O público que vier ao MIS para a exposição “B.B. King: um mundo melhor em algum lugar”, no dia 03 de outubro, no horário das 18h, terá a oportunidade de participar de uma visita temática sobre a biografia do rei do blues, intitulada “B.B. King A autobiografia: uma vida de blues”. Realizada pelo Núcleo Educativo do MIS, a ação é gratuita, com limite de 20 vagas, e a inscrição deve ser feita na recepção do Museu.
A obra em questão é uma coautoria entre o rei do blues e David Ritz, e algumas das histórias contadas no livro serão apresentadas tendo como pano de fundo a exposição “B.B. King: um mundo melhor em algum lugar”, que fica em cartaz no MIS – instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo – até 08 de outubro.
Para a criação conceitual do projeto, foi feita uma linha do tempo e do espaço que percorre a história do artista e dos desdobramentos social e cultural da segregação, fluxo inspirado no curso meândrico do rio Mississipi – onde está localizada, às margens, a cidade de Memphis, conhecida como a capital do blues. O rio se converte numa metáfora que traz a mistura de cores, texturas e formas no movimento contínuo da vida. A trajetória de vida e superação de B.B. King é metáfora para tratar do tema maior da exposição: os preconceitos vivenciados por todos até os dias de hoje em nossa sociedade. Paralelamente à trajetória do artista, a mostra ilustra outros movimentos de luta contra a segregação ao redor do mundo, trazendo uma narrativa que se dá pela intersecção entre a vida do músico, o panorama de lutas pelo mundo e o projeto cenográfico, que narra a mudança do tempo rumo a um futuro mais plural e colorido.
O projeto tem curadoria de André Sturm e Cacau Ras, consultoria de Chris Flannery, planejamento do Atelier Marko Brajovic, também responsável pelo projeto expográfico, e pesquisa e textos de Gabriela Antero.
Serviço | Visita temática sobre o livro “B.B. King A autobiografia: uma vida de blues”
Local: Museu da Imagem e do Som
Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo
Data: 03.10, às 18h
Ingresso: gratuito mediante inscrição. Retirada na recepção (20 vagas)
Classificação: 16 anos