Em meio a polêmicas no Lollapalooza, Jane's Addiction, banda do fundador do festival, se apresentou em São Paulo após quase 11 anos; Saiba como foi!!


Texto: Filipe Moriarty // Fotos: Gustavo Diakov

Em uma semana marcada por uma agenda lotada de eventos e festivais e polêmicas, nela incluso o Lollapalooza, o fundador do festival qual foi criado nos Estados Unidos em 1991, Perry Farrel e sua banda Jane's Addiction, subiram aos palcos da Audio, em um show memorável e cheio de energia.

Era pouco mais de 21h40 quando o grupo subiu aos palcos sem a presença de uma banda de abertura, depois de uma longa espera para os ajustes da estrutura da apresentação da banda de Perry (um atraso de meia-hora para começar o show), os músicos entram no palco ao som de "Up the Beach", som e presente no primeiro trabalho de estúdio do Janes, o “Nothing’s Shocking”, de 1989, só isso já trouxe o público mais conservador para seu lugar.


Eric Avery, baixista fundador do Jane's é um dos culpados por esse setlist voltado aos primórdios do grupo. É sabido que a ideia da turnê atual era uma reunião da formação clássica, mas Dave Navarro não conseguiu estar presente e deu seu lugar a Josh Klinghoffer (ex-Red Hot Chilli Peppers).

Em seguida tivemos "Trip Away", "Whores" ambas presentes no ep de 1987, mas foi em "No One Leaving", terceira faixa do setlist e quando  Perry incita o público perguntando se alguém gostaria de deixar o show... e o público respondeu com um sonoro e uníssono "Não", todos os presentes entraram em seu primeiro êxtase com a canção presente em um dos discos mais famosos do grupo, o Ritual de lo Habitual, de 1990. Assim como "No One Leaving" e "Ain't No Right" que também foram executadas, a essa hora as dançarinas já estavam presentes no palco com sua performance divertidamente bandalha, vestidas como dançarinas da Broadway e sensualizando intensamente. Algo que muitos, com a onda atual do politicamente correto e o bom mocismo, iriam "cancelar", mas sabemos aqui que Perry Farrel é "incancelável', e a forma com que banda e performers conduzem o show é divertida e muito controversa, a ponto de causar admiração por tal ousadia.


Quando "Ted, Just Admit It", do álbum "Nothing's Shocking", de 1988 foi iniciada, era somente possível ver as sensuais dançarinas que entrelaçavam suas pernas penduradas em uma espécie de varal disposto nas laterais do palco enquanto Perry sussurrava e Josh tocava sua guitarra cheia de  psicodelia e sensualidade. Quando o vocalista soltou "Sex is violent!" o público exclamou junto em um clima lisérgico e muito intenso, certamente esse foi o ponto alto do show.

Logo após essa grande aula de entorpecência e lisergia músical, foi a vez de "Then She Did" de Ritual de lo Habitual, Perry dedicou a a canção todos que perderam alguém que ama. - a música é uma homenagem a Xiola Blue, ex-namorada de Perry e a sua mãe que tirou sua própria vida quando ele ainda era uma criança.


Após a comovente canção anterior foi a vez de "Obvious", também de Ritual de Lo Habitual. Ao finalizar a canção, as luzes se apagam e eis que é montada uma bateria em frente ao palco, então temos Eric e Josh e Stephen Perkins tocando juntos percursão para canção  "Chip Away" do EP de 1987.

A décima segunda canção a ser executada foi "Montain Song", do álbum Dudes uma Ade ao Rock Alternativo / Indie, seguida de "Three Days" e "Stop!" do já citado icônico álbum de 1990.  Fecharam a sequência e marcando a saída da banda aos palcos do Audio Club.


Saída essa que foi a comum deixa para o famoso "Bis" de duas canções, "Jane Says" e a icônica e talvez a mais conhecida do grupo devido a sua projeção nacional,"Been Caught Stealing" - Canção essa que fez o público cantar por completo, desde o jovem até os mais antigos fãs - Em particular, meu primeiro contato com Jane's Addiction veio dessa música, me lembro de voltar a 2005 novamente e ouvi-la assim como uma centena de outras bandas na radio (Radio-X) do jogo GTA San Andreas, pra mim, ver Janes Addiction ao vivo foi uma experiencia de renovação e ousadia depois de tantas polémicas quais o mundo do Rock, Heavy Metal e etc tem se inserido nos últimos tempos aqui no Brasil. 

Confira trechos do show no TikTok.

SETLIST JANE'S ADICTION
UP THE BEACH
TRIP AWAY
WHORES
NO ONE’S LEAVING
AIN’T NO RIGHT
TED, JUST ADMIT IT…
THEN SHE DID…
OBVIOUS
CHIP AWAY
KETTLE WHISTLE
MOUNTAIN SONG
THREE DAYS
STOP!
JANE SAYS
BEEN CAUGHT STEALING

Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.