A Agência FOME, responsável pelo desenvolvimento da campanha da 27ª edição da Parada LGBT+ de São Paulo, divulga o teaser do evento que acontecerá no dia 11 de junho na Avenida Paulista. Com o tema "Políticas Sociais para LGBT+: queremos por inteiro e não pela metade", tem a iniciativa e realização pela Agência FOME, com a abordagem da vulnerabilidade enfrentada pela comunidade LGBT+ nas políticas sociais.
A temática deste ano, definida pela APOLGBT-SP em conjunto com outras instituições do movimento LGBT+, retrata a fragilidade desta comunidade nas políticas sociais, visando chamar atenção da sociedade para a proteção social básica e o direito de todas as pessoas LGBT+, que muitas vezes são inviabilizadas perante às políticas públicas e assistências sociais. O discurso pretende evidenciar os diversos dilemas vividos por uma parte significativa desta população como a falta de moradia e empregos, pobreza e grave situação de exclusão social.
Claudia Garcia, presidente da Associação da Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo, destaca que a Parada LGBT+ é um marco na luta pela igualdade de direitos e inclusão da comunidade. Além disso, Garcia expressa sua felicidade ao ver a Agência FOME "trazendo uma campanha de comunicação tão impactante, que certamente contribuirá para ampliar o debate sobre políticas sociais para a comunidade".
"Somos todos diferentes", é o conceito intitulado para a identidade visual com o propósito de transmitir a mensagem de união e diversidade por meio de formas e cores diversas. A intenção é destacar que apenas uma parte da comunidade é considerada parte da sociedade, enfatizando a necessidade de equilíbrio e união. “Juntando um pouco de cada um, iremos celebrar a nossa existência e iluminar temas muito necessários. Queremos ser inteiros, não pela metade", reforça a dupla criativa responsável pela ação e colaboradora daAgência FOME, Marcela Neilly e Amanda Pietra.
Sob essa perspectiva adotada pela Agência FOME, a ação permite a oportunidade de contar histórias e criar uma campanha para políticas sociais voltada à comunidade LGBT+, incluindo as pessoas afetadas, proporcionando-lhes visibilidade durante todo o processo de construção. Por isso, "esperamos que esta edição da Parada seja mais um passo na luta pela garantia dos direitos da comunidade”, pois “é essencial que a publicidade atribua cada vez mais o protagonismo a quem de fato representa e vive essas realidades, indo além de simplesmente contar histórias sobre determinado tema”, comenta o sócio e diretor da Agência FOME, Gustavo Loureiro.
Com essa premissa, a Agência FOME tem um comitê interno de diversidade formado por pessoas LGBT+ para que proponham novos caminhos e provoquem discussões relevantes com a finalidade de se envolver e colaborar desde o início do processo, da criação do manifesto e execução da campanha."Esse cuidado reflete a importância dada pela FOME em dedicar mais espaço e atenção a essa abordagem para oferecer representatividade e incluir diferentes vozes no processo de criação", destaca Loureiro.
A Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo, um dos maiores eventos da causa LGBT+ no mundo e realizada pela ONG Associação da Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo (APOLGBT-SP), atrai milhões de pessoas todos os anos. Este ano, a concentração está marcada para dia 11 de junho, às 10h e a marcha começará às 12h, na Avenida Paulista.
A organização espera superar o número de público do ano passado, que foi de aproximadamente 4 milhões de pessoas.
Assista ao teaser 27ª edição da Parada LGBT+
Acesse aqui o manifesto completo, sobre o tema deste ano.