"Red Rose Speedway", segundo álbum dos Wings, completa 50 anos; Saiba mais sobre esse trabalho que contém o megahit 'My Love' e a visão de Paul McCartney sobre o álbum aqui!!


No último dia 04, Red Rose Speedway, segundo álbum da banda Wings, liderada por Paul McCartney após o termino dos Beatles, completou 50 anos e recentemente ganhou nova edição na Record Store Day em meia velocidade, além das edições lançadas em LP Duplo e edição Deluxe (3 CDs + 2DVDs) em 2018.

Feliz aniversário,  Red Rose Speedway ! O segundo álbum dos Wings foi lançado no Reino Unido em 4 de maio de 1973 (embora os EUA o tenham adquirido antes, em 30 de abril) e deu à banda seu primeiro single número um com 'My Love'.  

Agora, o disco se junta aos álbuns anteriores de Paul pós-Beatles, McCartneyRAMWild Life , obtendo uma edição limitada do 50º aniversário, com um vinil masterizado em meia velocidade chegando para o Record Store Day.", contou o site oficial de Paul McCartney.

Um pouco sobre o álbum
Antes de gravar o álbum, Wings recrutou o guitarrista principal Henry McCullough e lançou seu single de estreia, " Give Ireland Back to the Irish ", que foi banido pela BBC por sua mensagem política. As sessões de gravação do álbum ocorreram ao longo de 1972 em cinco estúdios de gravação diferentes em Londres. O grupo também gravou os singles não pertencentes ao álbum " Mary Had a Little Lamb ", " Hi, Hi, Hi " e " Live and Let Die ", o último dos quais foi lançado em junho de 1973. Originalmente planejado como um álbum duplo, foi condensado em um único LP a pedido da EMI. A empresa acreditava que o material não era de um padrão suficientemente alto e estava ciente das vendas modestas de Wild Life.e os dois primeiros singles de Wings. Os membros McCullough e Denny Laine mais tarde expressaram desapontamento com a escolha das canções do único álbum.

Red Rose Speedway alcançou a posição 5 na UK Albums Chart e número 1 na Billboard Top LPs & Tape chart nos Estados Unidos, enquanto "My Love" liderou a Billboard Hot 100 dos Estados Unidos. resposta dos críticos musicais, com vários críticos considerando as canções inconsequentes e medíocres. Décadas depois, continua recebendo críticas mistas. O álbum foi reeditado em 1987 e 1993 com faixas bônus e remasterizado em 2018 como parte da Paul McCartney Archive Collection . A remasterização de 2018 inclui a versão reconstruída em LP duplo do álbum.

O álbum foi precedido pelo lançamento em março de 1973 de seu primeiro single, " My Love ", acompanhado de "The Mess". A última música foi gravada ao vivo durante a turnê europeia da banda no verão de 1972. Com a Apple Records dando precedência a dois álbuns de compilação dos Beatles - 1962–1966 e 1967–1970 - Red Rose Speedway não foi lançado até 30 de abril de 1973, nos Estados Unidos, com o lançamento no Reino Unido em 4 de maio. "My Love" alcançou a 9ª posição no UK Singles Chart e liderou as paradas americanas Billboard Hot 100 e Billboard Adult Contemporary. Isso aumentou as expectativas para o álbum, que alcançou a posição 5 no Reino Unido e alcançou a posição 1 nos Estados Unidos.

A versão original em CD, lançada pelo selo Fame da EMI em 5 de outubro de 1987, continha três faixas bônus: “ I Lie Around ”, “ Country Dreamer ” e “The Mess (Live at The Hague)”. Uma versão em LP desta edição em CD também foi lançada no mesmo dia, omitindo as faixas bônus. Em 1993, Red Rose Speedway foi remasterizado e relançado em CD como parte da série 'The Paul McCartney Collection', com " C Moon ", " Hi, Hi, Hi ", "The Mess (Live at The Hague)" (the B -lado de "My Love") e "I Lie Around" (o lado B de "Live and Let Die") como faixas bônus. Country Dreamer " foi posteriormente adicionado à reedição Band on the Run da mesma série.

Em 2018, Red Rose Speedway foi relançado como parte da Paul McCartney Archive Collection . O conteúdo bônus incluía a versão original reconstruída em LP duplo do álbum com diferentes mixagens de “ Seaside Woman ” e “I Would Only Smile” assim como as lançadas em Wide Prairie de Linda McCartney e Japanese Tears de Denny Laine respectivamente, os singles “ Mary Had a Little Lamb ", "Hi, Hi, Hi" e "Live and Let Die" com seus respectivos b-sides, mixagens iniciais e brutas de várias canções, bem como gravações inéditas de estúdio e ao vivo, sendo esta última retirada do álbum Wings Over. Turnê Europa. As canções “Country Dreamer” e “ Little Woman Love” incluídas na reedição estão as mesmas versões que foram lançadas anteriormente nas edições Band on the Run e Ram da Paul McCartney Archive Collection.

Leia texto completo sobre o álbum e detalhes em The Paul McCartney Project. 


 
Num artigo especial, a MPL decidiu vasculhar o site do eterno Beatle e revisitar os pensamentos de Paul sobre o álbum. Leia na íntegra abaixo:
 

PM.com:  Então, depois da University Tour vocês começaram a se consolidar como uma banda, houve uma abordagem diferente para compor e gravar o Red Rose Speedway? 

Paul: Sim, soa mais profissional para mim. Parece que está se esforçando mais, mas é menos rebelde que  Wild Life. 

PM.com:  E ouvindo o álbum hoje enquanto você o remasterizava, há alguma música específica que se destaca? 

Paul: Estou muito orgulhoso de 'My Love'. Isso foi nos primeiros dias para mim e Linda, então é realmente uma canção de amor para ela. Uma das coisas de que me orgulhava, curiosamente, era que ele estava nas paradas. Meio que funcionou muito bem. [O single 'My Love' alcançou o primeiro lugar nos EUA!] 

E a outra história sobre a música foi o solo de guitarra de Henry McCullough. Sentamos lá embaixo aqui em Abbey Road para fazer a tomada. Foi tudo resolvido. Íamos fazer ao vivo com a orquestra, o que era um pouco incomum, sabe – normalmente você faz overdub da orquestra. Mas antigamente Sinatra gravava ao vivo com a orquestra. Então, estávamos sentados, eu estava no piano e Henry estava ali em um canto em algum lugar, e a orquestra estava pronta para começar. Então, estou prestes a começar. Nós ensaiamos e os engenheiros pegaram “o som”. E Henry meio que se aproxima de mim e sussurra em meu ouvido: 'Tive uma ideia para o solo de guitarra. Você se importa se eu tentar? E minha mente diz: 'Não!! Temos um acordo! Eles estão todos aqui prontos para ir. Pode ser uma merda! [ risos] Mas algo apenas me disse para dizer, 'Sim, tudo bem. Vá em frente!' E ele toca um belo solo realmente característico. Então, eu estava feliz por ter dito sim! Mas foi um momento e tanto, sabe. Foi assim: bom, aqui não vai nada! Aí a gente faz a tomada e eu fiquei maravilhado. Eu nunca tinha ouvido esse solo, foi apenas algo que ele inventou. E foi fabuloso. 

Então, outras músicas do álbum? 'One More Kiss'. Mary tinha três ou quatro anos nessa época, então era apenas uma garotinha. E você sabe como os pais costumam se preocupar com os filhos? Então eu estava cuidando dela, ela era um bebê muito fofo. E eu estou indo embora, 'Dê-me um beijo. Vamos, me dê um beijo!' E ela se cansava de mim e dizia: 'Pai. Tudo bem. Mas só mais um beijo. Então ganhei mais um beijo… e uma música! Sugeriu uma coisa country e ocidental. E eu estava pensando nisso quando acabamos de ouvir. Um cantor country deveria fazer um cover! 

PM.com:  Você se lembra de onde veio algo como 'Loup (1st Indian On The Moon)'? É tão diferente de tudo no álbum. 

Paul: Por ser uma faixa do álbum, tivemos um pouco mais de espaço para manobrar. E eu acho que é o aspecto rebelde de  Wild Life voltando. Então você tem 'My Love', e essa é uma música adequada. Você tem algumas outras músicas adequadas no álbum. Mas então nós temos algo como 'Loup', onde foi um pouco divertido para nós. É bastante experimental. Mas nunca tocamos ao vivo, era apenas algo divertido que só existia no estúdio. 

PM.com:  E então o álbum fecha com este incrível medley de 11 minutos. Você se lembra como isso foi escrito? 

Paul: Bem, eu meio que gosto da ideia de medleys, já que é estruturado. É uma espécie de ópera, você sabe. E é muito divertido juntar coisas assim, encontrar pequenos links e maneiras de ir disso para aquilo. Tínhamos feito isso no  álbum Abbey Road , no final. E o que fizemos lá foi que John e eu tínhamos pedaços de músicas que não havíamos terminado. Então nós os colocamos em um medley e funcionou. Então este era eu fazendo isso de novo. 

PM.com:  Logo depois de  Red Rose Speedway , você faz algo semelhante na música 'Band on the Run', que é duas ou três músicas em uma? 

Paul:  Sim, isso é verdade. Comecei a me misturar mais com a música nessa época. É interessante encontrar novas maneiras de escrever uma música - especialmente quando você escreve tantas quanto eu. Quer dizer, eu percebo, olhando para os Beatles, que nunca fizemos a mesma música duas vezes. É interessante, você tem 'Please Please Me', e então não fazemos outro 'Please Please Me'. Nossa próxima música muda, e então a próxima muda novamente. E isso aconteceu com todos os solteiros. Considerando que, outras bandas como The Supremes, era uma espécie de fórmula: 'Pare! Em nome do amor', 'Baby Love'. Você sabe, foi uma decisão consciente evitar a fórmula. E então, se você fizer isso, terá que procurar novas maneiras de escrever. 

Quais são suas lembranças do  Red Rose Speedway? Qual sua música favorita? Deixe para nós aqui nos comentários

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