Finalmente chegou o dia de assistir uma das turnês mais aguardadas do ano. A The European Siege Tour 2022 está rodando o mundo e reúne no mesmo show duas das mais aplaudidas bandas do metal extremo contemporâneo, Arch Enemy, um clássico do death metal e Behemoth, um dos projetos emergentes mais interessantes dos últimos anos. A edição de Lisboa trouxe dois convidados especiais para completar o lineup em grande estilo, as lendas britânicas do death metal Carcass e muito promissores norte-americanos Unto Others. Vale lembrar que a tour também passa pela América Latina, e se apresentará em São Paulo dia 13 de Novembro de 2022, com as convidadas Crypta e Nervosa.
Os próximos convidados são os veteranos ingleses Carcass, agitando o palco e deixando os fãs bem animados - não era de se esperar menos. Também foi nossa primeira cobertura no show desta banda icônica que segue promovendo o último e aclamado disco, 'Torn Arteries', lançado em 2021, mas que também não deixou faltar grandes clássicos da banda como "Exhume to Consume" ou "Heartwork". A apresentação foi curta, deixando o público com vontade de mais - mas ok, sabemos que há shows grandes shows pela frente, das bandas principais. O Carcass mostrou porquê são considerados uma das melhores bandas de death metal, com um show simples mas que entrega tudo o que um fã precisa e quer ver.
Haja fôlego para superar essa apresentação do Carcass, mas chegou a hora de um dos shows mais esperados da noite, agora com um ar mais dark e pesado, o Behemoth sobe ao palco com seu black metal moderno e muito mais técnico nesse novo disco recém-lançado 'Opvs Contra Naturam', que ainda está fresco nas prateleiras. É um show que também pudemos conferir no Wacken Open Air 2022, mas desta vez veremos com as performances do novo trabalho. O show é quase uma peça de teatro, cheio de efeitos visuais, com quinquilharias no palco, muita maquiagem e a performance dos membros da banda que sabem entregar um espetáculo. O líder Nergal sabe entregar um ótimo show e liderar sua banda com maestria, com um tipo de peça satânica, Behemoth realizou um show majestoso com clássicos que elegeram a banda como uma das melhores da atualidade.
Finalmente o Arch Enemy sobe ao palco para entregar um show grandioso e promover o novo trabalho, 'Deceivers', lançado há menos de dois meses - já tínhamos conferido a energia da banda no show que realizaram no Wacken Open Air 2022. Havia uma branca cortina tampando o palco, com respingos vermelhos e as palavras "Prue Fucking Metal", assim que o show começa, a cortina cai e a adrenalina começa para o início do grandioso show de death metal melódico. Liderados pela Alissa White-Gluz, que sabe muito bem como conduzir um show, a banda abre com "Deceiver, Deceiver", faixa do novo álbum e que já se tornou um clássico na carreira. Alissa não para em nenhum momento, agitando o público que estava que saudades de conferir um show do Arch Enemy - foi possível perceber a emoção no rosto de cada fã ali presente, que cantava todas as músicas e agitava como se fosse o último show da vida.
É incrível a presença de palco de Alissa, que para a alegria dos fotógrafos, rende muitas fotos maravilhosas, além de conduzir o público aonde ela quiser. Há uma energia contagiante na banda toda, onde a dupla de guitarrista Michael Amott e Jeff Loomis, junto com o baixista Sharlee D'Angelo também fazem um show a parte, andando pelo banco em um entrosamento sincero e lindo de assistir. Não deixamos de citar também o talentoso baterista Daniel Erlandsson que tem talento de sombra e faz cada batida explodir em nossa cabeça. É raro ver uma banda que soa tão íntima como uma amizade de anos, e que consegue entrega um dos melhores shows que já assistimos. O setlist foi digno, com clássicos da banda e claro, os hits do novo trabalho, que embalaram uma noite incrível em Lisboa e que adoraríamos vivenciar novamente em nossa cidade natal, São Paulo.
Finalmente o fim, e podemos dizer com certeza que a 'The European Siege Tour' vale a pena, com shows incríveis de duas bandas renomadas e que a cada vez lançam um trabalho mais técnico e evoluído, e que souberam escolher com maestria os convidados especiais para acompanhar em cada continente.