Neste sábado, 11 de fevereiro, ocorrerá o Mods Mayday 2017, um dia destinado a trazer de volta as inquietações juvenis cosmopolitas.
O festival reunirá quatro bandas provenientes de três décadas diferentes da cena mod paulistana, dois Djs fortemente ativos na noite da cidade - Cintia Sixtie e Kalota - e o lançamento do livro "Nós Somos os Mods", de André Carmona.
O evento será no Morfeus Club e contará com bandas nacionais que se inspiraram no movimento londrino originado na década de 60. A tribo dos Mods era constituída por jovens ingleses da geração baby boom que almejavam certa intelectualidade e modernidade, já que seu país era caracterizado pelos seus costumes e conservadorismo. Eles buscavam liberdade cultural e social e pregavam a quebra de paradigmas e padrões seguidos tanto na moda, como na música e nas artes em geral, concentrando-se na ruptura dos valores das gerações anteriores como desejo de liberdade.
A banda The Who foi uma das popularizadoras do que viria se tornar o “alvo mod”, como é conhecido o símbolo circular azul, branco e vermelho, utilizado para caracterizar o movimento que embora tenha origem da Força Aérea Britânica, só começou a representar tal simbologia diante da utilização da imagem em shows da banda. Sua música “My Generation” ainda veio a ser tornar um verdadeiro hino mod.
Diversas bandas também foram importantes ao movimento como The Small Faces, The Kinks, The Jam, Zombies e Creation. Já no Brasil, o movimento teve mais reconhecimento no Rio Grande do Sul e São Paulo, contando com bandas como Os Cascavelletes, Faichecleres, Os Efervescentes, Bidê ou Balde, Efedrinas, The Charts, Cachorro Grande, Júpiter Maçã e outros.
No evento, as bandas The Charts, Efedrinas, Modulares e os Artefactos farão parte da festa:
The Charts foi fundado em 1991, lançou dois trabalhos, Carbônicos e São Paulo em PB. A banda volta para show único e será neste sábado.
Efedrinas foi formada em meados de 2005 por um grupo de admiradores da cultura e postura Mod, segundo eles, não aderem a lugares comuns na música e retratam em suas letras as inquietações que afligem o inconformado habitante das grandes cidades e o cotidiano dilacerante de uma metrópole como São Paulo.
A terceira banda do evento, será o Modulares, que se destaca por suas canções urgentes e vigorosas. As letras retratam, de forma direta, as inquietações de quem vive tendo como pano de fundo um grande centro urbano. As apresentações ao vivo, incendiárias e cheias de energia, são marcas registradas da banda.
E os mais novos no ramo, Os Artefactos nasceram em 2016. R&B, Blues, freakbeat, garage, british invasion, psicodelia e outros cenários musicais e do universo mod são a base desta nova banda paulistana.
Serviço
Sábado, 11 de fevereiro a partir das 16h
Morfeus Club (Rua Ana Cintra, 110 – Santa Cecilia, São Paulo/SP)
R$ 20 com nome na lista (lista - modmaydaysp@gmail.com)
R$ 25 na porta