Desde então, fomos entrando no mundo dos shows, buscando fazer coberturas de artistas nacionais e internacionais, culminando em mais de 320 matérias sobre shows, seja de shows solo ou diversos festivais pelo Brasil e Europa, além de diversas entrevistas exclusivas ou coletivas.
O início da cobertura de shows foi entre 2013 e 2014, com diversos nomes nacionais, mas o primeiro internacional nós nunca esquecemos: 26/11/14 - Paul McCartney no Allianz Parque. É indescrítivel a sensação de ter chegado onde tanto desejava estar e ter um trabalho árduo ser reconhecido, ainda mais sendo um site independente.
Mas mais difícil que ter o trabalho reconhecido, é se manter sendo conhecido ao longo dos anos, pelos mais diversos tipos de públicos como o estilo, como é possível ver em todos os nossos tipos de coberturas, seja de shows, festivais, feiras de games, cabines de cinema, entre outros.
O segredo e o que sempre dá forças para continuar é, além do reconhecimento que às vezes tem, o fato de fazer o que faz por realmente amar, com os objetivos que almejar alcance sendo uma consequência, não algo que será alcançado a todo custo.
Por amar o que fazemos, dia após dia, a parceria com Paul McCartney foi sendo ampliada e, ao longo dos anos, tivemos a oportunidade de cobrir shows novamente em 2017 (SP e PoA) e 2019 (2x SP e Curitiba), cada ano desses três em uma turnê diferente. Agora, quatro anos depois, estamos de volta com essa parceria, podendo contar para vocês como foram os três shows da turnê "Got Back", nos dias 7-9 & 10 de Dezembro, no Allianz Parque.
PRIMEIRA NOITE EM SÃO PAULO COM SETLIST "REDUZIDO"
Há exatamente uma semana, a turnê foi iniciada em Brasília, em seguida foi para Belo Horizonte (com Milton Nascimento encontrando Paul McCartney) e hoje se iniciou em São Paulo.
Marcado para abrir às 16h, um pouco antes foi o momento que iniciou uma chuva torrencial, por cerca de meia-hora, deixando o público (com razão) p da vida e gritando diversas vezes para que abrisse logo (principalmente quem iria de superior, área coberta e fugiria da chuva), algo que não aconteceu e demorou 1h para começar a liberar o público, por conta de atraso e imprevistos durante o hotsound/passagem de som, momento que serve para deixar tudo ajustado para o horário do show completo. Depois de entrar no palco e se acomodarem, o público esqueceu desses problemas e já mudou a chave para a ansiedade em ver um Beatle no palco.
Às 19h30, Chris Holmes, DJ de Paul McCartney, abriu os trabalhos com 'Minha Vida', lindíssima versão de Rita Lee para 'In My Life', um clássico e uma das mais bonitas dos Beatles, aquecendo o público para a atração principal. Se em outros anos aparecia diversas colagens dos Beatles e efeitos psicodélicos ao longo da discotecagem, na "Got Back" é somente a arte da turnê ou um QR Code que direciona para o site oficial da tour e do Sir.
Às 20h começou a aparecer o telão tradicional "pré-show", com imagens que remeteram a 'Early Days' (música tocada naquele momento pelo DJ), além de surgir novamente o nome de Paul McCartney e da tour. Nela, uma imagem de George Harrison, fazendo o público ovacionar o "Beatle quieto". Daqui em diante, o show já estava atrasado, se comparado com o divulgado oficialmente desde as vendas dos ingressos e quem estava abaixado já ficou em pé, só aguardando o Sir. aparecer no palco e nos telões.
Os atrasos que ocorreram ao longo do dia culminou no atraso do início do show, que começou por volta das 20h30, com Paul McCartney surgindo para o público do Allianz pela primeira vez em 2023, já fazendo parte de um feito inédito em solo brasileiro: Três vezes no mesmo estádio no mesmo ano.
Na primeira noite de shows, ele abriu com 'Can't Buy Me Love', faixa tocada em solo brasileiro anteriormente em 1990/93/2017.
Pela terceira música, 'Letting Go', ele cumprimenta o público com um "E aí, mano" e mostra para nós sua grande sacada da tour: A banda de metais Hot City Horns, que estava localizada entre a Premium e a cadeira inferior, com a instrumentação e Paul McCartney puxando aplausos da galera.
Antes de 'She's A Woman', ele confere sua colinha (será que ainda usa?) e comenta "Essa noite tentarei falar português... Um pouquinho". Tocada pela primeira vez em São Paulo, ele logo emendou com 'Got to Get you inyo My Life', que mostrava no telão de fundo os Beatles em ação, mas dessa vez no jogo Rockband.
She's A Woman, 7/12, em São Paulo#PaulMcCartney #PaulMcCartneygotback #beatles #thebeatles #gotback #gotbacktour #wings pic.twitter.com/UkABpuQgqv
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Tocando uma faixa relativamente nova, ele apresentou 'Come on To Me' como "um pouquinho nova", por estar presente em seu penúltimo disco, lançado em 2017.
Na sétima música, uma pequena amostra de sua versatilidade, ao tocar 'Let Me Roll It' e também solar tributo ao Jimi Hendrix. Antes de fazer mais uma troca de instrumentos, ele atingiu o coração dos Beatlemaníacos com 'Getting Better', faixa presente no álbum Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band e segunda inédita em São Paulo na noite.
Trecho de "Getting Better", pela primeira vez em São Paulo #PaulMcCartney #PaulMcCartneygotback #beatles #thebeatles #gotback #gotbacktour pic.twitter.com/rTkgHy0F31
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Indo para o piano, ele indica ter algo errado no início de 'Let Em In', mas em seguida apresenta ela ao público (também juntos com os metais, agora no palco), apresentando 'My Valentine' (dedicando para Nancy, presente no público), 'Maybe I'm Amazed' (composta para Linda e presente seu álbum de estreia solo), e, entre elas, 1985, faixa que completou essa semana 50 anos de lançamento, assim como o álbum "Band On The Run", energizando o público com o piano acelerado e os riffs de guitarra.
No seu quarto instrumento, ele retorna para a beatlemania com a acústica 'I've Just Seen A Face', com o violão sendo e elemento principal da maioria das próximas faixas, incluindo com 'In Spite of All the Danger', a primeira canção que os Beatles gravaram, como ele mesmo disse em português.
In Spite of All the Danger, 7/12, SP#PaulMcCartney #PaulMcCartneygotback #beatles #thebeatles #gotback #gotbacktour pic.twitter.com/NMbf00zvwk
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Avançando um pouquinho no tempo, agora ele viaja de Liverpool para Londres, com 'Love Me Do' e Paul Wix (tecladista do McCartney) indo para seu quarto instrumento e fazendo a gaita de John Lennon.
No quinto instrumento de Paul McCartney, o bandolim de 'Dance Tonight' e as danças de Abe Laboriel Jr, muito antes do TikTok, antes de emocionar o público em dose-dupla.
Blackbird em São Paulo, 7/12 #PaulMcCartneygotback #beatles #thebeatles #gotback #gotbacktour pic.twitter.com/jH4R8Q07AZ
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Para quem ainda não havia visto ele (ou desde de 2012), o momento de surpresa veio em 'Blackbird'/'Here Today', com Paul McCartney tocando numa plataforma que fica quase da altura do palco na primeira música e vai voltando para posição original no finalzinho da segunda, momentos antes de aparecer no palco seu Magic piano e ele trocar de instrumento novamente, para 'New' e 'Lady Madonna', botando a banda de metal para trabalhar muito mais do que em 2019, estando presentes em ambas as faixas e em 'Jet', com o Paul tocando em seu emblemático Höfner tanto a aniversariante da semana quanto a circense 'Being for the Benefit of Mr. Kite!', do álbum Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band e que se mantém em seu repertório 10 anos depois de estrear em BH, na Out There.
Antes de 'Jet', normalmente seria performada 'Fuh You', 'You Never Give Me Your Money' e 'She Came Through in the Bathroom Window', que também não rolou na segunda noite de Belo Horizonte. Até então, não sabíamos se elas tinham ficado fora de vez, mas elas não voltaram nos dias 9 & 10/12. Quem comprou ingresso pro show e ficou fuçando setlist, deve ter ficado chateado de não ter visto essas músicas, ainda mais por ser a primeira vez delas em solo brasileiro, mas deu pra conferir o trecho de 'You Never Give Me Your Money' presente no medley que encerra o show.
Vale destacar que Abe, baterista de Paul, machucou o pulso em BH e tocou a segunda data com uma mão só, algo que também rolou em algumas músicas da primeira noite de SP e isso também pode ter sido um dos motivos para a exclusão dessas faixas na primeira noite. Destacamos também que os menos detalhistas nem haviam percebido ele estar tocando só com uma mão algumas das faixas.
Em seu sexto instrumento, ele faz homenagem a outro Beatle, já que havia feito anteriormente para John Lennon em 'Here Today' e agora para seu mano (como ele mesmo disse) George (Harrison) em 'Something' iniciada no ukulele e acabando no violão, com essa troca rolando entre o emblemático solo de guitarra do único single lado A "não Lennon/McCartney".
Colocada no repertório para o público cantar o refrão, apesar de clássicos como 'Love Me Do' e 'Something' terem sido entoadas do início ao fim, 'Obladi Oblada' levantou todo mundo da galera, sendo uma das favoritas do Paul McCartney e fazendo parte das músicas "fixas", assim como 'Band On The Run', uma das mais conhecidas dos Wings e terceira aniversariante da semana.
Na sessão "Let it Be", ele apresentou 'Get Back', energizando novamente o público, antes de acender o Allianz com as, lanternas de todos os celulares acesas do início ao fim da música,proporcionando para ele um efeito visual incrível e que dava pra ver a emoção em seu olhar.
Mantendo no piano, o ápice do show com os fogos e todos os efeitos pirotécnicos de 'Live and Let Die', que aqueceu a Premium até mais da metade, antes de 'Hey Jude', também presente no setlist pro estádio cantar junto todos os NAs possíveis.
Dueto com John Lennon em I've Got A Feeling#PaulMcCartney #PaulMcCartneygotback #beatles #thebeatles #gotback #gotbacktour pic.twitter.com/eoYXRaiuSr
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Encaminhando para o final, 'I've Got A Feeling' emocionou o público, com a tecnologia utilizar para limpar os vocais de John Lennon no documentário "Get Back" (Disney+) também permitindo com que Paul McCartney voltasse a fazer um dueto com ele, quase 45 anos depois, mas agora com o peso de estar fazendo isso um dia antes do "aniversário" da morte de Lennon, ampliando ainda mais todo o quesito emocional que essa música ao vivo tem.
Muitos gostariam que ele tocasse mais músicas dos Beatles, já outros que apresentasse mais Wings ou solo. Apesar do extenso setlist (entre 1990-2019, ele tocou 100 músicas em solo brasileiro, como é possível ver por aqui), é difícil de agradar todo mundo, principalmente os fãs mais assíduos e que já estiveram na maioria dos shows feitos em solo brasileiro.
Levando isso em consideração, ele busca agradar ambas as partes do público, apresentando os hits dos Beatles, trafegando pelos Wings ou carreira solo com Jet, Band on The Run, Maybe I'm Amazed, My Valentine, além de faixas não tão conhecidas para quem foi lá mais pelos Beatles, mas pode ser um grande convite a acompanhar mais vezes seu "pós anos 70", como Junior's Farm ou faixas presentes em dois dos seus três discos mais recentes: New e Egypt Station.
Em recente entrevista ao Bial, Paul McCartney comentou que continua fazendo shows por conta da energia do público nos shows e como isso aquece seu coração. É isso que vemos no palco e mais nada importa.
Com seus shows tendo uma duração que poucos artistas no mundo fazem, ele inicia tocando seu emblemático Höfner, depois vai pra guitarra, aí se encaminha para o piano, toca algumas músicas, vai pro violão, ukulele, bandolim, retorna para seu Höfner e, depois de 35 músicas... Ele corre, entre duas músicas, do piano para a guitarra, enquanto Abe Laboriel Jr. encerra os primeiros acordes da última faixa do último álbum gravado pelos Beatles. Eu brinco que ele só não toca bateria pra não deixar o Abe somente dançando, como ele faz num trecho de Dance Tonight.
Nessa noite, o setlist teve três faixas a menos do que costuma ter, mas ainda contou com um repertório extenso: 36 músicas em 2h30 de show. Nos dias 9 e 10, mostraremos por aqui a segunda/terceira data de São Paulo e tudo que tiver de diferente.
No segundo dia, 'A Hard Day's Night' abriu o show em São Paulo#PaulMcCartney #PaulMcCartneygotback #beatles #thebeatles #gotback #gotbacktour #wings pic.twitter.com/v4krCwZdPi
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Tocando uma faixa relativamente nova, ele apresentou 'Come on To Me' como "um pouquinho nova", por estar presente em seu penúltimo disco, lançado em 2017. Na primeira noite, não filmamos ela, então agora vocês podem assistir um trecho abaixo:
Confira trecho de 'Come On To Me', tocado na segunda data de São Paulo, em 9/12#PaulMcCartney #PaulMcCartneyGotBack #PaulMcCartneyBrasil #gotback #thebeatles #beatles #wings pic.twitter.com/A3atxDVHyH
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Estádio 100% iluminado em 'Let it Be'#PaulMcCartney #PaulMcCartneygotback #beatles #thebeatles #gotback #gotbacktour #wings pic.twitter.com/oL0QloYocM
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Na segunda noite, 'I Saw Her Standing There' voltou para o setlist#PaulMcCartney #PaulMcCartneygotback #beatles #thebeatles #gotback #gotbacktour #wings pic.twitter.com/SFWymJVC9I
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No terceiro e último dia, Paul McCartney chegou na hora prevista e os portões abriram por volta das 16h40.
Backstage Mirante #PaulMcCartneygotback #beatles #thebeatles #gotback #gotbacktour #wings #PaulMcCartney pic.twitter.com/4Jdm73oy8v
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Nós, chegando para o 3o show de Paul McCartney em São Paulo#paulmccartney #paulmccartneygotback #gotback #thebeatles #beatles #wings pic.twitter.com/j7EaSSdMbT
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Debaixo de chuva, 'Drive My Car' é a primeira novidade de hoje#PaulMcCartney #PaulMcCartneygotback #beatles #thebeatles #gotback #gotbacktour #wings pic.twitter.com/EWRbZ6ccud
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Em 'Let Em In', a chuva deu trégua (mas só pó uns segundos)#PaulMcCartney #PaulMcCartneygotback #beatles #thebeatles #gotback #gotbacktour #wings pic.twitter.com/FqQ98SRDjE
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Trecho de 'My Valentine', debaixo de chuva, dia 10/12, em São Paulo#paulmccartney #paulmccartneygotback #gotback #thebeatles #beatles #wings pic.twitter.com/9Txkl95D3v
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Na plataforma de 'Blackbird' e 'Here Today', o público acompanhou o tributo para John Lennon, porém de maneira menos intensa do que nas noites anteriores, com a galera mais prestando atenção de fato nos tons vocais de Paul McCartney e nos acordes do violão, além de brigar contra o temporal naquele momento, sem cantar juntos do início ao fim, mas dando os devidos aplausos e gritos merecidos para o "parça" (como Paul disse) Lennon no final da música. A sessão de homenagens foi ampliada com o ukulele e violão para Harrison em 'Something', além de 'Jet', novamente dedicada de Denny Laine, que faleceu há menos de uma semana.
Nessa última data, o público não cantou 'Here Today' como no dia 7 ou 9, muit por conta de estar brigando contra a chuva #paulmccartney #paulmccartneygotback #gotback #thebeatles #beatles #wings pic.twitter.com/9niKgkPq4E
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Se tem uma prova viva do nível de fanatismo dos brasileiros, isso certamente pode ser medido com a chuva torrencial que caiu no Allianz Parque praticamente o show inteiro, mas ainda fazendo com que grande parte do público ficasse presente por lá, mesmo que fosse somente na entrada/lateral das pistas, com o objetivo de conseguir fugir de uma possível gripe/pneumonia, mas assistindo ao Sir. mesmo que fosse somente do telão (e com boatos de ter sido a última).
No final, quem por lá ficou e nunca havia visto o Sir. foi recompensado com novidades: 'Drive My Car' estreando na turnê e 'Dat Tripper' também estreando na "Got Back", além de estar no repertório do Macca pela primeira vez desde 2017. Apesar de São Paulo ter sido a única cidade com três shows, ela, por enquanto, também foi a única sem o medley 'She Came Through in the Bathroom Window/You Never Give Your Money', que nunca foi tocado em São Paulo.
Confira setlist completo da última noite por aqui:
UPDATE: 17/12/2023 - 01h
Após o show no Maracanã, esse com transmissão Disney+/Star+ com delay de 30min em relação ao show, Paul McCartney foi para o aeroporto e já não está mais em solo brasileiro.
Sem supresas no repertório, o show teve 36 músicas e contou com plaquinhas do NA em 'Hey Jude', além de bexigas coloridas (que iluminaram o Maracanã com as lanternas dos celulares, promovendo um efeito visual incrível) feitas e entregues (para o público de 70 mil pessoas) pela Bonus Track, produtora dos nove shows em solo brasileiro, incluindo a performance surpresa no Clube do Choro.
Meu vigésimo show e ainda quero mais.
ResponderExcluirTe entendo, por aqui 12 shows e ainda quero mais!!
ExcluirÓtimo relato! Estive lá, nos dias 07 e 09, e foi mesmo assim!
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