Matéria completa, em inglês, no Variety |
Ao mesmo tempo, o mundo estava implodindo. A guerra do Vietnã estava em fúria, a União Soviética reprimiu violentamente uma revolta pacífica na Tchecoslováquia e, somente na primavera de 1968, Martin Luther King e Robert Kennedy foram ambos assassinados.
Se os Stones não tivessem aparecido em 1968, eles poderiam acabar como o Dave Clark Five. (Ok, talvez não o Dave Clark Five.) Mas eles responderam com “Jumpin 'Jack Flash”, “Sympathy for the Devil”, “Street Fighting Man” e o resto do icônico “Beggars Banquet”, bem como várias músicas. que apareceria nos álbuns seguintes "Let It Bleed", "Sticky Fingers" e "Exile on Main Street". Continua sendo uma das maiores explosões criativas da história do rock.
A Abkco, que faz a curadoria do catálogo inicial do grupo, está celebrando os Stones de 1968 com três lançamentos especiais que emanam daquele ano: uma reimpressão de vinil “Beggars Banquet” remasterizada e reembalada; uma versão restaurada do filme "Sympathy for the Devil" de Jean-Luc Godard (que documenta os Stones gravando a música principal); e, no início do próximo ano, uma reedição ampliada do lendário vídeo e álbum “Rock and Roll Circus”.
"Beggars Banquet" - 16 de Novembro
Com última atualização em 2002, o álbum icônico foi transferido da fita estéreo original para o stream digital direto e remasterizado pelo master master Bob Ludwig. O que quer que isso signifique, soou ótimo em uma prévia que a Variety recebeu do engenheiro-chefe da Abkco, Teri Landi. Este é um álbum que nunca deve soar limpo demais, e os dois mecanismos deste álbum - o violão Richards e a bateria de Charlie Watts - são feitos mais brilhantes, sem perder, por exemplo, o turbilhão de instrumentos no desvanecimento de “Street”. Fighting Man. ”A reedição de edição limitada de vinil inclui:
- uma capa gatefold com uma capa especial, incluindo tanto a obra original rejeitada “bathroom-wall” quanto a capa branca que a substituiu;
- um bônus de 12' da música "Sympathy For the Devil" em mono (a única música do álbum a ser verdadeiramente mixada em mono), apoiada com uma gravura da capa original do "toilet";
- uma réplica de um raro disco flexi japonês de bônus contendo uma entrevista por telefone com Mick Jagger de 1968, originalmente incluída nas primeiras gravações japonesas de “Beggars Banquet” e desconhecida até para muitos fãs;
- um código de download para o álbum e entrevista.
Beggars Banquet (50th Anniversary Edition) CD/digital tracklist
- Sympathy for the Devil
- No Expectations
- Dear Doctor
- Parachute Woman
- Jigsaw Puzzle
- Street Fighting Man
- Prodigal Son
- Stray Cat Blues
- Factory Girl
- Salt of the Earth
Beggars Banquet (50th Anniversary Edition) vinyl tracklist
Disco 1
Lado A
- Sympathy For the Devil
- No Expectations
- Dear Doctor
- Parachute Woman
- Jigsaw Puzzle
Lado B
- Street Fighting Man
- Prodigal Son
- Stray Cat Blues
- Factory Girl
- Salt of the Earth
Disco 2
- Sympathy For the Devil (mono)
Disco Flexi
1) ‘Hello, This Is Mick Jagger!’ LONDON to TOKYO April 17, 1968
Planejado como um especial da BBC, a performance de dezembro de 1968 foi encabeçada pelos Stones e contou com John Lennon e Yoko Ono (com Eric Clapton), The Who, Marianne Faithfull, Jethro Tull e outros. Os Stones estavam insatisfeitos com sua performance de seis músicas na época e arquivaram as filmagens (embora a performance do The Who tenha sido lançada uma década depois no documentário “The Kids Are Alright”) até que finalmente, em 1996, a Abkco lançou o show completo - não importa o que os Stones pensaram, apresenta muitas performances apertadas e é um artefato fascinante da época. Esta nova reedição apresenta:
- um DVD / Blu-Ray das performances em Dolby Vision em ecrã panorâmico, com áudio em Dolby Atmos;
- um folheto colorido;