Inspirados nos maiores cartunistas, Fabrício Gradim criou o Neura Comics, tirinhas autobiográficas com formatos simples mas que expressão grandes sentimentos. Fabrício tem 33 anos, nascido em uma pequena cidade chamada Paraisópolis, no Sul de Minas e formado em T.I e Web Design, se descreve como "preguiçoso, neurótico e gosto de ficar bêbado no
final de semana", com o mesmo humor ácido e cômico que coloca em suas tirinhas.
Motivado em lançar um livro com suas tirinhas, Fabrício Gradim criou uma campanha no Catarse para arrecadar fundos e realizar o sonho de ter seu material físico. Em entrevista ao site Os Garotos de Liverpool, Fabrício conta sua trajetória, inspiração para criar tirinhas com histórias inusitadas e convida o público para apoiar a campanha e assim ajudar a Neura Comics alcançar a meta para conseguir lançar o livro. Todo mundo que apoiar com valores acima de R$32,00 já recebe o livro impresso com frete incluso em todo o território nacional.
Como você aprendeu a fazer tirinhas? De onde você
tirou essa ideia?
Sempre gostei de ler e colecionar quadrinhos de todos os tipos. Nunca
gostei de estudar então ficava desenhando o tempo todo na escola e comecei a
fazer algumas paródias de super herói na oitava série. Depois que me formei
sempre me aventurava em fazer tirinhas de humor pois gostava muito do formato
que exigia poucos quadros e acabava em piada. Quando tinha uns 20 anos achei na internet vários cartunistas independentes que
divulgavam seu trabalho na internet. Foi nessa época que criei meu primeiro blog, postei minhas primeiras tirinhas e
não muito tempo depois apaguei tudo! Depois de vários blogs e páginas no
facebook apagados, criei a “Neura Comics” e nunca apaguei. Apagava pois tinha
vergonha até então de tudo que eu fazia.
Neura Comics apresenta traços simples e histórias do cotidiano inspirados na sua vida pessoal, certo? Porque decidiu seguir essa característica?
Sim, gosto muito de quadrinhos autobiográficos! Acredito que quanto mais realista a situação, melhor o pessoal vai se identificar e por isso tende ser mais engraçado!
Conte um pouco sobre o processo de criação das tirinhas.
Normalmente tento ficar atento a ideias que vão surgindo durante o dia e anoto tudo, mesmo que na hora não pareça tão boa ou esteja bem desenvolvida. Depois sento no computador e trabalho nos diálogos e desenho.
Você já é um cartunista profissional, seu trabalho se resume a isso ou você tem mais como um hobby?
Eu queria muito que fosse minha profissão mas por enquanto só consigo pagar meus boletos por conta do trabalho com Comunicação Digital.
O projeto acumula bastante seguidores nas redes sociais. As pessoas costumam se identificar com as histórias abordadas nas tirinhas?
Apoie seu artista independe favorito. Existe muito trabalho e dedicação antes do resultado final que você lê em alguns minutos de graça na internet. Não desista dos seus sonhos!
Para conhecer mais sobre Neura Comics, acesse:
www.facebook.com/neuracomics
www.instagram.com/neuracomics/