'Contact' marca o terceiro single da banda de seu álbum de estreia, uma música obscuramente atraente sobre a busca de conexão. Uma peça altamente percussiva, Finn a descreve como 'tribal'. "É um grito de paixão, um clamor por toque."
A composição tem uma qualidade corporal. O baixo groove persuasivamente, em conjunto com o vocal marcante de Finn. É uma voz que é penetrante e devastadora, e uma entrega que lembra a implacabilidade encantadora de David Bowie. “Tudo que peço é um ato de contato”, ele repete no refrão, diferente a cada vez, puxando mais o coração do ouvinte a cada volta.
A maneira humilde de comunicação de Paul é um adorável contraponto à complexidade da música de sua banda, e ele é realista sobre o vídeo e a música que sua banda criou para ele. "Tudo tem uma sensação agradável, eu acho." ele diz humildemente. "'Contato' trata de buscar conexão com alguém. Com outra pessoa."
“Veio de uma ideia de música antiga, que passou por muitas iterações - a única coisa que era consistente, não importa quantas vezes a música fosse reescrita, era este grito: 'CONTATO'. Essa foi a coisa, então, construir a música em torno. "
Peça final do quebra-cabeça de 'Contato', Paul acabou entrando em contato com Arlene Caffrey, além do diretor Darren Finn. Juntos, eles procuraram criar um vídeo que celebrasse a conexão humana, que apresenta uma performance lúdica, mas cativante, de Caffrey.
'Contact' foi gravado no Black Mountain Studios, Co. Louth. A mixagem foi feita por Darren Clarke (Ham Sandwich) e a masterização por Fergal Davis (Muse, Sinéad O’Connor).