Criolo lança hoje, 18 de dezembro, “Sistema Obtuso” seu novo single em parceria com Tropkillaz. Ouça aqui. Em uma volta às raízes, Criolo apresenta esse marcante rap - que ganhou ares de trap graças à parceria com o duo eletrônico.
“Sentimento de gratidão gigantesca pela oportunidade de fazer esse trabalho com Tropkillaz. E é uma música onde eu peço licença a todos os jovens pra apresentar esse som, que é diferente de todos os sons que eu já fiz e é um aceno para dizer que a gente tá aqui e que eles tão ensinando muita coisa pra gente”, afirma Criolo. "Espero que todos possam escutar o som nas plataformas e assistir ao clipe. Toda boa energia pra esse trabalho, toda gratidão e agradecimento ao Tropkillaz e vamos com tudo”, completa.
A faixa chega também em um tecnológico videoclipe em realidade estendida (XR), gravado em São Paulo e dirigido por Denis Cisma - também diretor do clipe de “Boca de Lobo”, indicado do Grammy Latino de 2019 na categoria melhor vídeo curto.
“Esse clipe é o quinto que eu faço pro Criolo, já trabalhei com ele em “Duas de Cinco/Cóccix-ência”. “Boca de Lobo”, “Não Existe Amor em SP” e “Cais”. Acho que faz parte de um universo e de uma linguagem criada desde o primeiro clipe, com uma crítica sócio-política em imagens impactantes. A grande diferença desse clipe é a utilização de uma técnica nova chamada Virtual Production, utilizada na série Mandalorian, do Starwars. O clipe de “Sistema Obtuso” foi 100% feito em estúdio, filmamos com um fundo de painel de LED de 10x5m, essa técnica possibilitou inserir o Criolo e os atores em universos virtuais”, conta Denis Cisma.
Além de Criolo e Tropkillaz, o clipe conta com o ator Júlio Andrade, indicado 2 vezes ao Emmy internacional como melhor ator; e Carolina Amares, bailarina que já fez parte do grupo Corpo.
As gravações aconteceram no Estúdio Quanta, em São Paulo, durante a fase verde da quarentena, seguindo todos os protocolos de segurança da APRO e Sindcine, com equipe testada negativamente para Covid-19, distanciamento e biomédica no set.
“Somos fãs do Criolo, como pessoa e como artista. Sempre quisemos trabalhar com ele. Fizemos o remix de Vasilhame alguns anos atrás e ficamos ainda mais na vontade, mas tudo tem a sua hora, ainda bem que a hora é agora!”, afirma Tropkillaz sobre a parceria.
“É uma alegria muito grande fazer esse trabalho junto com Tropkillaz, então a ansiedade já era imensa. Nunca imaginei poder trabalhar com os caras, eles são bons demais. E tá muito bonito, muito especial. Já conheço o Zegon de miliano através do Ganja (Daniel Ganjaman), que me apresentou ele. Uma vez nós fomos cantar em Los Angeles, ele colou, colocou a família… e hoje o mundo deu volta, Zegon tá aí fazendo esse som com a gente. E o Laudz eu conheço lá de Curitiba, ele tinha dezesseis pra dezessete anos entregando CDzinho de base que ele fazia, mostrando pro pessoal o trabalho dele, querendo uma oportunidade e aí a gente se encontra agora. Isso é muito especial, meninos que têm histórias diferentes, lugares diferentes e a música faz esse encontro maravilhoso. Pra mim, é muito especial e estou muito grato pela música e pela vida de me dar essa oportunidade. Salve!”, conta Criolo.
No próximo dia 23 de janeiro, Criolo também apresenta na plataforma Twitch, onde mantém sua Criolo TV há mais de 6 meses, o 1º show em realidade estendida (XR) do Brasil. Dirigido também por Denis Cisma, ao lado de Tito Sabatini, a apresentação ao vivo acontece em twitch.tv/criolo.