No Sábado, 19/10/2013, tivemos: Slipknot, Korn, Limp Bizkit, Killswitch Engage, Hatebreed, Gojira, Project 46.
No Domingo, 20/10/2013: Aerosmith, Whitesnake, Ratt, Quensrÿche feat Geoff Tate, Buckcherry, Dokken, Dr.Sin, Doctor Pheabes, Eletric Age.
O valor dos ingressos estavam de R$300,00 (um dia) até R$560,00 (dois dias), com classificação a partir de 16 anos.
Além de apresentar as maiores bandas do mundo, o evento teve concurso de bandas, exibição de filmes e exposições. O concurso, intitulado desafio "Monsters Of Rock", foi colaboração entre Wikimetal e 89FM, com um júri de 10 pessoas e depois tendo para votação do público, tendo Project 46 e Electric Age como vencedoras.
Entendendo tudo isso, eles souberam como voltar com tudo, com os portões do dia 19/10/2013 se abrindo às 13h, para mais de 30 mil pessoas, com o historiador de música Eddie Trunk sendo mestre de cerimônia do evento.
A primeira banda a subir no palco foi Project 46, que estava com sangue nos olhos, levando o pessoal para uma modesta roda, fazendo maluco perder a cabeça, mas fazendo valer cada segundo do show em si, mesmo que tenha tido somente três músicas.
Segunda banda a subir e fazer barulho foi os franceses do Gojira, tão espera que alguns disseram que foi cedo para a banda tocar e querendo mais e mais, pois 45min passaram rápido demais, mas com seu som agressivo, eles souberam conquistar cada um que estava lá. Abriram com 'Explosia' e levaram a galera a loucura com 'The Axe'.
O Hatebreed chegou no ápice do calor de São Paulo e a banda teve um baixista diferente, por conta de época ter se acidentado, com Mike D'Antonio (Killswitch Engage) entrando no lugar. A banda ainda contou com a participação do Andreas Cavalera que tocou 'Refuse/Resist'. Também tiveram as inumeras rodas.
Você pode ver e recordar abaixo o show completo:
Com a chegada do Killswitch Engage, o lugar ficou pequeno, começando a ficar mais cheio e cada vez mais quente, algo que não fez o povo desanimar. O destaque ficou para o Justin Foley (baterista) que mostrou que ama realmente o que faz.
A banda Limp Bizkit fez todo mundo sair do chão com seu som único, misturando rap, eletrônico e com alguns toques futurísticos, com o vocalista Fred Durst sendo até chamado de endiabrado.
Essa performance alucinante pode ser vista abaixo:
O Korn era muito esperado e uma das bandas mais queridinhas do Brasil. Eles demoraram a subir, mas o público estava lá para se acabar novamente no calor humano.
Durante o show deles, tivemos a presença novamente Andreas Kisser e Derrick Green, que executaram o clássico do Sepultura como 'Roots Bloody Roots'.
E bora para a estrela da noite, o Slipknot. O pessoal já estava cansado, mas sim, eles queriam mais. E se tem uma banda que soube fechar com estilo foi Slipknot!!
Parece que até o clima mudou para dar ainda mais destaque e,, como são conhecidos por fazer grandes performaces, tiveram um pano para cobrir o palco e depois fogos.
Em 'Duality' teve uma homenagem ao Paul Grey (baxista) que os deixou e vale lembrar que foi o último show do Joey Jordison ainda na banda. Vamos lembrar desse dia com muito carinho
Se o primeiro foi mais dedicado ao público jovem, o segundo dia (20/10/2013) tinha um público mais variado. Com os shows sendo iniciados às 12h, debaixo de muito sol, a primeira banda a subir foi Electric Age, outra vencedora do desafio "Monsters Of Rock".
Com apenas 30 minutos, eles apresentaram o EP intitulado "Good Times Are Coming".
A segunda banda a subir foi Doctor Pheabes, que não encontramos tantas informações, mas limos relatos de que foi um péssimo show.
Terceira banda do dia, tivemos a Dr.Sin, conhecidíssima pelo público e que fez um show mais intimista, para um público menor do que o presente no dia anterior, mas esbanjando sintonia, mostrando a que vieram e a razão de ser uma das melhores bandas do gênero na época.
Tendo o guitarrista Edu Ardanuy como destaque, o show contou com a presença de Demian Tiguez, ex-Symbols, tocando guitarra na música 'No Rules' e tambem Edu Falaschi cantou 'Emotional Catastrophe'.
Com 45min de show, ele foi tão bom que rendeu até um videoclipe que pode ser conferido abaixo:
Para abrir o cast dos artistas estrangeiros, ficou por conta da banda Dokken com atraso de 10 min e até mesmo usando a passarela que era exclusiva para o Aerosmith, algo que não agradou boa parte dos críticos na época.
O show pode ser assistido abaixo:
A banda Queensryche. de Geoff Tate, parecia que não estava tão introsada, deixando os fãs bem desanimado, mas a voz do Tate estava de alto padrão, com os hits 'Silent Lucidity' e 'I Don't Believe In Love' levantando o público.
A Buckcherry chegou com dois pés na porta e entregou uma baita de uma performance, dá pra ver que a energia era tão alta que o vocalista tambem invadiu a passarela do Aerosmith, com seus hits 'All Night Long' e 'Sorry'.
A banda californiana Ratt subiu no palco já era de noite, animando até mesmo a galera que não conhecia a banda.
Críticas da época fala que às vezes a voz falhava ou os instrumentos ficam "embolados" mas, ainda assim, entregaram um bom show.
Confira:
A banda mais aguardada foi Whitesnake foi um baita de um show, inclusive alguns disseram que deveria ser a banda headliner do festival.
Ao subir no palco os fãs estavam polvorosos pois David Coverdale, que estava com uma estampa toda estilizada com a bandeira do Brasil, demonstrando seu amor, além da banda simplesmente quebrar tudo, sendo uma das maiores bandas da noite.
Aerosmith subiu com meia hora de atraso, mas valeu a pena cada minuto, com duas horas de show e um setlist impecável com alguns covers como 'Come together' (Beatles), 'Stop Messin Around' (Fleetwood Mac) e 'Whole Lotta Love' (Led zeppelin), além de terem feito uma homenagem ao Ayrton Senna na música 'Dream On', sendo simplesmente a maior banda da noite.
Confira tudo abaixo:
Fontes para construção da matéria:
https://whiplash.net/materias/shows/190803-monstersofrock.html
https://www.last.fm/pt/festival/3588306+Monsters+of+Rock+2013
http://dynamite.com.br/monster-of-rock-2013-a-forca-do-new-metal/
https://whiplash.net/materias/shows/190778-project46.html
Data: 22 de abril de 2023 (sábado)
Local: Allianz Parque, Avenida Francisco Matarazzo, 1705 – Água Branca (SP)
Abertura dos portões: 10h
Início dos shows: 11h30
Atrações confirmadas: KISS
Scorpions
Deep Purple
Helloween
Candlemass
Symphony X
Doro
Mais informações em http://monstersofrock.com.br/
Vendas
Online: https://www.eventim.com.br/monstersofrock2023