O Festival Canoa Blues, o único evento do Ceará destinado exclusivamente ao gênero, tem na programação lançamento do livro Para Belchior com Amor, que já está na terceira edição e tem organização dos escritores Ricardo Kelmer e Alan Mendonça. A coletânea reúne textos inspirados em obras do cantor e compositor Antônio Carlos Belchior, referência poética da música brasileira e, reconhecidamente, com fortes influências do Blues.
O Canoa Blues será realizado em 25 e 26 de novembro em Canoa Quebrada e em 10 de dezembro em Fortaleza. As as atividades, incluindo shows e arte-educação, são gratuitas.
Neste ano, o festival retoma a linha aberta e presencial, inaugurada em 2008 - em 2020 foi realizada uma programação virtual, exibida no canal próprio do evento na plataforma YouTube e em 2021 foram promovidos shows em espaço reduzido de Canoa Quebrada, respeitando as determinações de distanciamento social definidas pelos decretos estaduais de contenção da covid-19.
Na edição 2022, estarão no palco em Canoa Quebrada a formação Roberto Lessa Trio, a cantora e guitarrista Nanda Moura (CE/RJ), a banda feminina X'Roll e o gaitista David Tanganelli (SP). Como atração adicional, o festival incorporará uma das marcas de Canoa Quebrada: o reggae, presente nos repertórios dos artistas que se apresentarão.
Em Fortaleza, no BNB Clube (Avenida Santos Dumont), o evento agendou apresentações de dois dos principais nomes do Blues-Rock em Fortaleza, Felipe Cazaux e Caíke Falcão.
O festival inclui na agenda um curso de arte em areia, para crianças e adolescentes da comunidade, de 9 a 12 de novembro, e a doação de livros para entidades do terceiro setor que atuam em Canoa Quebrada.
"O propósito do Canoa Blues, desde a primeira edição, em 2008, é o de promover qualidade e interações entre músicos, a comunidade e o público. O Canoa Blues é o festival de diálogo, respeito à arte e fortalecimento da cultura", diz Roberto Maciel, curador e diretor-executivo do evento.
Uma jam session encerrará o Festival no restaurante Café Habana, no calçadão da Broadway, convidando o público, outros artistas participantes e promovendo diálogos entre importantes gêneros musicais.
ARTISTAS DO FESTIVAL CANOA BLUES 2022
Atuando no Rio de Janeiro, Nanda já se apresentou com alguns dos maiores nomes do Blues nacional, como Greg Wilson, Maurício Sahady, Sérgio Rocha, Otávio Rocha, Jefferson Gonçalves e Blues Etílicos.
Tem em seu currículo palcos renomados como Circo Voador, Teatro Rival, Sala Nelson Pereira dos Santos, Bourbon Street Festival, e Mississipi Delta Blues Festival.
David Tanganelli - Cantor, compositor e um dos principais nomes da harmônica no Brasil, David Tanganelli vem apresentando trabalho autoral no Blues e na Soul music, participando de turnês nacionais, internacionais e já tendo lançado o sexto álbum da carreira. O trabalho tem participações especiais de artistas internacionais, com versão em DVD gravado ao vivo em Buenos Aires (Argentina) em 2019.
Com 17 anos de carreira, o paulista Tanganelli soma na trajetória turnês internacionais por países como Chile, Argentina, Paraguai, Equador, Costa Rica, México e Alemanha, marcando presença em importantes festivais, dividindo os palcos, acompanhando e gravando com grandes nomes do Blues, da Soul Music e de outros gêneros, como Wee Willie Walker (EUA), Sandra Hall (EUA), Rachel Zeigler (EUA), João Donato (BRA), a banda Magnolia Blues Rock (Chile), Carlos Elliot Jr. (CO), Johnny Nicolas (EUA), Donnie Long (EUA), J.J Jackson (EUA), Emiliano Juarez (MEX), J.C. Smith (EUA) e Stanley Jordan (EUA), entre outros.
X'Roll - Banda liderada pela guitarrista Débora Marc, é a única formação exclusivamente feminina em atuação na cena do Blues e do Rock de Fortaleza. As artistas têm no repertório composições próprias e clássicos de bandas como Led Zeppelin e Deep Purple. Nomes mais recentes, como Amy Winehouse e Pitty, também têm influência no trabalho da X'Roll. Trata-se de uma das boas articulações musicais cearenses dos últimos anos, avaliam especialistas no meio da arte local.
Felipe Cazaux - Duas expressões se alinham no projeto de Felipe Cazaux, guitarrista que já acompanhou no Ceará os principais nomes do Blues brasileiro e é reconhecido nacionalmente como um dos grandes talentos do Nordeste. Em ambas, a qualidade é a nota central. No Canoa Blues, Felipe se apresenta em Fortaleza acompanhado de Renato Cazzolli no baixo e Ricardo Pinheiro na bateria, em 10.12, no BNB Clube (Avenida Santos Dumont).
Caike Falcão - Considerado uma das mais expressivas revelações da cena blues-rock cearense, o guitarrista e cantor Caike Falcão vem conquistando espaços na música local e desenvolvendo uma série de importantes parcerias. Hoje, é considerado um dos músicos mais destacados no movimento blueseiro local. Assim como Cazaux, Caike se apresenta em 10.12, no BNB Clube (Avenida Santos Dumont), em Fortaleza.
SERVIÇO
Festival Canoa Blues - Edição 2022
25 e 26 de novembro, em Canoa Quebrada, a partir das 22 horas
10 de dezembro, Fortaleza (BNB Clube - Av. Santos Dumont), a partir das 21 horas
Aberto ao público