O Multiplataform eSports Games, MEG, a maior competição multiplataforma de eSports da América Latina, já está movimentando os jogadores e os fãs de eSports, que estão participando e/ou acompanhando as eliminatórias do campeonato. As partidas vão definir quais equipes e atletas individuais vão disputar os prêmios finais - as premiações serão de mais de meio milhão de reais (R$500 mil). Realizado pela Good to Game (GTG) e pelo Player 1 Gaming Group, o MEG é um evento de esportes eletrônicos que vai reunir atletas em oito modalidades – CS:GO (open e feminina), Fortnite, Dota 2, eFootball Mobile, Brawl Stars, Clash Royale, Tekken 7 e Starcraft II. As competições acontecerão em console, PC e dispositivos móveis (mobile). O Campeonato, que contará com jogadores iniciantes e atletas de alta performance de 34 países latino-americanos, acontecerá em três fases. A primeira é a fase Open Qualifiers, que é aberta ao público em geral. A segunda fase envolve os campeões e atletas de alto desempenho de outros torneios, que vão disputar com os classificados na primeira fase - desta etapa saem os finalistas (de 4 a 16 participantes). As finais e a Grande Final, que vai premiar os campeões latino-americanos (2 finalistas em cada modalidade), serão realizadas em um evento presencial, que acontecerá no Rio de Janeiro nos dias 22 e 23 de outubro de 2022, na Arena Carioca 1, onde foram realizados os Jogos Olímpicos Rio 2016. As competições terão transmissão em canais oficiais próprios e também no SporTV. Já as fases classificatórias serão online. O mercado de games do Brasil tem, cada vez mais, gerado impacto na economia do país. E as modalidades de eSports vêm ganhando espaço significativo entre os fãs de jogos eletrônicos. Não é à toa que o MEG (antigo WESG) já é considerado um dos eventos de eSports mais importantes da América Latina. Pelo segundo ano consecutivo, o evento de 2022 tem na pauta o incentivo à participação feminina, que tem crescido consideravelmente no segmento. A etapa feminina de CS:GO deste ano já está em fase classificatória. Quanto o eSport movimenta por ano - receitas geradas pelo eSport (fonte: Newzoo/Global Esports & Live Streaming Market Report 2022)
- 2020: US$ 996 milhões
- 2021: US$ 1,13 bilhão
- Estimativa para 2022: US$ 1,3 bilhão
- Estimativa para 2025: US$ 1,86 bilhão
- CAGR (taxa de crescimento anual composto) de 2020 a 2025: +13,4%.
Público de eSport
(fonte: Newzoo/Global Esports & Live Streaming Market Report 2022)
- 2022: O público global de eSports terá um crescimento anual (year-on-year) de +8,7%, atingindo 532 milhões de pessoas em audiência.
- Pessoas que assistem o conteúdo de eSports profissional mais de uma vez por mês - Em 2022 representará pouco mais de 261 milhões.
- Espectadores ocasionais (pessoas que assistem conteúdo de eSports profissional menos de uma vez por mês) - Representarão os 271 milhões restantes.
- Entre 2020 e 2025 o público total deverá ultrapassar 640 milhões
Como foi o MEG (antigo WESG Latam) em 2021
- 5 modalidades: CS:GO Open, PES, DOTA 2, STARCRAFT 2, CS:GO Feminino
- Total de jogadores inscritos: +7.500
- Prêmios – Valores: R$250 mil
- Horas transmitidas (TV + YouTube + Facebook): + 125 horas
- Pessoas impactadas nas transmissões SporTV e YouTube: + 1,1 milhões
- Horas ao Vivo SportTV: + 11 horas
MEG em 2022
- 8 modalidades: CS:GO (open e feminina), Fortnite, Dota 2, eFootball Mobile, Brawl Stars, Clash Royale, Tekken 7 e Starcraft II
- Total estimado de jogadores: +de 15 mil
- Prêmios – Valores: R$500 mil
- Transmissão: Sportv ao vivo, canais do Youtube e parceiros
As inscrições estão sendo finalizadas por categoria e à medida que forem encerrando os inscritos começam a disputar a fase classificatória. Quem tem interesse em participar, em qualquer categoria (atleta ou amador/a) deve ficar ligado/a, pois as inscrições para Dota, CS Feminino, Tekken e CS:GO Open e Football já encerraram. Veja abaixo a agenda de inscrições:
· CLASH ROYALE
· 29 SET
· STARCRAFT II
· 30 SET
· FORTNITE
· 07 OUT
Quem está por trás do MEG:
- Apresentação: Oi
- Patrocínio: Legion by Lenovo, TNT
- Apoio: APC, Snickers, Dreamies
- Realização: GTG e Player 1
Sobre a GTG
A GTG (Good To Game) é a vertical de games e eSports da V3A e surgiu como uma one stop shop do setor para oferecer oportunidades de patrocínios e negócios em seus eventos, projetos proprietários, consultoria tailor made, entre outros serviços. No Portfólio, a empresa conta com Prêmio eSports Brasil, em sociedade com o Grupo Globo, e o MEG, a maior competição multiplataforma de eSports da América Latina.
Sobre o Player 1 Gaming Group
A Player1 Gaming Group é o spin-off de Games e eSports da Globo e tem no portfólio a plataforma Player1(matchmaking e team making); os torneios e campeonatos de eSports: JEE, TUeS, CBCS, eGol, WESG Latam; os eventos Prêmio eSports Brasil e GG eSports Summit; a empresa de gestão de ligas de eSports LnK Gaming, os canais Player1 (youtube, twitch, instagram, facebook, twitter, tiktok e booyah) e a Player1 Studios, com produções e coproduções como ‘No Gás do Just Dance’, ‘FC Futebol de Casa’, ‘Looking for a Caster’, e ‘Looking for a Streamer’.
Facebook: playmeg.gg
Instagram: @playmeg.gg
Twitch: playmeg_br
Tik Tok: @playmeg