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Muito tem sido feito nos últimos anos sobre os processos de “redução do envelhecimento” que permitem aos atores interpretar personagens muito mais jovens do que eles. Mas também se tornou possível reduzir a idade do próprio filme, como demonstrado pela celebrada nova série documental de Peter Jackson, The Beatles: Get Back . A grande maioria do material que compreende suas quase oito horas de duração foi originalmente filmado em 1969, sob a direção de Michael Lindsay-Hogg para o documentário que se tornou Let It Be.
Aqueles que viram os documentários de Linday-Hogg e Jackson notarão como as mesmas imagens parecem mais nítidas, suaves e vívidas neste último, apesar do filme de dezesseis milímetros ter definhado por meio século. O tipo de restauração e aprimoramento visual visto em Get Back foi possibilitado por tecnologias que surgiram apenas nas últimas décadas - e vistas anteriormente em They Shall Not Grow Old , um documentário aclamado por sua restauração da centenária Primeira Guerra Mundial filmagem a um grau de verossimilhança semelhante a uma viagem no tempo.
Gravado em grande parte monoauralmente, essas fitas apresentaram um desafio de produção formidável. Os instrumentos de John, Paul, George e Ringo compartilham uma única faixa com suas vozes - e não apenas as vozes cantadas, mas também as faladas. Na primeira audição, isso torna muitas de suas conversas inaudíveis, e provavelmente por design: “Se eles estivessem em uma conversa, eles aumentariam seus amplificadores bem alto e dedilhariam o violão... Nós desenvolvemos uma tecnologia que é chamada de demixing. Você ensina ao computador como soa uma guitarra, ensina a eles como soa uma voz humana, ensina como soa uma bateria, ensina como soa um baixo.” Fornecido com dados sonoros suficientes, o sistema acabou aprendendo a distinguir um do outro não apenas os sons dos instrumentos dos Beatles, mas também de suas vozes.
Conseqüentemente, além dos momentos musicais reveladores de Get Back, suas muitas conversas outrora privadas, mas agora nitidamente audíveis, entre os Fab Four. "Oh, você está gravando nossa conversa?" George Harrison a certa altura pergunta a Lindsay-Hogg em um tom característico de falsa surpresa. Mas se ele pudesse ouvir as gravações hoje, sua surpresa certamente seria real.