Em 2022 muitos
dos filmes ainda estão em cartaz nas telonas e alguns poucos em streaming. Um reflexo
da melhora na situação pandêmica no mundo, uma vez que, em 2021 estavam quase
todos os longas espalhados em diversos streamings. O que abriu portas para mais
filmes de serviços digitais conquistarem seu lugar ao sol na academia cinema.
Os Principais
Filmes:
Belfast
Belfast é
praticamente uma biografia do ator e diretor britânico Kenneth Branagh. O longa
mostra a infância do pequeno Buddy na cidade-título do filme em meio à conflitos
religiosos civis. O longa aborda tudo sob a perspectiva do garoto de apenas 8
anos mostrando toda sua inocência, pureza e humor. Uma de suas grandes conquistas
é quando, após tirar boas notas na escola, a professora o coloca para sentar em
dupla com a garotinha que é apaixonado. Ah. E tudo isso em preto e branco.
No Ritmo
do Coração
Disponível
no Amazon Prime Video, Ruby é uma jovem em uma família em que seus pais e seu
irmão são surdos e mudos. Todos dependem muito da ajuda de Ruby, até que a
mesma se vê na difícil missão de abrir mão de sua família para estudar música
na faculdade. O filme tem um clima de sessão da tarde, mas conta com uma
sensibilidade única. Inclusive porque os atores que interpretam sua família são
surdos e mudos.
Não Olhe Para
Cima
O polêmico
filme de Adam Mckay trás Jennifer Lawrence e DiCaprio na pele de cientistas que
descobrem um meteoro de proporções catastróficas. Os dois precisam alertar o planeta,
mas ninguém os leva a sério. O longa é uma extensa crítica à cultura do
negacionismo e sua consequências.
Drive My
Car
Talvez o
filme de maior destaque da temporada. O longa japonês de 3 horas de duração
fala sobre casamento, fidelidade, filosofia e por aí vai. É um filme hiper sensível
e não tem pressa nenhuma de contar sua história. É difícil falar desse filme
sem dar muito spoiler. Mas em suma, Yusuke Kafuku é um ator e diretor de sucesso no
teatro, casado com Oto, uma mulher muito bonita, porém também uma roteirista
com muitos segredos, com que divide sua vida, seu passado e colaboração
artística. Quando Oto morre repentinamente, Kafuku é deixado com muitas
perguntas sem respostas de seu relacionamento com ela e arrependimento de nunca
conseguir compreendê-la completamente. Drive My Car é uma das grandes
apostas desse ano, principalmente para Melhor Direção e deve surpreender com seus
resultados.
Duna
O mais recente longa do canadense
Denis Villeneuve e estrelado por Timothée Chalamet não foi lá muito bem de
críticas. A ficção científica, adaptada do livro de 1965 tem roteiro arrastado
e uma trama complexa. Se Duna levar alguma estatueta, mais provável que seja nas
categorias técnicas, como Fotografia, Efeitos Especiais ou Figurino que é onde o
mérito do filme é mais encontrado.
King Richard – Criando Campeãs
Will Smith estrela como Richard
Williams, pai de Serena e Venus Williams. Duas das maiores tenistas da história
do esporte. O filme é uma biografia inspiradora, emocionante e leve. Se
levarmos em conta as premiações anteriores, é ele quem deve levar Melhor Ator
nessa edição. E merecidamente, Smith está impecável e muito bem caracterizado e
merece cada indicação que recebeu.
Licorice Pizza
Falar que um filme de Paul Thomas Anderson
é bom seria praticamente um pleonasmo. Em seu novo trabalho, PTA nos apresenta
a história de Alana e Gary. Dois jovens que se conhecem. Ele se apaixona por ela,
ela não corresponde ao sentimento, mas se tornam amigos e começam uma vida
juntos em meio a ciúmes, comédia e muito drama. O casal carrega um clima à lá
Eduardo e Mônica. E tudo isso ambientado em na Califórnia dos anos 70. Não tem
como não gostar.
O Beco do Pesadelo
Esse é o novo suspense psicológico do
mestre Guillermo del Toro. Nele, Stanton é um vigarista que entra para um grupo
de circo. Ele conhece a vidente Zeena e seu marido Pete, que fazem um show de
leitura a partir de um engenhoso sistema de linguagem codificada para fazer
parecer que ela tem poderes mentais extraordinários. Pete começa a ensinar a
Stan sobre os truques, fazendo com que Stan use como um "passaporte"
para a riqueza e tirar dinheiro da elite Nova Yorkina dos anos 1940. Mas
acaba se envolvendo em um jogo de gato e rato com a psicóloga Lilith Ritter que
tentar expor suas habilidades fraudulentas. O elenco é o grande triunfo
do filme que conta com Bradley Cooper, Rooney Mara, Cate Blanchet e Toni Collette.
O Ataque dos Cães
Esse talvez seja
o grande favorito do ano. No longa original da Netflix, o
ano é 1925.
Os irmãos Phil
e George possuem uma das maiores fazendas de Montana, EUA. No entanto, quando um deles se
casa em segredo com a viúva Rose, a cumplicidade familiar entra em jogo.
Phil,
de postura rígida e sedutora, faz o possível para atrapalhar a vida de Rose e
seu filho Peter. Apoiado pelos vaqueiros em suas zombarias,
ele não vai parar até criar conflitos maiores. O filme é um drama edípico cheio
de camadas e sensibilidade. A diretora Jane Campion também é a favorita para
levar Melhor Direção e ser mais uma dentre as poucas mulheres que já foram indicadas
na categoria e menos ainda vencedoras.
Amor, Sublime
Amor
Se tem um diretor
capaz de fazer remake de um dos grandes clássicos do cinema, e ainda fazer com
que seja indicado ao Oscar, esse é Steven Spielberg. A história todos nós já
conhecemos. O que muda é o ritmo do filme, figurino, fotografia, releitura das músicas,
e é claro, os atores. Ou seja, tudo. Spielberg conseguiu fazer exatamente o mesmo
filme sem repetir o original. Chega até ser difícil de explicar. Ainda assim, é
possível que Sublime Amor leve estatuetas das categorias mais técnicas.
Melhor Ator
Além dos filmes
já citados, Andrew Garfield está em sua 2ª indicação por Tick Tick...Boom! também
da Netflix. A indicação e o trabalho do ator são merecidos mas dificilmente
deve bater as chances de Will Smith. Com eles, também concorre o gigante Javier
Bardem por Apresentando os Ricardos, disponível na Amazon. O filme escrito e dirigido
por Aaron Sorkin conta a história real de Lucile Ball e seu marido Desi Arnaz
durante uma semana de filmagem do icônico I Love Lucy em que suas carreiras são
ameaçadas por boatos da mídia e o próprio relacionamento atrás das câmeras.
Melhor Atriz
Esse é, na minha
opinião o maior embate desse ano. Jessica Chastain está impecável na pele da
real Tammy Fae, que mostra a história da televangelista que nas décadas de 70 e
80 alcançou fama e dinheiro com seu marido ao criar a maior rede de radiodifusão
religiosa do mundo. Ela concorre com Penélope Cruz novo filme de Pedro
Almodovar, Mães Paralelas (Netflix). O trabalho da atriz, como sempre é de cair
o queixo. E aí vem Nicole Kidman e sua Lucile Ball já citados onde vemos uma mulher
implacável e não mede esforços para conseguir o que quer. E uma das favoritas
do ano, Kristen Stewart no papel da icônica Princesa Diana. Não chega a ser um
filme biográfico pois ele relata um momento específico de sua vida. A caracterização
de Stewart faz dela um verdadeiro clone de Diana e sua entrega ao papel tem
sido considerada o auge de sua carreira.
Melhor Direção
Basicamente deve
ficar entre Jane Campion e Ryusuke Hamaguchi por Ataque dos Cães e Drive My
Car, respectivamente. Menção honrosa para Paul Thomas Anderson porque Licorice
Pizza é fantástico. Se Ryusuke ganhar, significa que Hollywood entendeu o que Bong
Joohn-ho (diretor de Parasita) quis dizer quando disse que os americanos encontrariam
ótimos filmes se apenas superassem a barreira de legendas.
Melhor Animação
Esse é um caso à
parte. O mais comum é a Disney/Pixar ganhar. Estatisticamente falando, o estúdio
tem maior chance porque das 5 animações indicadas, 3 são deles. Encanto, Lucca,
e Raya e o Último Dragão. E depois vem Familia Mitchel e a Revolta Contra as
Máquinas (Netflix) e Flee que é simplesmente perfeito e é minha aposta pessoal
pra esse ano. Mas, como a Disney é a Disney....Encanto chegou com muito apelo,
fez barulho e foi sucesso de crítica e público. Nunca se sabe.
É interessante
notar que nesse ano a qualidade dos filmes aumentou muito em relação ao ano passado
por conta da pandemia. Além disso, essa é uma das edições com maior diversidade
de indicados em muito tempo, tanto para mulheres diretoras quanto para filmes
estrangeiros em geral. Os tempos mudam e se não mudarmos juntos ficamos para
trás. O mundo começa a olhar e respeitar mais as diferenças e é natural que
isso se reflita nas artes.
O Oscar 2022
acontece nesse domingo (dia 27) e pode ser acompanhado ao vivo pela TNT ou pela
Globoplay por volta das 21h.