Formada em 2005, a banda teve seu lançamento no mySpace, onde tiveram suas músicas tocadas mais de 1 milhão de vezes em nove semanas, tornando-se uma das bandas mais populares de rede social. Três anos depois de sua formação e menos de um mês do lançamento do primeiro disco, a banda se apresentou pela primeira vez logo em um grande festival, o Virgin Mobile Festival, o maior festival da costa leste americana, ao lado de grandes nomes da musica como Foo Fighters, Jack Johnson, Kanye West, Nine Inch Nails,Stone Temple Pilots e Bob Dylan.
Utilizando diversos gêneros musicais, a banda passa pelo hip-hop, rock, algumas influências de danças, experimentalismo sintetizadores e guitarras acústicas (que normalmente não é usada, principalmente no primeiro disco), variedade vocal (com diversas músicas tendo até 4 vozes).
O segundo disco da banda foi o ápice, quando American Tragedy conquistou a #1 Top Hard Rock Albuns nos EUA, #2 em Top Rock/ Modern Rock/Alternative Albums/Digital Albuns nos EUA, além de uma #4 na Billboard, ficando atrás somente de Adele, Britney Spears e Radiohead.
Conheci a banda em 2013, junto com The Strypes (que já entrevistei) e Halestorm (que também estará no festival), ouvindo a 89, mas não esperava vê-lá pelo Brasil tão cedo, acho que nem o fã mais conhecedor da banda esperava e a notícia pegou todos de surpresa, principalmente quando se uniu com o lineup de peso do Maximus Festival.
Não conhece a banda? Ouça Kill Everyone