Com letra de Tico Santa Cruz e música dos integrantes da banda, a canção produzida por Tico Santa Cruz, Phil e Renato Rocha, com voz, vocais e bateria gravados no Estúdio Mobilia Space, teve demais instrumentos gravados pelos respectivos músicos em seus estúdios caseiros, em junho de 2020. A canção tem participação especial do multi-instrumentista e produtor Marcelo Sussekind, que toca guitarra na faixa e assina a mixagem.
Carta ao Futuro ganha videoclipe com animação que conta, de maneira lúdica, o sentimento dos brasileiros diante do obscurantismo negacionista que tomou conta do país. O desastre na gestão da saúde em plena pandemia, as alegorias fascistas e as tentativas de golpear e enfraquecer a democracia são retratadas e simbolizadas através de zumbis que aterrorizam Brasília, acompanhados de um forte aparato repressivo e seitas obscurantistas.
O clipe se desenrola em um cenário apocalíptico, onde crianças negras e profissionais da saúde, imprensa, Cultura e Educação são atacados por esses zumbis. O Detonautas Roque Clube aparece buscando levar uma mensagem positiva perante esse apocalipse. Várias simbologias estão escondidas nas entrelinhas do videoclipe.