Com essa sendo a primeira turnê deles desde 2017, quando se apresentaram no Hangar 110, eles voltaram em Março com performances televisivas e agora estão se preparando para a volta dos grandes públicos, com shows já esgotados em Porto Alegre, Curitiba e Ribeirão Preto.
A coletiva se iniciou com eles sendo questionados sobre os "revivals" que andam acontecendo dentro do meio emo, com Di Ferrero comentando: "Sempre tiveram alguns revivals de época em época. Para ser sincero, o que mais influenciou a gente foi o nosso encontro e a nossa ideia de, se estava ou não na hora do NX fazer uma celebração como estamos fazendo. A gente sempre se encontrou, mesmo na pausa – não para tocar, mas para conversar -, e sempre vinha esse assunto”, quando num determinado momento, todos os integrantes da banda decidiram, juntos, que estava na hora de fazer essa celebração, que leva o nome de um dos grandes hits da banda e que encaixou perfeitamente com a ideia da tour.
Caco Grandino, baixista do Nx, ainda acrescentou: "No primeiro momento que voltamos a nos falar e começar a organizar essa turnê, já ficou evidente como cada um estava mais consciente e seguro do que iríamos fazer. Quando a banda parou, já era um ponto do nosso entendimento – como amigos e sócios – de preservar isso da melhor forma possível. Em primeiro lugar vem a amizade. Sem a amizade, o NX Zero basicamente não acontece. Então, já nesses detalhes, mostraram que realmente estávamos dando um passo com mais maturidade e cuidado, no que é a banda e o que pretendemos fazer nos próximos anos”.
Sobre o repertório, Di Ferrero comentou: "A gente sabe das músicas que não podem faltar, mas ao mesmo tempo estamos conversando bastante sobre como o NX é uma banda de álbuns. Estamos tentando equilibrar isso da melhor maneira”. Durante a coletiva, eles até pediram para alguns dos veículos sugestão de faixas lado B, como 'Insubstituível' e 'Diálogo' e, com uma delas mencionando que Daniel Weskler havia deixado vazar um setlist, mas que não era visível com detalhes. Di Ferrero acrescentou que só no último ensaio já haviam alterado o setlist duas vezes, buscando fugir de qualquer tipo de palpite de repertório.
No meio da coletiva, tivemos a oportunidade de fazer uma pergunta para a banda, que foi a seguinte: "Depois do hiato da banda, houve um "revival" do emo, com novas festas surgindo online durante a pandemia e, posteriormente, presencialmente, com a estabilização da covid. Com isso, a música da banda continuou sendo tocada nesses eventos e até mesmo atingindo pessoas que nunca foram num show da banda. Qual é a sensação/sentimento de, depois de tantos anos e de um hiato, ter a possibilidade de poder tocar para pessoas que nunca viram a banda antes?"
Di Ferrero: "Nossa, isso é incrível né, teve gente que era tão nova que não pode ir, tinha sei lá, 10 anos e não ia no show, agora está com 16 e também teve quem não tinha grana pra ir e agora tá trabalhando e consegue ir, teve várias dessas situações.
Mas, nesse meio tempo, quando você tem 8,9,10 anos você vai ouvindo as músicas que vão fazendo a diferença na sua vida e algums músicas do NX só cresceram nesse meio tempo, então teve gente que não pegou nosso começando, conhecendo o NX no hiato e eu não tinha noção de que ia ter também pessoas assim, fãs novos dessa forma, então vai ser incrível mostrar o show pela primeira vez pra essa galera, de uma banda que já tem 22 anos e é uma mistura legal, acho que e o grande sonho de qualquer artista na real."
Caco Grandino: "Extrapolar geração..."
Filipe Fi: "Renovar a galera..."
Di Ferrero: "Eu quero ver a primeira vez que a pessoa vai ver a banda, quero olhar pra essa pessoa e sentir.. Sei como é ouvir uma banda que você ama pela primeira vez..."
Gee Rocha: "E no show né, a primeira vez de uma banda que você gosta..."
Di Ferrero: "É muito marcante e deixa a gente mais empolgado ainda."
Ao finalizar a resposta, Di Ferrero ainda mencionou o nome do site e começou a conversar sobre quando foram gravar o teaser para o último show da turnê, que acontecerá no Allianz, em Dezembro: "E o Paul né (Os Garotos de Liverpool)... Eu só queria falar que a gente foi fazer esse vídeo no Allianz e lá tem o "McCartney's Cavern", um dos caras que mais tocou no Allianz..."
Daniel Weskler: "Foi o primeiro também..."
Di Ferrero: "Então, e lá tem uma entrada, como se fosse o Cavern Club, aí você entra pelo subsolo e sobe pelo palco, dentro do Allianz, fizeram essa homenagem pro Paul lá e a gente vai passar por ela 16 de Dezembro..."
Caco Grandino: "Aí acho que aquele frio na barriga vai bater..."
@gdltudosobremusic Quando a entrevista é online e começam a falar sobre Paul McCartney. ♬ original sound - Os Garotos de Liverpool
SAVE THE DATE
— NX Zero (@nxzerooficial) May 10, 2023
ÚLTIMO SHOW
16/12/2023#TourCedoOuTarde pic.twitter.com/WmhtSfDqTC
Todas as informações sobre ingressos e datas confirmadas da turnê estão disponíveis no site oficial.