Paul McCartney anuncia uso da Inteligência Artificial para finalizar uma última música dos Beatles, a ser lançada no final do ano


Hoje, 13, Paul McCartney anunciou que utilizou a inteligência artificial para a produção e publicação, no final deste ano, da "última música" dos Beatles. 

A faixa, que deve ser 'Now and Then', foi composta por John Lennon em 
1978. 16 anos depois, Yoko Ono, deu a McCartney um item com a inscrição For Paul (para Paul) que continha algumas das canções criadas nos últimos dias de Lennon. Entre elas, tínhamos 'Free As a Bird' e 'Real Love', limpas e remasterizadas pelo produtor, Jeff Lyne, e lançadas em 1995 e 1996, como parte do novo material dos Beatles e dentro do projeto "Anthology".

Em 1978, 'Now and Them' foi gravada num boombox enquanto Lennon estava sentado ao piano em seu apartamento em Nova York. A letra, que começa com "Eu sei que é verdade, é tudo por sua causa / E se eu sobreviver, é tudo por sua causa", são típicas das canções de amor apologéticas que Lennon escreveu na última parte de sua carreira.

Quando o diretor Peter Jackson apresentou seu documentário 
Get Back , em 2021, eles fizeram um processo de computação que permitiu que as vozes dos quatro músicos pudessem ser reconhecidas e isoladas do constante ruído de fundo, técnica utilizada por Paul McCartney para fazer um dueto com John Lennon, em 'I've Got A Feeling', durante a última turnê.

“De uma fita cassete com uma gravação muito ruim, [a IA] conseguiu extrair a voz de John. Tínhamos a voz dele e o piano. Eles conseguiram separá-los. Temos a voz de John em sua forma mais pura e conseguimos mixar a gravação, para que se torne a última dos Beatles", explicou McCartney à BBC.

Em meados dos anos 90, os três Beatles remanescentes trabalharam na série Anthology. Os resultados foram coletados em um conjunto de três volumes de álbuns duplos, um livro e um documentário de televisão complementar. Nesse trabalho, eles lançaram as faixas citadas anteriormente na matéria e também tinham nas mãos '
Now and Then', onde Jeff Lynne comentou: "A música tinha um refrão, mas falta quase totalmente os versos. Fizemos a faixa de fundo, um trabalho bruto que realmente não terminamos."


Com o passar dos anos, McCartney expressou interesse contínuo em trabalhar na demo, que continua a circular online. "Não tinha um título muito bom, precisava de um pouco de reformulação, mas tinha um belo verso e tinha John cantando".
Um fator adicional por trás do cancelamento da música foi um defeito técnico na gravação original, que apresentava um zumbido persistente dos circuitos de eletricidade do apartamento de Lennon.

Em 2009, uma nova versão da demo sem o ruído de fundo foi lançada em um CD pirata - levando à especulação dos fãs de que era uma gravação totalmente diferente e que foi roubada do apartamento de Lennon após sua morte. Desde 2006 é especulado que McCartney pretende completar a composição de Lennon-McCartney, com novos versos e uma faixa de bateria gravada por Ringo Starr ."

Paul, John, George e Ringo nunca se reuniram para gravar Now And ThenJá é impossível. Mas, para quem nunca se cansa de ouvir sua música, é um presente. Os fãs especulam que 'Now and Then"' pode finalmente ver a luz do dia como uma nova música dos Beatles.


LEIA MAIS SOBRE A FAIXA NO THE FEST.

Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.