A caracterização de personagens é a alma do cinema e é o que torna tantos papéis tão marcantes para nós. Não à toa, muitos atores dão tudo de si e se entregam em rotinas de exercícios e dietas a fim de poder interpretar os personagens mais famosos e conhecidos do grande público geek: estamos falando dos super-heróis!
Fazer uma mudança completa no visual não é tarefa fácil, ainda mais quando se trata de uma característica tão destacada e que faz parte do imaginário popular quando falamos de super-heróis. Afinal, além dos superpoderes, também são esperados muitos músculos e capacidades corporais quase que sobre-humanas.
Para os atores chegarem no físico ideal, se faz necessária muita dedicação aos treinos além de uma alimentação extremamente regrada. Há casos em que, entre o aceite do papel até o início das gravações, existe apenas uma janela de poucos meses nos quais o ator precisa ganhar quilos e quilos de massa muscular, além de ter que apresentar baixo percentual de gordura.
Apesar dos atores geralmente já terem cuidado com o corpo, é necessário mais. O visual do super-herói tem que ser impactante e até intimidante, deve irradiar poder e força. Casos emblemáticos como o Batman de Robert Pattinson, que executava uma rotina intensa de treinos aeróbicos e com peso, ilustra bem o ganho necessário para interpretar esses papéis: o ator ganhou 7 kg de massa magra, um feito e tanto.
Pattinson realizava corridas de até 10 km várias vezes na semana, algo que ele adorava. O treino muscular intenso ficava por conta do boxe, pranchas, abdominais com peso, flexões, treinos envolvendo sacos de areia e supermans para o core. Aliás, a pose clássica do herói que dá nome ao exercício remete diretamente a Henry Cavill, protagonista dos últimos filmes do Homem de Aço.
Para atingir o físico ideal, o ator treinava com muito peso, focando no bulking. Segundo seu treinador, concomitante ao treino para hipertrofia com barras, Cavill também treinava muito cardio. Isso o auxiliou na fase seguinte, para perda de gordura. Seu treino de preparação era praticamente olímpico: squats, deadlifts e push press davam o tom, somados a quase 6000 kcal e noites de 10 horas de sono. Nas gravações, seu índice de gordura corporal era de incríveis 4%.
Não dá para falar de força e não falar de Thor. Chris Hemsworth é conhecido por ser um amante dos treinos pesados, ficando evidente em todos os filmes em que atua. Seu treino era composto de poucos sets trabalhando grandes grupos musculares, principalmente os da parte de cima do corpo. Bem ao estilo old school, muito supino, pull ups, flexões e trabalho com halteres e barras com poucas repetições formavam o treino de hipertrofia do Deus do Trovão.
Outro adepto dos treinos com muita carga era Michael B. Jordan, na preparação de Erik Killmonger do filme Pantera Negra. Adepto dos treinos tradicionais como supino, barra, leg press e deadlifts com muito peso, levou o ator de 1,83 m a 88 kg de muita massa. O ator chegou a pesar 150 quilos no supino durante os treinos mais fortes, que chegavam a ser realizados até três vezes ao dia.
Observando uma boa alimentação, com proteínas e carboidratos para a energia, gorduras boas e sem excessos e hidratação, não é preciso ser super-herói para ficar com um corpo forte e tonificado. Basta adotar o treino certo, com a suplementação correta, formada por proteínas como a da creatina, e inspirar-se na garra destes atores!