Os chatbots de IA estão chamando cada vez mais atenção por sua capacidade de responder perguntas complexas de forma rápida e humanizada. O ChatGPT foi o primeiro a popularizar essa tecnologia. Agora, outras gigantes do setor, como Google e Baidu, correm atrás do prejuízo. Saindo do padrão de chatbots, um novo sistema que usa IA generativa foi desenvolvido para gerar novas fases de “Super Mario”.
O Mario GPT, como foi nomeado por seus desenvolvedores, utiliza a IA de treinamento Large Language Model (LLM) do GPT-2 combinada com o conceito de geração de conteúdo processual (PCG). Essa fórmula permite ter níveis infinitos dos games “Super Mario Bros” e “Super Mario Bros: The Lost Levels”.
Os usuários que tiverem conhecimento na programação de LLM e PCG podem gerar novas níveis e novos cenários. É possível configurar a ferramenta para o nível ter determinada quantidade de inimigos e canos, por exemplo. O código-fonte de MarioGPT foi está disponível em uma publicação no GitHub.
Os desenvolvedores disseram que escolheram testar a IA nos jogos do Mario por sua simplicidade. Esse é um processo interessante que pode ser o primeiro passo para jogos gerados processualmente. Resta torcer para que a Nintendo não veja o MarioGPT com maus olhos – afinal, a empresa é conhecida por derrubar projetos de fãs relacionados a suas franquias. De qualquer forma, você pode acessar a interface e se divertir com os diferentes níveis clicando aqui.
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