REVIEW BIG Festival: Edição de 2023 contou com mais de 150 publishers, 240 títulos, 50 lançamentos e premiação

O Big Festival, que aconteceu na última semana em São Paulo reuniu vários jogos novos e premiou muito deles, prospectando ainda mais o mercado nacional de games, que em 2022 teve quase U$3 bilhões de faturamento, segundo uma pesquisa feita pela newzoo e pela Abragames. Sendo considerado o maior evento de games da américa latina, o grande ponto das organizações é que o mercado nacional aqueça, para que os jogos sejam exportados, ou seja, primeiro temos que ter uma aceitação de nível nacional para depois ter um interesse de exportação desse conteúdo. Em 2023, o BIG Festival foi responsável por mais de 8 mil solicitações de reuniões de empresas do setor. Ao todo, o festival reuniu 725 empresas de 56 países, sendo 482 delas brasileiras, e 1.486 profissionais da indústria. Além disso, por meio da Plataforma de Negócios do BIG Festival, mais de 900 jogos foram inscritos para oportunidades de negócios. Para cada vez mais ter esse interesse tanto de produção como de consumo dos jogos brasileiros, a BIG criou o BIG Awards, uma premiação que elege os melhores jogos em várias categorias, inserindo categorias exclusivas para jogos brasileiros.




O evento recebeu 156 publishers, mais de 240 títulos, mais de 50 lançamentos (como diversos títulos da Atari, a estreia de "Martial Arts Tycoon: Brazil"), a presença de marcas como Nintendo, Xbox, KonamiGarena e Coca-Cola, um grande stand da Twitch (especial para os streamers parceiros da plataforma) e mais de 130 estúdios com jogos disponíveis para jogar.

Já 
a premiação contou com 626 jogos de 52 paises, mas apenas 110 foram eleitos pelo Comite de Seleção do Festival para concorrerem as 18 categorias da premiação. Abaixo temos os vencedores do BIG Awards em cada categoria.

Melhor Jogo

SEASON: A letter to the future

Desenvolvedor: Scavengers Studios (Canadá)

 

Melhor Jogo: Brasil

Bloodless

Desenvolvedor: Point N’ Sheep

 

Melhor Jogo: América Latina

What Lies in the Multiverse

Desenvolvedor: IguanaBee & Studio Voyage (Chile)

 

Melhor Jogo Inédito

Stray Gods: The Roleplaying Musical

Desenvolvedor: Summerfall Studios (Austrália)

 

BIG Impact: Educacional

Turma das Patinhas

Desenvolvedor: Crenix Games (Brasil)

 

BIG Impact: Questões Sociais

Atuel

Desenvolvedor: Matajuegos (Argentina)

 

BIG Impact: Diversidade

A Year of Springs

Desenvolvedor: npckc (Japão)

 

Melhor XR / VR

YUKI MRrcade Mode

Desenvolvedor: ARVORE Immersive Experiences (Brasil)

 

Melhor Som

Sunday Gold

Desenvolvedor: BKOM Studios (Canadá) 

 

Melhor Arte

Universe for Sale

Desenvolvedor: Tmesis Studio (Itália)

 

Melhor Narrativa

SEASON: A letter to the future

Desenvolvedor: Scavengers Studio (Canadá)

 

Melhor Gameplay

RAILGRADE

Desenvolvedor: Minkata Dynamics (Japão)

 

Inovação

Touch Type Tale

Desenvolvedor: Pumpernickel Studio (Alemanha)

 

Melhor Multiplayer

Dorfs: Hammers for Hire

Desenvolvedor: Ravegan (Argentina)

 

Melhor Jogo Infantil

Turma das Patinhas

Desenvolvedor: Crenix Games (Brasil)

 

Melhor Jogo Mobile

Sequenza

Desenvolvedor: An Otter Game Studio (Argentina)

 

​Melhor Jogo de Estudante

Animal Planner

Desenvolvedor: MittagPause Studio (Aalto University) (China)

 

WINGS Spotlight

a pet shop after dark

Desenvolvedor: npckc (Japão)



Após o evento, todos os 110 jogos que concorrem às premiações estavam disponíveis para teste dentro do BIG Festival 2023, além de títulos que foram selecionados para estarem disponíveis na feira, para o Panorama Brasil, uma mostra não competitiva que contou com 40 games brasileiros.


Além dos games independentes, algumas empresas marcaram o evento com os jogos e espaços interativos para fortalecer ainda mais a relação dos brasileiros com os próprios games, como foi o caso da Nintendo que levou o seu recente lançamento “The Legend Of Zelda - Tears Of The Kindom”, a Portkey Games que levou seu recente título “Hogwarts Legacy”, e também a Coca Cola, que enfatizou a sua chegada no mundo gamer, levando o novo sabor em parceria com o “League of Legends


Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.