Dirigido pelo escritor e jornalista indiano Ajoy Bose, o filme acompanha os Garotos de Liverpool na cidade de Rishikesh, Índia e explora a imersão de três anos da banda na cultura indiana.
A produção traz imagens raras de George Harrison, John Lennon, Paul McCartney e Ringo Starr, como também relatos de testemunhas oculares e comentários de especialistas.
Na época, visita rendeu muita atenção da mídia e também foi um período de grande criatividade de composição da banda, com eles compondo mais de 50 músicas que estiveram presentes seja nos próximos discos da banda ou de trabalhos solos de cada um deles, após a dissolução em 1970.
"A produção retrata o primeiro encontro do guitarrista George Harrison com o instrumento cítara, enquanto os Beatles estavam filmando o filme de comédia Help! e o uso do instrumento na canção 'Norwegian Wood', de John Lennon, em 1965. O documentário também revela o impacto do grupo sobre a juventude indiana. A influência inicial da banda é mostrada por meio do grupo pop contemporâneo The Savages, que nasceu em Mumbai na metade dos anos 1960, e por meio do ator Shammi Kapoor, dançando no filme Janwar, de 1965", conta comunicado oficial.
A trilha sonora de Os Beatles e a Índia foi composta pelo premiado compositor Benji Merrison e gravada no Abbey Road Studio 2, a lendária casa de gravação dos Beatles, além de Budapeste, Hungria e Pune, na Índia.