ROCK
MOTIHARI BRIGADE
É um artista que estreia por aqui com um trabalho revelado nas plataformas de streaming recentemente e que iremos falar mais sobre abaixo.
Intitulado "Algorithm & Blues", o segundo álbum deles entrega para o público ouvinte uma bateria pulsante, ótimos riffs sonoros, baixo destacado, instrumentos de sopro, harmonia vocal e um amplo leque de elementos que mostram uma produção e execução riquíssima durante cada uma das 13 faixas que percorrem praticamente 1h de duração, sendo um trabalho completamente enérgico, que passa pelo rock, reggae, pela bigband, pelo classic, blues e que não deixará ninguém parado por um segundo sequer.
Com 12 faixas autorais e 1 cover, o álbum pode ser ouvido de maneira completa e mais detalhada (insira um bom fone de ouvido e estoure os falantes da caixa e permita ficar envolvido com esse trabalho) abaixo:
TONY TYRRELL
Intitulado "Conviction", ele foi lançado em 12 de Agosto e gravado durante somente três dias, praticamente de maneira ao vivo, soando o mais "real e cru" possível, como comenta o próprio artista em release oficial.
Contando com 11 músicas em quase 45min de duração, esse álbum trafega por estilos como o soft/alt rock, além de passar principalmente pelo folk, americana e contar até mesmo com elementos instrumentais e em muitos momentos um estilo vocal característico do country, trazendo sua experiência com a música clássica, jazz de big band, folk e indie-folk para uma carreira solo, compondo e executando sozinho, durante o lockdown.
Ouça o álbum de maneira completa abaixo:
BLUES
WIDESPREAD HAZE
Intitulado "Move", esse projeto é um álbum extenso, com 15 músicas e que percorrem 1h de duração, entregando para o público ouvinte o estilo primário do blues, mas passando também pelo soul rock, alternativo, psicodélico, classic, entre outros que mostram toda a versatilidade de estilos do duo e influências de cada um deles, que voltam com esse trabalho após um pequeno hiato, mostrando até que a curta parada serviu como um combustível enérgico há mais para quesito de composição lírica e instrumental.
No álbum de estreia deles, eles conseguem ir com maestria dos grooves audaciosos, ao clássico blues e baladas alegres, cada uma delas colocadas a dedo ao longo desse trabalho que conta com instrumentação e lirismo riquíssimo, que contam sua história de uma maneira definitivamente única.
De Minneapolis, Estados Unidos, esse é um nome aparece por aqui com um trabalho revelado nas plataformas de streaming recentemente e que iremos falar mais sobre abaixo.
Intitulado "Retroaction", esse álbum lançado no último dia 8 é o projeto completo de estreia do artista e multi-instrumentista que entrega para o público ouvinte uma sonoridade principalmente voltada para vertentes do indie, além de passar pelo synth/newwave, com o acréscimo de elementos cinemáticos e uma atmosfera nostálgica que percorre um lirismo sobre o mal-estar pandêmico, frustração consigo mesmo e com a sociedade e falta de controle sobre passado, presente e futuro.
Feito de maneira DIY pelo artista, responsável pela composição, gravação, produção a mixagem, ele entrega belos grooves, ótima linha de baixo destacada e belíssimos sintetizadores/camada vocal.
Ouça o álbum completo abaixo:
POWERPOP
THE FORCES
Diretamente de Amsterdam, Países Baixos, The Forces é uma banda que aparece por aqui com um EP revelado nas plataformas de streaming recentemente e que iremos falar mais sobre abaixo.
Com um título homônimo, esse projeto entrega para o público ouvinte 5 faixas em quase 18min de duração e uma sonoridade que se volta para o powerpop, com uma pitada de psicodelia e uma atmosfera dos anos 60 durante toda a extensão desse trabalho lançado no último dia 9.
Sendo o projeto por trás do produtor holandês Joshua Boon (Fuel Box, Funk Darker, Bone 40), esse projeto conta com grande influência dos Garotos de Liverpool, principalmente por conta das questões melódicas ou toda a riqueza instrumental e até mesmo experimental presente em cada uma das faixas lançadas.
"Tematicamente, os vocais refletem questões dos anos sessenta que são, infelizmente, mais relevantes do que nunca hoje – pense em preocupações ambientais, pensamento conspiratório, desconfiança política e esperança de tempos melhores", complementa o release oficial.
Ouça o EP abaixo:
ANIQA DEAR
A dupla de Toronto, Canadá, está de volta por aqui com um trabalho revelado nas plataformas de streaming nessa semana e que já aparece entre as nossas descobertas.
Lançado no último dia 14, "Wait" é um EP que conta com 7 faixas em 24min de duração e que trafega pelo eletro/art/alt pop, com bastante experimentalismo e diversos elementos cinemáticos ao longo desse trabalho muito bem executado, construído e produzido.
Gravado no home studio deles, ao longo dos últimos três anos, é abordado temas como "renascer, acordar com novos olhos para algo maior, mais brilhante, mais gentil do que você, e perceber que esse novo ser é, na verdade, parte de você", o duo ainda acrescenta "todos nós temos tanto medo de alcançar, mudar, nos tornar pessoas diferentes, ser influenciados pelo mundo ao nosso redor, mas às vezes fazer parte desse mundo é o que salva você".
O EP pode ser ouvido de maneira completo, junto com trabalhos anteriores do duo, abaixo:
ALREADY LEGENDS
Diretamente de Detroit, Estados Unidos, esse é um artista que aparece por aqui de maneira inédita com um trabalho revelado nas plataformas de streaming há quase trimestre, mas que descobrimos hoje e já aparece entre as nossas novidades da semana.
Intitulado "Big Pressure", esse é um álbum voltado completamente para o hip-hop e rap, com 13 músicas intensas, em quase 29min de duração e que entrega para o público ouvinte um fluxo vocal acelerado, batidas prontas para estourar os falantes do carro e deixar envolvido toda a galera que estiver acompanhando esse trabalho impecável com produção e gravação DIY.
Em parceria com nomes como SavaveSplitFlamez, Sam Tate, Squad e Rambo, o álbum pode ser ouvido abaixo:
EXPERIMENTAL
LEOPOLD MICHALAK
Diretamente de Munique, Alemanha, esse é um artista que estreia por aqui com um álbum revelado nas plataformas de streaming há praticamente um semestre, mas que conhecemos essa semana e já aparece entre as nossas descobertas, falando mais sobre abaixo.
Intitulado "Collection 2", esse álbum lançado no dia de 20 de Março entrega para o público ouvinte 10 faixas, que trafegam por +50min de duração e conta com uma sonoridade bastante experimental, instrumental e passa por estilos como o afro/dub (principalmente por conta da percussão), além de contar com alto teor de psicodelia e atmosfera relaxante por toda a extensão do álbum em questão.
Sendo uma composição bastante baseada em bateria e percussão, além de algumas gravações abstratas e riquíssimas melodias que mostram toda a versatilidade do artista ao longo da carreira e que certamente agradará fãs de gêneros como o experimental, ambiente e dub.
Ouça abaixo: