Falando sobre a faixa, Noel diz: “Liricamente, a premissa é que, em um determinado momento da sua vida, você se olha no espelho e vê tudo o que já foi e tudo o que sempre será. É sobre ser feliz com isso. Estar feliz com onde você está na vida, com quem você é e para onde está indo. A vida é boa!”
‘Open The Door, See What You Find’ também apresenta o amigo e colaborador de longa data Johnny Marr na guitarra. Esta é a quinta nova música a ser revelada de Council Skies após ‘Pretty Boy’ (também com Marr), ‘Easy Now’, o épico ‘Dead To The World’ e ‘Council Skies’.
Todas receberam ampla aclamação, e as críticas aos primeiros álbuns foram unânimes em seus elogios. ‘Council Skies’ foi descrito como “seu melhor álbum pós-Oasis” por MOJO, “seu álbum mais pessoal em décadas” por The Big Issue, “Noel acerta seu ritmo solo” por UNCUT e “algumas das melhores músicas de sua carreira pós-Oasis” pela Rolling Stone UK. Record Collector concedeu ao Council Skies o álbum do mês, declarando “exatamente o álbum que Gallagher deveria fazer para lembrar às pessoas o quão bom ele pode ser.”
Uma década desde a formação do High Flying Birds e tendo alcançado quatro álbuns que foram os mais ouvidos Reino Unido em sua época, Council Skies, produzido por Noel e Paul ‘Strangeboy’ Stacey, é o quarto álbum de estúdio da banda e a declaração solo mais completa de Noel até hoje.