Texto: Vitor Piton
Uma grande notícia pegou todos os headbangers no mundo inteiro no ano de 2023.
Não, não é o retorno da formação original do Sepultura com Max, Iggor, Paulo e Jairo, mas a sua metade voltando às raízes. Os irmãos Cavalera resolveram regravar os dois clássicos atemporais do metal extremo mundial, Bestial Devastation e Morbid Visions, lançados no final dos anos de 1985 e 1986. Muitos fãs torceram o nariz e outros comemoraram a novidade que estaria por vir, citando a velha polêmica que assombra os integrantes tanto do Cavalera Conspiracy quanto do Sepultura atual, levantando ou não suspeitas da reunião da tão aclamada formação original.
Gravado e mixado originalmente no ano de 1985 por Max, Iggor, Paulo e Jairo, o Sepultura fez um disco simples, mas que teria e tem até hoje influência no metal extremo. Lançado como um split com a banda também de BH o Overdose, o Sepultura teve uma maior repercussão pelo cenário regional e nacional também.
As principais bandas que os integrantes ouviam na época e foram suas influências na época da gravação eram Slayer, Venom, Hellhammer, Kreator, Discharge etc, também foram ouvidas para a regravação desse novo petardo. Comparando o seu original com a regravação, a introdução The Curse ao contrário da versão original em inglês foi gravada em português, claramente uma homenagem ao Brasil. O disco segue com os clássicos Bestial Devastation, Antichrist, Necromancer, Warriors of Death e uma música inédita, Sexta Feira 13. O principal diferencial é a mixagem. Devido a falta de recursos e pouca experiência dos integrantes e da produção do estúdio em gravar discos de metal, a sonoridade ficou com um reverb cavernoso e o som cru dos instrumentos sem afinação. Com a nova mixagem, os instrumentos e o vocal de Max são ouvidos de forma limpa e com identificação de todos os instrumentos dos demais músicos, em destaque para a bateria de Iggor, sem deixar aquele som característico da essência do metal dos anos 80, moderno sem soar moderno.
O Morbid Visions segue a mesma linha do Bestial Devastation, já que é um lançamento simultâneo.
A mixagem é completamente idêntica, os clássicos absolutos “Morbid Visions”, “Troops of Doom”, “Mayhem” e outra música inédita chamada “Burn the Dead.
As capas chamam muita atenção, uma releitura pintada a mão das obras originais dos discos, dando um grande teaser da destruição sonora que está contida nesses dois lançamentos que chegarão às lojas no dia 14/07.
Max e Iggor não inovaram, porém deram uma cara nova para esses dois clássicos do metal extremo.
Data de Lançamento: 14/07/2023
Essa será atualizada ás 00h, com os players do Spotify.