George
Bernard Shaw estava correto em afirmar que a Grã-Bretanha e América
eram dois países " separados por uma língua comum " , a nova
caixa dos álbuns dos EUA dos Beatles oferece a confirmação musical. Lançado para comemorar o 50 º aniversário da primeira visita do grupo
na América esses álbuns estão disponíveis no Reino Unido pela
primeira vez , e proporcionar uma grande surpresa reveladora para as
diferenças com que os dois países consideravam esse fenômeno musical.
América
tinha sido lento para agarrar-se aos Beatles - ou a parceiro da
EMI, a Capitol tinha passado a oportunidade de lançar seus primeiros
singles , o que , consequentemente, apareceu no independente Vee- Jay
- e de repente foram forçados a tocar quando "I Want to Hold Your Hand" catapultou o grupo para a ribalta da América em 1964. Ao lado de uma enxurrada de singles de sucesso ,a Capitol saqueou o
catálogo dos Beatles para criar uma nova série completamente de álbuns
para este vasto novo mercado virgem, exibindo um total desrespeito
as intenções originais da banda.
No
final do mesmo ano, os Beatles tinham lançado um total de quatro álbuns
no Reino Unido , representando uma progressão clara no entusiasmado do
rock'n'soul e esforços no tipo de composição de Please Please
Me e With The Beatles para o triunfo florescimento de A Hard Day's Night e a reflexão influenciada do folk do Beatles for Sale.A Capitol , pelo contrário, tinha inundado o mercado com nada menos
que seis álbuns em um ano, borrando claro a carreira de arco do grupo com
uma série de coleções aparentemente ordenadas aleatoriamente abatidas a
partir de todos os pontos de sua história.
Foi
uma alimentação - frenesi absoluta da Capitol que só
pode ter uma base de fãs perplexos já pego em uma onda febril de
Beatlemania . Então,
para confundir ainda mais as coisas , eles começaram 1965 ,
retornando novamente para The Early Beatles , num ano em
que o grupo estava escalando as alturas de Help! e Rubber Soul .
Os
dois álbuns da trilha sonora são, talvez, as profanações mais sem
vergonhas , cada uma tomando apenas o primeiro lado da versão britânica
equivalente com a música incidental do filme e as versões
instrumentais de canções já em destaque no álbum - ótimo para karaoke ,
talvez, mas não oferecendo nenhuma impressão de que o feito extraordinário da A Hard Day's Night , em
particular , o primeiro álbum com apenas material de Lennon - McCartney .
Não
foram só os conteúdos diferentes, mas em muitos casos a música real era
substancialmente diferente das versões britânicas em termos sonoros ,
as mixagens americanas imponentes na compressão extra e atraso -
especialmente nos vocais - para atender aos gostos e criando
o bizarro " Duophonic " um falso
-stereo nas mixagens de faixas mono equalizando diferentes instrumentos,
que foram, então, apresentados em canais separados. Os
Beatles ficaram compreensivelmente consternados com a atitude
arrogante da Capitol ao seqüenciamento , como faixas que foram brutalmente
colhidas a partir de álbuns para expandir a quantidade de
produto disponível. Daí,
talvez , o " Butcher's Cover" onde os garotos estão em
jalecos brancos, sorridentes segurando cortes sangrentos de carne e
bonecas desmembradas , uma imagem clara de "matar nossos bebês " - o que
eles apresentam como a capa de Yesterday And Today,uma mistura bizarra de duas faixas do Help! , quatro da Rubber Soul ,
e três do ainda-a ser lançado álbum Revolver, tudo retirado dos álbuns
americanos , mais dois singles sem álbum.
Quando
os varejistas se opuseram a este item de mau gosto em suas prateleiras
,a Capitol rapidamente mudou o álbum e colou novas capas mais simples
sobre a foto ofensiva , criando objectos de colecção instantâneas. O
álbum , no entanto, apontam para as maiores calúnias visitadas sobre a
saída dos Beatles da sua gravadora americana , diminuindo o impacto de
ambos Rubber Soul e Revolver, ainda considerado por muitos como um dos
maiores álbuns já gravados. Ao invés dos banquetes cheios oferecidos ouvintes britânicos , que
não deixou dúvidas de que a banda estava indo em uma variedade de
direções inéditas na música pop, os norte-americanos tiveram que se
contentar com as versões bizarras parcialmente como indicativos de
extraordinária diversidade do grupo.
Fonte: Belfast Telegraph UK ou Diário dos Beatles