O som de um sino convocou a todos os presentes e a já consagrada artista portuguesa Simone de Oliveira ocupou o papel mais mainstream do festival, e de cima do palco mais emblemático, o Mundo, “vestiu” a camisa da paz para pedir a atenção por alguns instantes. Desafiada a ser a voz da Cidade do Rock, com diversos artistas portugueses ao seu lado (Xutos & Pontapés, David Carreira, Selma Uamusse, Titica, Prodígio, entre outros que se encontram no line-up desta edição) durante este momento icônico ela não se conteve: “Que emoção estar aqui. Que emoção olhar para esta plateia e ver a todos, juntos. Finalmente juntos. Foram mais de 1400 dias e noites sem poder sentir esta energia, sem poder sentir esta vibração. Quem algum dia poderia imaginar que iríamos passar por isto? Que o mundo iria parar? Mas hoje, depois de tanto tempo, vocês estão aqui! E não há nada melhor que a música para nos unir”, e completou: “É por isso que hoje, subo a este palco e dou voz a esta Cidade do Rock, para mostrar, uma vez mais, a força que a música tem. Ela é linguagem universal, ela junta opostos, ela sintoniza. Olhem à sua volta. Abracem. Celebrem! Deem oportunidade à paz! Está na hora de acreditarmos que só depende de nós mesmos. De mostrarmos que a força de todos nós é a única que precisamos para construir um mundo mais justo e solidário. Vamos celebrar as diferenças, a alegria e dedicar um minuto de silêncio à paz e à esperança de termos um mundo melhor”, finaliza.
Roberta Medina, vice-presidente do evento revisitou toda a história do festival e os três minutos de silêncio realizados na edição de 2001 do Rock in Rio no Brasil, a sua primeira trabalhando nele efetivamente, para trazer para a Cidade do Rock um novo momento pela paz para os fãs. “O mundo precisa deste respiro. Neste momento do reencontro, o clima deve ser de celebração - da vida. Por mais difícil que estes últimos anos tenham sido, precisamos dar à paz uma oportunidade e usar a alegria para alimentar a esperança de termos um futuro melhor. Então convidamos todos a juntarem-se a nós, na plateia em frente ao Palco Mundo, para este momento simbólico”, afirma Roberta Medina, Vice-Presidente Executiva do Rock in Rio.
Para Roberto Medina, que está em Lisboa acompanhando de perto cada detalhe da nona edição portuguesa, o evento é o primeiro reencontro dos fãs com a marca do festival e uma volta em grande estilo, com a bandeira do Rio (a cidade) sendo mais uma vez reverberada mundialmente. “Estamos falando em um evento que nasce no Brasil e ganha o mundo. Começar por Lisboa nesta retomada nos traz a possibilidade de reforçar as coisas boas do nosso país para o planeta e mostrar o quanto nós brasileiros somos relevantes quando o assunto é produzir experiências inesquecíveis na vida das pessoas”, afirma Medina lembrando como tudo começou. “Nunca imaginei que viveríamos algo tão semelhante com a edição de 1985 do festival, quando pudemos efetivamente ganhar às ruas. Este ano, mais uma vez reviveremos o reencontro. Esta vida ao vivo é fundamental na vida das pessoas. E o Rock in Rio é sobre isso, sobre pessoas, sobre festa e alegria. Por isso, queremos estar juntos, para celebrar e gerar novas histórias. Afinal, a vida é feita delas, não é mesmo?”, garante o empresário que abraçou o mundo ao levar a sua bandeira Rock in Rio para países, como Lisboa, Madri e Estados Unidos.
Os fãs brasileiros, que aguardam a abertura do Rock in Rio Brasil em setembro, podem iniciar o aquecimento para o festival pelas transmissões exclusivas de grandes shows no perfil oficial do Rock in Rio ( rockinrio) no TikTok. As lives são comandadas pela influenciadora Nah Cardoso e começam às 14h30, nos dias de festival, e seguem até às 21h30. Sempre no horário de Brasília (Brasil).
Sobre o Rock in Rio
O Rock in Rio foi criado para dar voz a uma geração e promover experiências únicas e inovadoras. Em 1985, o evento foi responsável por colocar o Brasil na rota de shows internacionais. Batendo recordes de público a cada edição e gerando impactos positivos nos países onde é realizado, se consagrou como o maior festival de música e entretenimento do mundo. Consciente do poder disseminador da marca, hoje o Rock in Rio pauta-se por ser um evento com o propósito de construir um mundo melhor para pessoas mais felizes, confiantes e empáticas num planeta mais saudável.
A internacionalização da marca começou por Portugal, Lisboa, em 2004, onde o evento acontece até hoje, seguido por Espanha (Madri) e pelos Estados Unidos (Las Vegas). No Rock in Rio, os números não param de crescer. Pelas Cidades do Rock já passaram mais de 10 milhões de visitantes nestas 20 edições. Em 37 anos, o festival ganhou o mundo e tornou-se um verdadeiro parque de experiências, mas muito além disso, cresceu e ampliou a sua atuação, sempre com o olhar no futuro.
Adotando e incentivando práticas que apoiam o coletivo, o Rock in Rio preza pela construção de um mundo melhor e se une a empresas que possuem este mesmo olhar e diretriz. Em 2013, foi reconhecido por seu poder realizador ao receber a certificação da norma ISO 20121 - Eventos Sustentáveis. Desde a primeira edição, já gerou 237 mil empregos diretos e indiretos e investiu, junto com seus parceiros, mais de R$ 110 milhões em diferentes projetos, passando por temas como sustentabilidade, educação, música, florestas, entre outros.