ROCK
01 - MOON WALKER
Após uma sequência de singles lançado durante 2021, a eclética banda de rock divulgou no último dia 24 o álbum "Truth To Power", primeiro completo de estúdio.
Nele, podemos ouvir 7 músicas ao longo de quase 30min repletos de baterias explosivas, ótimos riffs, vocais harmonicos e a união do classic rock, psicodélico e blues com o groove do funk em um lirismo que aborda temas importantes como desigualdade econômica, sensacionalismo da mídia e responsabilidade social.
'The TV Made Me Do It', onde liricamente trazem uma tema interessante, ao virar sua toda sua criatividade para o sensacionalismo da mídia de uma forma feroz, mas que só eles poderiam fazer. "A TV me fez fazer isso" é a tradução literal do título de uma música em que a banda não somente traz um conteúdo lírico evoluído, como também expande suas influências e elementos sonoros, se inspirando em nomes como Talking Heads e Pink Floyd.
E 'Light Burns Out', onde deixam a guitarra de lado insere piano e mellotron característico do power pop e da psicodelia sessentista, trazendo vocais harmônicos para uma faixa de lirismo instropectivo.
Ouça o álbum:
Diretamente dos EUA, eles e lançaram como artistas ano passado logo de cara com um EP, agora trazem pelo segundo ano seguido um compacto para as plataformas de streaming.
Repleta de grooves, cada faixa conta com uma história diferente, num conjunto da obra enérgico e que certamente não deixará o ouvinte parado.
Confira o EP:
03 - SCOTT SWAIN
Depois de aparecer por aqui com o single 'Skeletons', o artista britânico está de volta com o EP "Isolations", divulgado há praticamente um mês nas principais plataformas de streaming.
O rock alternativo como estilo principal, elementos do indie, folk e ska são alguns dos gêneros que podem ser identificados ao longo das 5 músicas presentes no EP quase 18min.
Tanto instrumentalmente quanto liricamente, temos a inspiração do cinema, trazendo em suas composições temas como abuso de poder, violência sistêmica, abuso de drogas, abuso de álcool e violência física ao meio ao lockdown que vivemos. Essas temas estão unidos a uma harmonia sincronizada perfeitamente em cada uma das faixas, com instrumentais casando completamente com a linha vocal.
A faixa 2, Skeletons, é vagamente inspirada no filme 'Sleepers' e examina a violência sistêmica e como ela precisa ser esmagada por todos os meios necessários;
A faixa 3, Look Out Ahead! inspirado no filme, 'Lost Highway' é sobre o abuso de álcool e usa isso como um mecanismo para lidar com o estresse da vida;
A faixa 4, Here To Going Forward, é inspirada no filme 'Requiem for a Dream' e é sobre co-dependência: tanto em termos de relacionamentos quanto de drogas;
E, por fim, a faixa 5, é inspirada no filme 'Event Horizon' e visa deixar um ponto simples: não importa o quão legal alguém pareça, todos nós temos um lado negro, e nunca devemos subestimar isso em ninguém.
Confira este e outros trabalhos do artista, abaixo:
POP-PUNK
04 - UFN (UNTIL FURTHER NOTICE)
Com dois singles lançados ao longo de 2021, a banda norte-americana revelou em Julho nas plataformas de streaming o álbum "This is Temporary".
Trazendo para o público ouvinte 12 músicas em um pouco mais de 40min, ele mostra um diferencial de contar com nove bateristas ao longo do álbum, sendo um instrumento bem destacado durante todo o proejto que lirticamente traz uma história diferente em cada faixa e se torna ainda mais rica com toda a riqueza instrumental num conjunto da obra e linha vocal clássica do pop-punk.
As faixas podem ser ouvidas abaixo:
INDIE POP
05 - TANNER CARLSON
Apesar de não ter singles lançados, o artista gosta de lançar todas as suas músicas do ano de uma vez só e foi assim que fez em 2018/19/20 e no final de Agosto, quando divulgou nas plataformas de streaming o EP "Stuck".
Sendo um projeto DIY, ele escreveu, gravou e projetou tudo pelo segundo ano seguido. Ouça este e outros EPs abaixo.
06 - SAMUEL ANDRYK
O Holandês de nossa lista, Samuel está de volta por aqui, agora com o EP "Oxytocin", divulgado nas plataformas de streaming no último dia 17 e que hoje ganha espaço em nossa lista.
Com seis músicas, ele traz uma sonoridade indiepop, além de elementos do pop comercial, apesar da voz e violão darem o tom de cada uma das faixas.
Já tendo morado em diversos locais do mundo, como Argentina e Espanha, além da Holanda, certamente as influências culturais e vivências estão presentes neste álbum que nasceu do lockdown e liricamente fala sobre amor, perda e aventura, além de usar ele mesmo como um processo de auto-cura e ajudar outras pessoas com a arte da música.
Tendo gravado todas as seis faixas durante a primeira semana na ilha Gran Canaria, Espanha, ele conta que sua faixa favorita é 'Feel the Same', que conta um com belíssimo coral de 120 alunos em um trecho específico da música.
Sendo um EP para quem está lutando contra a solidão, a depressão e qualquer outra insegurança que parece muito pesada para vencer no momento. Certamente quem está se identificará e receberá uma dose de 'oxitocina' (olha o trocadilho com o nome do álbum), durante e no final da audição.
07 - SUG DANIELS
Assim como a faixa escolhida para ser single, este EP traz uma sonoridade folk repleta de emoções, dores, vulnerabilidade e que capta momentos pessoais da artista, unindo esse lirismo a uma instrumentação que mescla também R&B e Lo-fi, em mensagens sinceras e positivas.
O EP pode ser ouvido abaixo:
POP
08 - DECEMBER ROSE
É uma vocalista e compositora de Montreal, Canadá e que há cerca de um mês lançou seu segundo álbum completo, sendo o primeiro da década e intitulado "Raise Your Voice".
09 - GHOSTS OF OUR FORMER SELVES
Depois de introduzirmos eles ao site com a faixa 'Now We're Talking', agora estão de volta com o álbum "Night Church", divulgado nas principais plataformas de streaming no último dia 24.
Nele, eles trazem para o público ouvinte 12 músicas extensas que somam +50min de duração e passam principalmente pelo Soul, Funk e elementos de uma vertente contemporânea do Pop, trazendo influências de nomes como Marvin Gaye, The Police e unindo eles a um lirismo necessário de temas como saúde mental, bloqueio e rompimento de relacionamento por meio das letras, trazendo honestida, alma e dedicação para cada uma das faixas lançadas e repletas de um atmosfera instrumenta nostálgica.
"Os quatro anos entre o primeiro e o segundo álbum são marcados pela perda dos pais e pelo nascimento dos filhos. No meio, muitas outras coisas aconteceram. O cantor e letrista Theo Brehony descreve os acontecimentos da vida por trás das canções:
DANCE
10 - CHARLI HARUHI
É uma cantora, compositora e produtora de Hampton que, após alguns singles e dois EPs lançados, ela finalmente divulgou nas plataformas de streaming seu álbum de estreia, intitulado "1st Density" no último dia 22.
Durante quase 44min, o álbum apresenta um trabalho conceitual que fala sobre os quatro elementos da natureza: terra, água, fogo, ar e espírito ao longo de 11 músicas, incluindo faixas lançadas anteriormente como 'Blew'.
Nele também ela mostra um estilo multi-gênero/cultural ao passar pelo dance, eletropop, house, disco, elementos do R&B e Soul, com instrumentais enérgicos, muito bem mesclados com as entonações vocais ao longo de um trabalho que certamente não deixará as pistas paradas e merce estar presente dentro de playlists do gênero.
Para ajudar a ser lançado, ele contou com apoio de crowdfunding no Indie Go Go e vocês podem ouvir abaixo: