THE WEEKND: Conheça mais sobre Abel Tesfaye, que se apresenta no Brasil em Outubro


Abel Makkonen Tesfaye, nascido em Toronto, no Canadá,  no dia 16 de fevereiro de 1990,  viveu toda sua infancia no suburbio e é mais conhecido ao redor do mundo como The Weeknd.
Seus pais vieram da Etiópia e se separaram quando ainda era pequeno, porém seu pai nunca foi presente e ele foi criado por sua mãe e vó materna. Por ter vindo da Etiópia, ele aprendeu o Amárico antes mesmo do inglês (você pode ouvir isso no começo da música 'Often' e no final da 'The Hills', onde tem alguns trechos do seu idioma natal).

Com apenas 11 anos ele começou a usar drogas e até mesmo vender, assunto que está presente em diversas faixas ao longo da sua carreira.
Já quando ele tinha 17 anos ele fugiu de casa, com conhecidos simplesmente parando com uma van na frente da sua casa, pegando um colchão, pondo dentro da van e indo embora. Lá em 2015 ele comentou para o NYT que sua mãe olhava com uma cara de reprovação e isso tudo aconteceu num final de semana, daí seu nome artístico (sem o "E", pois já existia uma banda com esse nome).

Na sua carreira, fez parte de um grupo de compositores The Noise e Buleez and Nerds, com ele tendo o nome artístico de Kin Kane. No final  de 2010 ele conheceu o Jeremy Rose, começou a fazer suas músicas e produziu 'What you Need', 'Loft Music' e 'The Morning', inseridas nas plataformas sociais da época de forma anônima, até Drake ficar admirado e colocar no blog da "OVO" (produtora e selo de Drake).

Com isso, o prórprio The Weeknd colocava pra tocar suas músicas na lojna da American Apparel, onde trabalhava, fazendo com que muitos colegas ouvissem suas músicas em saber que fossem dele. Mais pra frente, ele disponibilizou 3 mixtapes ("House of Balloons",  "Echos of  Silence" e "Thrusday"), que se tornaram o álbum "Trilogy", lançado pela Republic Records. O Drake meio que virou seu padrinho, fazendo diversos feats (principalmente no álbum "The Care", do Drake e que tem 4 músicas compostas por Abel). No começo da carreira ele ficou questionando se sua aparência vendia e se era certo ele aparecer em frente as câmeras, além do fato dele ser super tímido, preferindo não dar entrevistas.


Em 2012 The Weeknd fundou a XO e no mesmo ano ele assinou com a Republic Records e XO (xtasy e oxycodone), esse também é o apelido dos seus fãs e o nome vem por conta da teoria das iniciais de  Xanthine and Oxycodone. Drogas potencialmente fortes para criação de euforia e êxtase, como a outra para depressão e anestesia. Esse lance é criado pra definir os pontos altos é baixos da vida. Nos EUA, XO é a sigla para Beijos e Abraços.

Alguns depois, em 2013, ele lançou seu primeiro álbum "Kiss Land" a faixa de mesmo título, na qual ele queria passar uma vibe de medo e terror porque foi isso que ele sentiu quando a fez. Na época, ele estreou na Billboard 200, tendo também 'Live For' com participação do Drake e 'Remember you' com participação do Wix Khalifa, sendo faixa indicada ao Grammy. Não parando por aí, ele foi parar  no "Jogos Vorazes em Chamas" com a faixa 'Elastic Heart', em parceria com a Sia e Diplo.

Com seus 18 anos ele foi preso pela primeira vez e para o The Guardian ele comentou que essa foi uma época reflexiva e que fez mudar sua vida e perspectiva dela. Apesar disso, em 2015 ele foi preso novamente e numa fase onde já era famoso, na época havia lançado alguns featas com ninguém nada mais e nada menos que Ariana Grande em 'Love me Hearder' (faixa que chegou na posição 7 da Hot 100) e também com 'Earned It' (chegou na posição 3 da Hot 100, ganhando o Grammy de melhor performance de R&B), que foi trilha sonora do "50 Tons de Cinza". Voltando a história sobre ele ter sido preso, tudo começou ele se envolvendo numa briga no Hotel Cromwell em Las Vegas e agrediu um policial que estava tentando apartar a confusão, acabou sendo preso... Mas no final, ele pagou a fiança e foi liberado, fazendo até post no Instagram bem do debochado. 




O segundo álbum, "Beauty Behind the Madness", foi o primeiro do cantor a chegar ao topo da Billboard 200, trazendo uma roupagem nova do pop e incluindo hits #01 dos EUA/UK, como 'Can't Feel My Face', além dos singles 'The Hills' e  'Earned It', que estiveram simultaneamente nas três primeiras colocações na tabela Billboard Hot R&B. O álbum rendeu 7 indicações ao Grammy 2016 e levou dois nas categorias "Melhor álbum Urban Contemporâneo" e "Melhor Performance R&B ", com a faixa 'Earned It'.  

Algo que ele sempre uniu com sua carreira foram suas relações amorosas, como Bella Hadid, que ele conheceu em 2015 e iria ser capa de "Beauty Behind the Madness", além de ter participado do videoclipe de 'In The Night'. Um fato curioso é que após eles terminarem, ele se apresentou em evento da Victoria's Secrets e tem uma imagem bem icônica que é Bella desfilando, passando na frente dele e ele com uma cara impagável, algo que ocorreu em 2016. Para ela, ele escreveu músicas como 'Lost in the Fire'. 

Em 2017, ele namorou a Selena Gomez, que inclusive veio junto com ele no Lollapalooza Brasil 2017 em artísticamente, esse relacionamento culminou em trabalhos como 'My Dear Melancholy' (2018), além dos singles 'Call Out my Name' e 'I Was Never There', que fala sobre a relação de Selena e 'Wasted Times' sobre a relação com ela e também com Bella Hadid. 

Já em 2016, The Weeknd aparece com uma nova persona, matando o seu do passado ao largar o R&B e ir totalmente para o pop em 'Starboy', mudando suas características que era seus dreads e trazendo uma nova versão com cabelo cortadinho e sendo um badboy.
Mega fã de Michael Jackson, ele sempre tenta trazer na sua música algumas referências a ele, seja na roupa ou no vocal, como na faixa 'I Feel it Coming' (que se tornou o terceiro número 1 de Tesfaye nas paradas musicais principais dos Estados Unidos e Reino Unido). 

Em março de 2018, chegou de surpresa com o EP "My Dear Melancholy", além de ter tido um programa (Memento Mori) na Apple Music 1 e colaboração com SZA e Travis Scott na música 'Power Is Power' para a série Game Of Thrones. 

No ano de 2019 ele lançou seu single 'Blinding Lights' na propaganda na Mercedes Benz e aí foi o início do seu último álbum, chamado "After House" lançado em 2020 e que trouxe um audiovisual incrível e videoclipes muito bem trabalhados, trazendo até referência com a segunda vez que ele foi preso, passando por um lugar parecido com Las vegas, com o videoclipe trazendo um personagem mais novo, com o paletó vermelho e de óculos em um carrão, tipo um cara se divertindo com os amigos e tentando afogar as mágoas em drogas e por aí vai… Algo que na maioria das vezes não dá muito certo. No álbum e videoclipe ele joga uma shade ele literalmente joga o premio como se não fosse nada para o Grammy, já que ele foi ignorado tanto pelo albúm "Starboy" quanto pelo "After House", dois grandes acontecimentos na indústria musical.

Nessa época ele fez diversas apresentações icônicas, incluindo performance no Super Bowl 2021, rendendo diversos elogios e até promovendo um aumento de 385% nas vendas de suas músicas, tudo isso no mesmo ano que ele foi indicado 16 vezes no Billboard Music Awards, levando 10 prêmios.

Com todos esses acontecimentos, ele se tornou esse multitalentoso e além de músico é produtor musical, com a última façanha sendo diretor da série The Idol, que não foi muito bem recebido pela critica, mas que conta com uma trilha incrível.

Mais recentemente ele declarou para a revista W Magazine que o badboy The Weeknd tem que morrer e quem vai surgir no seu lugar é o Abel Tesfaye, e ainda deu mais detalhes que vai lançar uma vez ou outra como The Weeknd ou Abel Tesfaye, mas que já deu a hora de The Weeknd. Atualmente ele esta usando seu nome de abel nas redes sociais, seria crise de identidade? Não sabemos, porém o que importa que ele estará no Brasil e logo mais saberemos se The Weeknd ou Abel Tesfaye estará no palco.



Artigos usados como fonte da matéria:
https://portalpopline.com.br/the-weeknd-anuncia-fim-alter-ego-quero-matar-the-weeknd/

https://www.antena1.com.br/artistas/the-weeknd

https://educadora909.com.br/noticias/the-weeknd-leva-10-premios-no-billboard-music-awards-2021/

Tags

Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.