. Este foi o primeiro avistamento de Milton desde que anunciou sua aposentadoria. Milton recorreu às redes sociais para expressar sua alegria por poder ir ao show de Paul.
A única pessoa mais animada que Milton naquele dia foi Mike, um membro da equipe de segurança de Paul, que é um grande fã de Milton.
“Paul McCartney emociona Arena MRV lotada no primeiro de dois shows em BH!” - Estado De Minas, dezembro de 2023
Aquela primeira noite teve alguns momentos memoráveis, mas não necessariamente pelos motivos certos! O show começou quase uma hora atrasado, mas felizmente a culpa não era de Paul. O estádio, que só abriu em abril, estava pela primeira vez lotado - 42 mil pessoas - e o acesso estrangulado, compreensivelmente, levou algum tempo para se habituar, e por isso moveu-se lentamente à medida que um mar de pessoas começou a preencher todos os espaços livres.
Então, no meio do set, Paul teve que interromper 'Love Me Do', pois percebeu que alguém na frente do público precisava de assistência médica. Paul alertou a segurança e a assistência foi dada rapidamente, e a multidão muito agradecida gritou em aprovação quando o single de estreia dos Beatles foi retomado.
“Esta foi a maior e mais memorável atuação já recebida na jovem Arena MRV. E há uma boa chance de que continue assim por muito tempo.” - O Tempo, dezembro de 2023 SÃO PAULO “Paul McCartney traz show perfeito para São Paulo” – O Estado de São Paulo, dezembro de 2023 Nosso fim de semana prolongado na vasta e incrível cidade de São Paulo foi bastante agridoce para Paul. Por um lado, estávamos neste lugar inacreditável - uma metrópole movimentada, repleta das pessoas mais incríveis e fãs apaixonados - com três noites de apresentações para um total de cerca de 165 mil pessoas no Allianz Parque, mas por outro lado Por outro lado, houve algumas notícias e memórias tristes que tiveram que ser abordadas.
Estávamos a caminho de São Paulo quando Paul soube que Denny Laine, cofundador da Wings e amigo de Paul, havia morrido. Eles fizeram músicas tão brilhantes juntos, suas canções eram clássicas e atemporais, e Paul ficou arrasado ao saber de seu falecimento. “Denny era um grande talento, com um excelente senso de humor e estava sempre pronto para ajudar outras pessoas”, escreveu Paul em uma declaração de homenagem. “Foi um prazer conhecer você. Todos nós vamos sentir sua falta.”
Paul dedicou uma versão tempestuosa de Jet a Denny, que obviamente tocou e cantou no original de 1973.
“Ver McCartney no palco é entender como a música atravessa gerações, idade e barreiras estéticas.” - Folha de São Paulo, dezembro de 2023
Outro velho amigo estava na mente de Paul naquele fim de semana. O dia 8 de dezembro marcou 43 anos desde a trágica morte de John Lennon e, à medida que o aniversário se aproximava novamente, era inevitável que os pensamentos sobre John se mostrassem ainda mais emocionantes para Paul.
A presença de John é sentida regularmente nos shows de Paul agora - especialmente com a adição de 'I've Got A Feeling' ao set, no qual Paul efetivamente faz um dueto com John, graças à tecnologia de áudio de Peter Jackson que extraiu a voz de John do documentário Get Back imagens de vídeo. E é claro que Paul também tem falado muito sobre John ultimamente, com toda a atividade de 'Agora e Depois'. Mas foi a música 'Here Today' que em especial emocionou todo mundo nos shows de São Paulo.
Paul muitas vezes se emociona ao falar sobre John na introdução da música no palco, mas lembrar de seu amigo nesta ocasião oportuna e neste local avassalador foi profundamente comovente para todos.
“Se 2023 foi o ano dos shows internacionais no Brasil, ninguém melhor para fechar esta temporada do que Paul McCartney.” - Omelete, dezembro de 2023
Ufa! O pior da onda de calor no Brasil pode ter passado, mas ainda foi muito difícil se acostumar a trabalhar nas temperaturas de lá - um conceito maluco para um britânico em dezembro! Enfrentamos o dia mais quente da turnê quando chegamos a Curitiba, no sul do Brasil, mas faça chuva, faça sol ou um enxame de gafanhotos (como aconteceu com Paul no Brasil uma década antes), isso nunca parece afetar Paul ou seu desempenho .
“A experiência de um show ao vivo de Paul McCartney é muito mais do que qualquer amante da música poderia desejar de um show de rock” - Bem Paraná, dezembro de 2023
Foi apenas a terceira vez que ele tocou na cidade, por isso a torcida curitibana - que era de mais de 43 mil pessoas - ficou particularmente satisfeita com a presença de Paul de volta, dando-lhe as boas-vindas calorosas quando ele subiu ao palco do Estádio Couto Pereira .
Foi fantástico ver os níveis de paixão e devoção vindos do público brasileiro durante toda essa turnê, mas todos nós nos divertimos ao saber que naquele dia havia uma campanha online borbulhando antes dos shows iminentes de Paul no Rio de Janeiro, que viu os fãs apelando que a imagem de Paulo fosse projetada na icônica estátua do Cristo Redentor, que domina a antiga capital do pico do Corcovado, para homenagear sua chegada ali.
“Ele é o maior artista musical vivo, a homenagem é mais do que merecida”, argumentou um fã, enquanto a hashtag #McCartneyNoCristo ganhava força. Teríamos que esperar e ver se as autoridades estavam ouvindo… CURITIBA Ufa! O pior da onda de calor no Brasil pode ter passado, mas ainda foi muito difícil se acostumar a trabalhar nas temperaturas de lá - um conceito maluco para um britânico em dezembro! Enfrentamos o dia mais quente da turnê quando chegamos a Curitiba, no sul do Brasil, mas faça chuva, faça sol ou um enxame de gafanhotos (como aconteceu com Paul no Brasil uma década antes), isso nunca parece afetar Paul ou seu desempenho .
“A experiência de um show ao vivo de Paul McCartney é muito mais do que qualquer amante da música poderia desejar de um show de rock” - Bem Paraná, dezembro de 2023
Foi apenas a terceira vez que ele tocou na cidade, por isso a torcida curitibana - que era de mais de 43 mil pessoas - ficou particularmente satisfeita com a presença de Paul de volta, dando-lhe as boas-vindas calorosas quando ele subiu ao palco do Estádio Couto Pereira .
Foi fantástico ver os níveis de paixão e devoção vindos do público brasileiro durante toda essa turnê, mas todos nós nos divertimos ao saber que naquele dia havia uma campanha online borbulhando antes dos shows iminentes de Paul no Rio de Janeiro, que viu os fãs apelando que a imagem de Paulo fosse projetada na icônica estátua do Cristo Redentor, que domina a antiga capital do pico do Corcovado, para homenagear sua chegada ali.
“Ele é o maior artista musical vivo, a homenagem é mais do que merecida”, argumentou um fã, enquanto a hashtag #McCartneyNoCristo ganhava força. Teríamos que esperar e ver se as autoridades estavam ouvindo… RIO DE JANEIRO Este não foi um dia normal, então não começou da maneira normal! Abrindo a janela do meu hotel pela manhã, quando acordei, vi um avião voando pela praia de Copacabana, no Rio, puxando uma enorme placa que dizia: 'Bem-vindo de volta ao Rio Paul'. Que maneira de fazer nosso homem se sentir bem-vindo!
“Paul McCartney faz parte de uma geração que mudou o mundo na década de 1960. Agora, quase seis décadas depois, ele continua a transformar a visão do que um homem da sua idade é capaz de fazer.” - O Estado de São Paulo, dezembro de 2023
Embora Paul tenha tocado no Rio inúmeras vezes desde então, foi em 1990 que ele se apresentou pela última vez no Estádio do Maracanã - para o maior público de todos os tempos!
Como mencionei anteriormente, os shows lá quebraram recordes de bilheteria para um show. Lembro-me de ter lido sobre isso no Guinness Book of Records quando era criança e ter ficado impressionado com isso, então, como você pode imaginar, foi incrível estar lá com Paul enquanto ele retornava à cena de suas glórias passadas.
Mas também há glórias mais recentes nas quais pensar. Antes de subir ao palco, Paul recebeu um prêmio especial pela venda de mais de dois milhões de ingressos para shows no Brasil - tornando-o o artista internacional ao vivo de maior sucesso no Brasil.
“É a presença viva de um dos grandes cantores e compositores de música popular do século XX, fazendo em 2023 algo que parece ter ficado ali naquele século: um grande espectáculo com grandes canções, tocado ao vivo, em simbiose com o público." -O Globo, dezembro de 2023
Desta vez, mais de 66 mil pessoas dançaram conosco a noite toda, mas o público chegou a milhões, já que o show foi transmitido ao vivo para brasileiros pelo Disney+.
Definitivamente havia uma atmosfera de carnaval no show, já que Paul deu tudo de si na noite final da turnê, e o público tipicamente selvagem do Rio expressou seu agradecimento, gritando um refrão fabuloso de “Nós te amamos” que viu Paul responder: “ Eu também te amo!"
Para mim, esse será um dos públicos mais barulhentos que já vi em qualquer show - com menção especial às filhas de Paul, Mary e Stella, que se envolveram tanto quanto todos os fãs presentes.
Quando o set chegou à última música, não foi apenas muito emocionante para o público, mas também para a equipe. Temos vivido uma grande aventura desde que Got Back voltou para a Austrália e, assim como o público, também não queríamos voltar para casa. Todos nós nos divertimos muito com nossa segunda família. Podemos estar a milhares de quilômetros de casa, mas Paul criou um ambiente familiar tão bom que parece um lar longe de casa para nós. Nos bastidores, a equipe desmontava freneticamente camarins e escritórios enquanto se abraçavam e se despediam por enquanto.
Há uma longa tradição de turnê que marca o final de cada show. Assim que a banda e Paul finalmente saem do palco, eles seguem para o ônibus da turnê, onde o Team Macca dá um parabéns especial aos rapazes e Paul cumprimenta todos os membros da equipe enquanto caminha.
Quando os Hot City Horns se juntaram à turnê em 2018, deram outro aspecto a essa tradição, enquanto Paul, Kenji e Mike tocavam uma música comemorativa para acompanhar a sequência de cumprimentos. As músicas são personalizadas para os destinos turísticos, com algumas favoritas incluídas ao longo do caminho, como o tema The A-Team ou 'Eye Of The Tiger'.
Naquela noite, encerrando 2023 e o clima do carnaval carioca, os meninos tocaram 'Copacabana' para acompanhar Paul no ônibus. Todos aplaudimos e aplaudimos – euforia total! O show mais quente do mundo na cidade mais quente do mundo. Que dia e que meses tivemos.
Não poderíamos ter pedido um clímax melhor para um passeio inesquecível. As memórias desses shows sem dúvida ficarão com qualquer um que esteve lá por muito tempo - elas certamente me mantiveram radiante quando voltei para uma Londres gelada, entrando imediatamente no Natal com a sensação de que já tinha recebido o maior presente que alguém poderia pedir. para: ter a sorte de desfrutar da notável experiência compartilhada de amor e música com milhares de novos amigos nos lugares mais extraordinários.
O que 2024 pode trazer?