EXCLUSIVO - DLSS, Ray e Inteligência Artificial: Saiba como esses recursos transformarão videogames de futebol


Os jogos eletrônicos se tornaram o segmento mais lucrativo da indústria do entretenimento - com faturamento de $180 bilhões de dólares em 2021, diversas gigantes do mercado investem constantemente em novas tecnologias para aprimorar a jogabilidade e qualidade gráfica das imagens geradas em tela, e atualmente, vivemos um cenário vibrante com diversas opções para quem prefere jogar de forma portátil, em consoles ou até mesmo no PC.

Embora diversos tipos diferentes de jogos conquistem nichos distintos, é impossível negar que os jogos de esporte são e sempre foram alguns dos mais atrativos para o público. De partidas rudimentares no Super Nintendo até recriações fotorrealistas de todos os jogadores de uma seleção no PlayStation, os jogos de futebol são atualmente grandes proponentes do universo dos videogames e do avanço gráfico dessas tecnologias. Agora, com a nova geração de placas gráficas para computadores e novos consoles da linha PlayStation 5 e Xbox Series X/S, três tecnologias prometem revolucionar ainda mais o mercado de jogos de esporte. Confira.  


ESPORTES ONLINE
Uma das principais mudanças dos últimos anos que afetou tanto os jogos eletrônicos, mas também o consumo do próprio esporte, é a dependência da conectividade digital através da internet. De acordo com dados da ExpressVPN, a tendência no Brasil é assistir ao esporte online, e a Copa do Mundo de 2022 terá sua maior qualidade de transmissão através do streaming, não TV a cabo. Para os jogos, a conectividade é ainda mais importante - praticamente abandonamos o gameplay lado a lado com tela dividida, e substituímos por partidas virtuais e chat de voz. Diversas mecânicas como passes de batalha e loot boxes, que apesar de gerarem polêmica, movimentam dinheiro dos jogadores e dependem da conexão online. 
 

Nesse ponto, os principais avanços da nova geração incluem a dispersão de conexões por fibra óptica no Brasil e a cada vez maior presença de servidores nativos no país, ambos fatores que diminuem drasticamente a latência. Novas técnicas de jogos battle royale que suportam 100 jogadores simultâneos também podem ser usadas nos jogos de futebol para melhorar a eficiência dos 22 jogadores em campo.  


DLSS e FSR 
Um conjunto de técnicas que está gerando grandes avanços e notícias no mundo gamer são os algoritmos de reconstrução de imagem. Atualmente, televisões e monitores em 4K estão caindo de preço e se tornando mais acessíveis, enquanto os modelos de jogadores estão cada vez mais realistas, com detalhamentos precisos de barba e cabelo, suor, e até costura do tecido das camisas. O problema é que a maioria dos computadores com preço razoável, e os consoles de videogame lançados no mercado, não seriam capazes de combinar a alta resolução com o nível de detalhes esperado do campo e jogadores. Portáteis como o Nintendo Switch e o Steam Deck sofrem ainda mais com a defasagem técnica.

A tecnologia DLSS da Nvidia e FSR da AMD prometem solucionar esse problema usando técnicas avançadas de aceleração de redes neurais ou reconstrução temporal para fazer o impossível: criar uma imagem em alta resolução com base em um jogo que está rodando em baixa resolução. E o resultado é assustador: imagens em 4K criadas pela última versão do algoritmo DLSS, por exemplo, são indistinguíveis da resolução original, mas foram geradas rodando o jogo a apenas 720p. Isso significa que desenvolvedores poderão criar gráficos ainda mais realistas, já que os consoles serão capazes de renderizar o jogo e manter a taxa de quadros estável. 

 
RAY TRACING
O ray tracing é considerado o recurso mais avançado - e mais esperado - da nova geração de jogos eletrônicos. A técnica é usada há décadas para criar filmes de animação 3D por estúdios como Pixar e DreamWorks, no entanto, era considerada pesada e lenta demais - levando dias para completar cada quadro - para ser utilizada em jogos. Agora, placas de vídeo criadas especificamente para acelerar esse processo estão disponíveis, principalmente através da linha RTX da Nvidia, e os resultados são de tirar o fôlego.  

O processo de ray tracing permite criar iluminação, sombras e reflexos de forma realista pois simula fisicamente o trajeto de raios de luz em uma cena, bombardeando todo o ambiente de jogo com “raios de luz” virtuais e analisando sua trajetória. Isso significa que a luz percorrendo a camiseta semi-transparente de um jogador, sendo refletida por gotículas de chuva ou suor, ou até mesmo gerando sombras em cada folha de grama do gramado será representada de forma fiel em tempo real. Exemplos de gráficos gerados através do ray tracing em engines da nova geração mostram que os próximos cinco anos serão marcados por gráficos inacreditáveis em seu realismo.

Todas essas novas técnicas gráficas serão, finalmente, alinhadas com novos avanços em inteligência artificial - principalmente através de algoritmos acelerados diretamente na GPU, resultando em jogadores que se movimentam de forma mais realista, colisões mais precisas, e até mesmo melhorias na física da trajetória da bola e interação com aspectos climáticos. O futuro dos jogos de futebol é extremamente brilhante, e os jogadores estarão cada vez mais próximos da experiência de assistir a uma partida real controlada pelas próprias mãos.    
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