Wild Life é o álbum de estreia do Wings. Paul e Linda McCartney tinham trabalhado com o baterista Denny Seiwell em seu álbum anterior, Ram, e eles acrescentaram Denny Laine, o ex-líder do Moody Blues, para o trio para se tornar Wings.
Gravação
Gravado em um pouco mais de uma semana, a banda tinha a mentalidade de que o disco precisava que ser imediato e primitivo, a fim de capturar o frescor e a vitalidade de uma gravação em estúdio ao vivo. Cinco das oito músicas foram gravadas num único take.
O álbum foi ensaiado no estúdio de McCartney e foi gravado na Escócia no estúdio apelidado Rude Studios, que Paul e Linda tinha usado para fazer demos que seriam usados em álbuns de Wild Life até Driving Rain, e gravado no Abbey Road Studios com Tony Clarke na engenharia.
No álbum promocional, "The Complete Audio Guide To The Alan Parsons Project", Alan Parsons discute como ele fez uma mixagem de "I Am Your Singer" que Paul gostava tanto, ele é usado para a mixagem final do álbum. Paul pode ser visto no Rude Studio em 2001 o documentário "Wingspan".
Paul gravou todos os vocais, compartilhando os deveres com Linda em "I Am Your Singer" e "Some People Never Know".
Depois de uma festa anunciando a formação da banda em novembro de 1971, Wild Life foi lançado em 7 de dezembro de 1971 com a reação da crítica e comercial morna.
Uma canção notável, "Dear Friend", gravada durante as sessões de Ram, foi aparentemente uma tentativa de reconciliação com John Lennon. Foi sem dúvida um acompanhamento oportuno para atacar John sobre Paul na canção "How Do You Sleep?" do álbum Imagine, que aparentemente havia sido em retaliação à Paul em John em "Too Many People" no Ram. Crítico musical Ian MacDonald usou "Dear Friend" como um contra-argumento para a caricatura de McCartney como um leve emocional.
Além de nomear as faixas previamente escondidas, a versão em CD original acrescentou: "Oh Woman, Oh Why" (o lado B de "Another Day"), "Mary Had a Little Lamb" e "Little Woman Love".
Em 1993, Wild Life foi remasterizado e relançado em CD como parte da série "Paul McCartney The Collection" com os singles "Give Ireland Back to the Irish" e "Mary Had a Little Lamb", bem como os Lados B "Little Woman Love" e "Mama's Little Girl" - todas gravadas em 1972 com exceção de "Little Woman Love", que foi um outtake do Ram - como faixas bônus, e também duas faixas escondidas: "Bip Bop Link" (uma pedaço em violão) entre "I Am Your Singer "e" Tomorrow "e" Mumbo Link "(uma jam instrumental) depois de" Dear Friend ".
A versão gravada no jardim da Escócia de Paul,por volta de junho de 1971 do bluegrass-intitulado "Bip Bop" com participação da filha de Paul e Linda,Mary rindo no fundo, e em um riff seguido chamado "Hey Diddle". Este surgiu em 2001 na compilação Wingspan: Hits and History.
Faixas:
Lado A
1-"Mumbo" – 3:54
2-"Bip Bop" – 4:14
3-"Love Is Strange" (Mickey Baker, Ethel Smith) – 4:50
4-"Wild Life" – 6:48
Lado B
1-"Some People Never Know" – 6:35
2-"I Am Your Singer" – 2:15
3-"Tomorrow" – 3:28
4-"Dear Friend" – 5:53
Versão CD remasterizado 1993:
1-"Mumbo" – 3:54
2-"Bip Bop" – 4:14
3-"Love Is Strange" (Mickey Baker, Ethel Smith) – 4:50
4-"Wild Life" – 6:48
5-"Some People Never Know" – 6:35
6-"I Am Your Singer" – 2:15
7-"Bip Bop Link" - 0:52
8-"Tomorrow" – 3:28
9-"Dear Friend" – 5:53
10-"Mumbo Link" - 0:45
11-"Give Ireland Back to the Irish" – 3:46
Single de lançamento dos Wings, eventualmente proibida pela BBC por razões políticas.
12-"Mary Had a Little Lamb" – 3:34
Segundo single do Wings; como "Give Ireland Back to the Irish", esta nunca foi lançado em um álbum até "The Paul McCartney Collection" ser lançado.
13-"Little Woman Love" – 2:11
Lado B de "Mary Had a Little Lamb".
14-"Mama's Little Girl" (Paul McCartney) – 3:41
Nunca foi lançada e só era conhecida em bootlegs,como "Hot Hits - Cold Cuts".
O primeiro lançamento foi em 1990, como o lado B do single "Put It There".