Por dois anos, o maior festival de metal do mundo deu uma pausa devido às restrições causadas pela pandemia da COVID-19, agora, 80.000 fãs de todo o mundo estavam reunidos para uma nova experiência no Wacken Open Air 2022. A vila de Wacken tem uma população de cerca de 2.000 habitantes e há 32 anos é transformada em um lugar que assume proporções urbanas, graças ao festival que leva 85.000 pessoas que lotam a vila durante a semana do festival, incluindo fãs, milhares de funcionários, representantes da mídia, músicos e suas equipes e curiosos.
Particularmente o Wacken foi mais acolhedor e intimista do que o Hellfest, tanto o público quanto a equipe que trabalha no festival, proporcionando uma cobertura jornalística maravilhosa. O ritual para os headbangers começa assim que entram no gramado sagrado e montam sua barraca, algo que foi tomando grandes proporções e em pouco tempo era possível se perder entre a área de camping. Para os desavisados, usem sapatos confortáveis, pois a caminhada é longa e a distância entre os palcos, camping e lojas é grande.
Além da música, o espaço contava com alguns estandes de roupas, acessórios, muita comida típica alemão, e claro, lojas de discos e CDs - o que achamos pequena e sem nenhum estande oficial de nenhuma gravadora como Nuclear Blast ou Napalm Records. O público foi acolhedor, não importando sua nacionalidade ou se você falava alemão ou inglês - ou nenhum dos dois, havia sempre um jeito de se comunicar. Definitivamente, Wacken é uma religião, onde o ritual começa na compra dos ingressos até a saída do local, e essa experiência foi maravilhosa.
O line-up foi muito eclético e agradou todo o tipo de fã, de novatos a antigos favoritos do Wacken, o festival teve a estreia do SlipKnot, ao lado dos outros headliners Powerwolf e Judas Priest. A multidão caminhava de um palco para o outro e não perdia uma apresentação. Logo no primeiro dia, a banda Amon Amarth fez um show surpresa em um palco nas alturas, que ficou entre os palcos principais, com um setlist especial e uma sessão de autógrafos para promover o novo disco 'The Great Heathen Army' lançado dia 05 de agosto.