Lançado há exatos 50 anos, o disco que está na 42ª posição de discos definitivos do rock and roll e marcou de vez em entrada dos garotos de Liverpool no mundo psicodélico, algo que seguiu com Sgt. Pepper, filmes como Magical Mystery Tour, Yellow Submarine, além dos filmes de mesmo nome.
Dando mais espaço a voz e as ideias de George Harrison, Taxman é a música que abre o disco e mostra que algo estava acabando naquele momento: Canções sobre mulheres, que foram trocadas por coisas que o rodeavam, como o taxamento do governo de acordo com seu bolso na faixa inicial, as drogas em Got To Get You Into My Life, Eleanor Rigby e a história fictícia de alguém que existiu, o Doctor Robert, quem fornecia LSD para a banda, além de diversas outras músicas que saiam daquele tema que cercava praticamente todas as faixas dos outros 6 discos lançados anteriormente.
Depois de Taxman, o disco segue com a belíssima orquestrada Eleanor Rigby, que fala sobre a solidão, a melodia e as primeiras palavras de "Eleanor Rigby" surgiram enquanto ele tocava piano. Ao se perguntar que tipo de pessoa ficaria recolhendo arroz em uma igreja depois de um casamento, ele acabou sendo levado à sua protagonista. O resultado é a faixa ser uma das músicas mais regravadas da história, junto com Yesterday, outra feita cantarolada enquanto tocava piano.
Love You To é um divisor de águas no mundo do rock, que passou a ter a subdivisão do rock psicodélico com a inserção da citará, instrumento indiano apresentado por Ravi Shankar para George Harrison, que canta sua segunda participação no disco.
Ringo Starr é o responsável por dar vida a próxima música do disco, composta por Lennon e McCartney, a pessoa mais carismática da banda usa sua inconfundível voz nasal para cantar Yellow Submarine, a música mais carismática do disco, tendo participação de funcionários do estúdio fazendo sonoplastia, uma banda de jazz e diversos amigos como Brian Jones, Patti Harrison que participaram do coro, junto com os membros da banda.
Enquanto na primeira se via um dueto que rendia a melodia da música, na segunda o destaque fica para os belos riffs e a performance vocal descompromissada e divertida de Lennon e McCartney que faz a música ser um dos destaque do disco, mesmo que nunca tenha sido tocada ao vivo.
Gravando o piano numa rotação maior do que a indicada (56 ciclos contra 50 indicados) Good Day Sunshine começa com um piano que vai cada vez mais aumentando seu som, depois seguindo da bateria de Ringo, o baixo de Paul e acordes básicos, porém que marcam a música e mostra o extremo carisma de Paul em sua performance.
Última de George no disco, I Want To Tell You é uma canção que fala sobre a frustração que todos sentimos em relação à tentativa de comunicar certas coisas apenas utilizando as palavras. É certamente uma de suas letras mais densas e ela é tão densa que George não conseguia expressar todos seus sentimentos em acordes e elaborou um acorde diferenciado que pareceu capturar o que ele queria dizer. Quando George diz na letra "I don't mind... I could wait forever. I've got time." (Eu não me importo... Eu poderia esperar para sempre) e, enquanto isso, Mccartney insiste batendo a mesma nota no Piano, serve para enfatizar justamente que pode esperar para sempre.
Encerrando o disco com a primeira música gravada dele, Tomorrow Never Knows é a faixa mais psicodélica da banda e ao lado de Within You, Without You, uma das músicas mais progressivas e experimentais da banda.
A bateria de Ringo, que tem um som distinto de tudo que ele havia feito antes, soou daquele modo quando colocou o microfone extremamente próximo do surdo e encheu o bumbo com quatro sweaters de lã, que os quatro beatles tinham usado para uma sessão de fotos dentro do estúdio e deixaram largados em um canto. Ninguém nunca havia abafado o bumbo antes, e o truque, como o som, foi repetido por todo o LP, como também para o álbum seguinte.
O som que parece vagamente uma gaivota é na verdade uma guitarra distorcida em loop. Outros sons usados são taças de vinho, um relógio gravado em rotação lenta e guitarras com rotação acelerada.
A voz de John foi conseguida através de uma caixa Leslie dentro de um órgão Hammond. Uma caixa Leslie, por definição, é uma caixa acústica com um alto falante giratório, o que dá ao órgão um som "ondulado". A idéia nasceu da sugestão de John querer soar como um monge cantando do alto de uma montanha.
1. Taxman (Harrison)
2. Eleanor Rigby (Lennon/McCartney)
3. I'm Only Sleeping (Lennon/McCartney)
4. Love You To (Harrison)
5. Here, There and Everywhere (Lennon/McCartney)
6. Yellow Submarine (Lennon/McCartney)
7. She Said, She Said (Lennon/McCartney)
8. Good Day Sunshine (Lennon/McCartney)
9. And Your Bird Can Sing (Lennon/McCartney)
10. For No One (Lennon/McCartney)
11. Doctor Robert (Lennon/McCartney)
12. I Want to Tell You (Harrison)
13. Got to Get You Into My Life (Lennon/McCartney)
14. Tomorrow Never Knows (Lennon/McCartney)
Ouça o disco: