O Steam Deck vai ter três modelos com diferentes poderes de processamento e outros recursos adicionais. O mais modesto custará, fora do Brasil, US$ 399. Já o mais poderoso será vendido por US$ 649.
Entre suas configurações, temos tela de sete polegadas, alavancas analógicas dos dois lados, quatro botões de ações e oito gatilhos (Touchpads, que podem ser usados tanto dentro do jogo como sendo Mouse), possibilidade de ser ligado a televisões através de cabos ou de um acessório oficial vendido separadamente, SteamOS (sistema operacional baseado em Linux, mas que permitirá o usuário instalar outros sistemas, como Windows) e até mesmo possibilidade de também instalar jogos da concorrente Epic Games.
Sobre o diferencial do OS, podemos dizer que poderíamos conectar um mouse e teclado, apertar Alt-Tab dentro dos jogos para ir para um navegador ou vídeo, carregar programas ou jogos de apps como Origin, uPlay ou Epic Games Store... Tudo como se fosse de fato um desktop ou notebook.
O aparelho vai trazer 16 GB de memória RAM, além de um processador Zen 2 4c/8t de 2.4-3.5 GHz, placa de vídeo 8 RDNA 2 Cus de 1.0-1.6 GHz, e bluetooth 5.0. A resolução esperada é de 1280 x 800 px na proporção 16:10, além de trazer uma tela de 7 polegadas e controles acoplados ao dispositivo.
Por ser de arquitetura RDNA 2, o Steam Deck terá suporte a Ray Tracing, Variable Rate Shader e outras tecnologias (é a mesma arquitetura da nova geração, PS5, Xbox Series X e S).
Confira o diferencial entre cada um dos modelos (todos com suporte para MicroSD):
- $399 - 64GB SSD
- $529 - 256GB NVMe SSD
- $649 - 512GB NVMe SSD + tela anti-reflexo (além de mais itens exclusivos)
IGN já testou o portátil e trouxe suas impressões aqui.