Iron Maiden se apresentou no Morumbi no último domingo, dia 4 de Setembro de 2022. Com abertura da banda Avatar, que gerou surpresas mistas, justamente pelo fato de ser um tipo de som totalmente diferente da linha de som dos fãs da banda principal.
Avatar é uma banda de Death metal melódico formada em 2001 em Gotemburgo na Suécia, conhecida por dividir palco com bandas como Impaled Nazarene e In Flames, bandas quais se aproximam mais da linha de Avatar, trouxeram um setlist com suas músicas de maior destaque, “Hail the Apocalypse”, “The Eagle Has Landed” e o encerramento “Smells Like a Freakshow”. Nesta primeira passagem dos caras pelo Brasil, eles abriram os shows do Iron Maiden também em Curitiba e Ribeirão Preto.
É notável a qualidade de Avatar, mas realmente não cativou um público que esperava impacientemente o Iron Maiden . O som é pesado e inventivo, cativante o vocalista, Johannes Eckerström, chegou até a brincar com públicos que lamentaram o encerramento da apresentação, de 40 minutos: “é fofo vindo de vocês, mas sei que vocês querem ver o Iron Maiden”.
Apresentação do Iron Maiden no estádio do Morumbi foi marcada por momentos de contemplação e uma impressionante presença do público, afinal, 7 em cada 10 pessoas que perguntaram sobre Iron Maiden afirmam que não tem interesse em ir ao show pois a banda já não tem mais o que oferecer de novidade. Uma afirmação ingênua, eu diria, afinal a banda mostrou justamente o contrário,que há espaço para eles ainda. Por volta de 19h50 às caixas de som começaram “Doctor Doctor”, do UFO.E todos nós que já frequentamos um show do Iron Maiden sabemos que esta música toca antes de sua entrada. E como ali estava cheio de fãs, pode-se ouvir milhares de pessoas cantando junto a canção. Com a introdução gravada de “Senjutsu”,a banda sobe aos palcos.
Uma coisa que tem sido comum desde 2016 mas praticada de forma menos "grandiosa" desde 2012 o cenário de palco muda conforme as canções vão sendo tocadas e no que diz respeito ao visual, praticamente não houve alteração entre os shows do Rio e São Paulo. O uso de figurinos e cenários diferentes é um ponto alto da turnê do "Legacy of The Beast".São nove roupas e onze mudanças de palcos, todos completamente cenográficos é não digitais, com os telões ou artifícios digitais usados em 2012 por exemplo. lembrando que não estamos ainda com a turnê do álbum "Senjutsu" e sim a turnê “Legacy of the Beast”, pois a mesma teve sua datas adiadas anteriormente graças da pandemia possibilitando assim a apresentação no último dia 4.
Mesmo com quase 70 anos Bruce exala energia e animação e integridade performática, sem contar o resto da banda quase que "brincando" no palco e mostrando o quanto estão familiarizados com toda a estrutura gigantesca de seu próprio show. É impressionante o quanto a banda parece jovem nos palcos, assim como a banda transmite a jovialidade, o público era um público de jovens também, muitas crianças presentes com seus pais, e essa renovação é muito importante para se manter o legado do Iron Maiden e do Heavy Metal.
Setlist: Senjutsu Stratego The Writing on the Wall Revelations Blood Brothers Sign of the Cross Flight of Icarus Fear of the Dark Hallowed Be Thy Name The Number of the Beast Iron Maiden
Bis: The Trooper The Clansman Run to the Hills