Ex-baixista da Legião Urbana é encontrado morto no Guarujá

Renato Rocha foi baixista dos 3 primeiros discos da Legião Urbana
O músico Renato Rocha, integrante da primeira formação da banda Legião Urbana, foi encontrado morto neste domingo, 22, dentro de um hotel localizado no Guarujá, cidade do litoral de São Paulo, aos 53 anos.

O músico estava encostado na porta de um dos quartos. Ainda não foram divulgadas informações sobre a causa da morte. A polícia, contudo, cogita que Renato Rocha tenha morrido de causas naturais.
Na página oficial do músico na rede social Facebook, administrada pela irmã dele, foi postado o seguinte comunicado: "Renato faleceu nesta manhã, de parada cardíaca, em São Paulo. Vai com os anjos, Renato. Força ao seu casal de filhos, sua netinha, ao seu pai e aos seus demais familiares".
Também conhecido como Negrete ou Billy, o baixista Renato Rocha entrou para a banda legião Urbana em 1985 e tocou ao lado de Renato Russo, Marcelo Bonfá e Dado Villa Lobos no disco de estreia do grupo. Ele foi expulso após o álbum Que País É Este (1987) por causa de seus problemas com as drogas.

Em 2012, uma reportagem exibida pelo programa Domingo Espetacular, da Record, Rocha contou que perdeu tudo o que tinha devido ao vicio. Ele participou dos três primeiros álbuns do Legião Urbana e é coautor de canções como "A Dança", "Ainda É Cedo" e "Mais do Mesmo", entre outras.

À época da entrevista ele estava morando nas ruas do Rio de Janeiro. No vídeo Rocha afirma que sempre teve um bom relacionamento com Renato Russo, alguém que ele admirava muito e que também era dependente químico.

Negrete na Legião Urbana



A Legião Urbana originalmente era um trio, com Renato Russo tocando baixo. Renato Rocha ingressou na Legião Urbana logo depois de a banda ter assinado o contrato com a EMI, em 1984, a quatro dias do início das gravações do primeiro LP da banda, auto-intitulado. O motivo foi à tentativa de suicídio de Renato Russo ao cortar os pulsos, ficando assim impossibilitado de gravar. Renato Rocha era amigo de Marcelo Bonfá, baterista da Legião, o que facilitou sua entrada para a banda. A partir daí, virou quadro fixo do grupo e compôs "'Quase sem querer" e "Daniel na cova dos leões", junto com o líder da banda.
Renato Rocha deixou a Legião em 1989, quando a banda estava prestes a assinar o contrato do álbum As Quatro Estações. Em uma entrevista concedida anos mais tarde, ele afirmou que foi expulso por Renato Russo que, saindo de um elevador, disse: "Você está fora da minha banda". Em entrevistas posteriores, Dado Villa-Lobos revelou que os reais motivos da saída de Negrete foram devido aos seus problemas pessoais com bebidas e atrasos em shows . 
Após anos, Billy foi convidado a fazer uma participação no álbum Uma Outra Estação, tocando baixo na faixa "Riding Song", que se tratava de uma faixa em que a passagem dos instrumentos e o coral do refrão estavam gravados. Contudo, como não havia a voz de Renato Russo, a gravadora utilizou depoimentos gravados em 1986 dos quatro membros da banda em cima do arranjo.

Em 2013, Negrete subiu junto com outros músicos no palco montado no Estádio Nacional Mané Garrincha, no show "Renato Russo Sinfônico". Neste tributo, Renato Russo apareceu no palco na forma de projeção holográfica.
Em 2014, foi convidado para uma participação no projeto Urbana Legion, idealizado por Egypcio, da banda Tihuana. Neste projeto, Negrete voltou aos palcos para tocar os sucessos do Legião Urbana, junto com o também ex-integrante Eduardo Paraná.

Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.