O Big Festival, que aconteceu na última semana em São Paulo reuniu vários jogos novos e premiou muito deles, prospectando ainda mais o mercado nacional de games, que em 2022 teve quase U$3 bilhões de faturamento, segundo uma pesquisa feita pela newzoo e pela Abragames. Sendo considerado o maior evento de games da américa latina, o grande ponto das organizações é que o mercado nacional aqueça, para que os jogos sejam exportados, ou seja, primeiro temos que ter uma aceitação de nível nacional para depois ter um interesse de exportação desse conteúdo. Em 2023, o BIG Festival foi responsável por mais de 8 mil solicitações de reuniões de empresas do setor. Ao todo, o festival reuniu 725 empresas de 56 países, sendo 482 delas brasileiras, e 1.486 profissionais da indústria. Além disso, por meio da Plataforma de Negócios do BIG Festival, mais de 900 jogos foram inscritos para oportunidades de negócios. Para cada vez mais ter esse interesse tanto de produção como de consumo dos jogos brasileiros, a BIG criou o BIG Awards, uma premiação que elege os melhores jogos em várias categorias, inserindo categorias exclusivas para jogos brasileiros.
Já a premiação contou com 626 jogos de 52 paises, mas apenas 110 foram eleitos pelo Comite de Seleção do Festival para concorrerem as 18 categorias da premiação. Abaixo temos os vencedores do BIG Awards em cada categoria.
Melhor Jogo
SEASON: A letter to the future
Desenvolvedor: Scavengers Studios (Canadá)
Melhor Jogo: Brasil
Bloodless
Desenvolvedor: Point N’ Sheep
Melhor Jogo: América Latina
What Lies in the Multiverse
Desenvolvedor: IguanaBee & Studio Voyage (Chile)
Melhor Jogo Inédito
Stray Gods: The Roleplaying Musical
Desenvolvedor: Summerfall Studios (Austrália)
BIG Impact: Educacional
Turma das Patinhas
Desenvolvedor: Crenix Games (Brasil)
BIG Impact: Questões Sociais
Atuel
Desenvolvedor: Matajuegos (Argentina)
BIG Impact: Diversidade
A Year of Springs
Desenvolvedor: npckc (Japão)
Melhor XR / VR
YUKI MRrcade Mode
Desenvolvedor: ARVORE Immersive Experiences (Brasil)
Melhor Som
Sunday Gold
Desenvolvedor: BKOM Studios (Canadá)
Melhor Arte
Universe for Sale
Desenvolvedor: Tmesis Studio (Itália)
Melhor Narrativa
SEASON: A letter to the future
Desenvolvedor: Scavengers Studio (Canadá)
Melhor Gameplay
RAILGRADE
Desenvolvedor: Minkata Dynamics (Japão)
Inovação
Touch Type Tale
Desenvolvedor: Pumpernickel Studio (Alemanha)
Melhor Multiplayer
Dorfs: Hammers for Hire
Desenvolvedor: Ravegan (Argentina)
Melhor Jogo Infantil
Turma das Patinhas
Desenvolvedor: Crenix Games (Brasil)
Melhor Jogo Mobile
Sequenza
Desenvolvedor: An Otter Game Studio (Argentina)
Melhor Jogo de Estudante
Animal Planner
Desenvolvedor: MittagPause Studio (Aalto University) (China)
WINGS Spotlight
a pet shop after dark
Desenvolvedor: npckc (Japão)
Após o evento, todos os 110 jogos que concorrem às premiações estavam disponíveis para teste dentro do BIG Festival 2023, além de títulos que foram selecionados para estarem disponíveis na feira, para o Panorama Brasil, uma mostra não competitiva que contou com 40 games brasileiros.
Além dos games independentes, algumas empresas marcaram o evento com os jogos e espaços interativos para fortalecer ainda mais a relação dos brasileiros com os próprios games, como foi o caso da Nintendo que levou o seu recente lançamento “The Legend Of Zelda - Tears Of The Kindom”, a Portkey Games que levou seu recente título “Hogwarts Legacy”, e também a Coca Cola, que enfatizou a sua chegada no mundo gamer, levando o novo sabor em parceria com o “League of Legends