A receita do sucesso varia de empreendedor para empreendedor. Mas de um fator não dá para fugir: sem clientes, nenhum negócio prospera. Normalmente, a empresa tem que suar muito para atrair clientes. E mais ainda para fazê-los comprar de novo.
O ex-Beatle Paul McCartney é um exemplo dessa relação de amor entre artistas e fãs. Nos últimos anos, McCartney tem visitado bastante o Brasil. Pessoas já viram os shows do britânico uma, duas, três vezes e as apresentações são sempre lotadas.
Pode até parecer estranho, mas McCartney pode inspirar o seu negócio. O site da revista Inc. fez uma lista, inspirada na música, de dicas para quem quer estreitar laços com seus clientes. No entanto, aqui no Brasil, a reportagem de PEGN percebeu que a grande maioria dos itens se associava à genial carreira do baixista. Aprenda como fidelizar seus clientes com Paul McCartney em três dicas:
1) Não seja um "empreendedor de um hit" – Paul McCartney está longe de ser um artista de um único hit. Com os Beatles, lançou 13 álbuns cheios de clássicos. Com o fim da trajetória do quarteto de Liverpool, ele investiu em outros projetos. Teve menos sucesso, é fato, mas continuou arrastando milhares de fãs.
Levando a trajetória de McCartney para o mundo do empreendedorismo, a lição que fica é que "empreendedores de um sucesso só" são esquecidos mais facilmente. Os hits de uma empresa são o que o empreendedor oferece. Por isso, o ideal é não se acomodar com o sucesso obtido em um lançamento e investir em novos produtos e serviços.
Esta característica de McCartney também é bastante útil para os empreendedores, que precisam "se garantir" a todo momento para manter a empresa lá em cima. Pequenos negócios geralmente têm poucos funcionários. Então, a saída é dar um jeito de resolver os problemas que aparecem.
3) Varie sua playlist – McCartney varia bastante as músicas que toca nos shows. É claro que a carreira do britânico, com toneladas de clássicos, permite isso. Para os empreendedores, a prática de "variar a playlist" traz uma dupla analogia: a primeira indica que quem tem uma empresa precisa variar seu catálogo de produtos e serviços.
Além disso, é importante que o empreendedor varie a forma de falar com seus clientes. Por exemplo, se uma empresa tem um público-alvo muito amplo, pode ser que, de acordo com o cliente, seja necessário adaptar o discurso.
Fonte: PEGN