Em alguns casos os Beatles foram os primeiros. Em outros, foram os
melhores. Em outros, foram os maiores. Muitas vezes, as três coisas
juntas. Mas, para certos assuntos, simplesmente deram uma sorte danada.
No caso de seu espólio, por exemplo: a banda rompeu laços no auge de sua
criatividade, juventude e produtividade. E deixaram atrás de si, oito
anos de trabalho absurdamente intenso que levou anos e anos para ser
organizado. E essa morosidade só ajudou a transformar todo esse trabalho
em mito e a manter seu frescor, 43 anos depois do fim do grupo.
O cânon só foi definido no final dos anos 80: os doze álbuns da discografia inglesa, mais o Magical Mystery Tour americano e a coletânea dupla de faixas originalmente lançadas em compactos chamada Past Masters.
O acervo de gravações inéditas foi explorado de forma episódica: em
1976, para aproveitar um novo surto de beatlemania, foi lançado At The Hollywood Bowl,
uma compilação de três shows no anfiteatro californiano gravada entre
1964 e 1965. Depois, apenas nos anos 90, quando a quase lendária briga
da Apple com a EMI teve fim. Vieram, na sequência, Live at the BBC (1994, reunindo gravações da banda na rádio estatal inglesa) e as três coletâneas duplas da série Anthology (1995-1996). E o baú se fechou novamente.
Em
2007, a Apple anunciou o executivo americano Jeff Jones como seu novo
diretor. Jones fez fama com os cuidadosos relançamentos do selo Legacy
da Sony Music (notadamente o premiado trabalho sobre o catálogo de Miles
Davis). O americano coordenou a remasterização do catálogo completo dos
Beatles em edições em CD em 2009 e a chegada da banda ao iTunes no ano
seguinte. Anunciou com estardalhaço o projeto colaborativo The Beatles Live Project
(do qual pouco se falou desde o início deste ano) e, soubemos agora,
voltou-se para o farto manancial das gravações da banda para a BBC.
A provável capa de "On air", o primeiro material inédito dos Beatles desde 1996 a ser oficializado: o que vem depois?
A
notícia, suponho, era para ser mantida em sigilo até o suculento
mercado natalino, inclusive para não se chocar com o lançamento do novo
álbum de Paul McCartney, cujo primeiro single, "New", foi divulgado na
semana passada. Entretanto, algum (ex)funcionário da Universal Music das
Filipinas, soltou no Facebook da gravadora a charmosa capa de On air – Live at the BBC Volume 2 (acima). Este é o primeiro lançamento da Apple a ser distribuído pela Universal.
Até
agora, ninguém confirma nem desmente o disco. O conteúdo é outro
mistério. Assim, sentimo-nos no nosso pleno direito, não apenas de
especular sobre ele como sobre futuros títulos oficiais do acervo dos
Beatles. Divirtam-se:
Live at the BBC Volumes 3, 4 e 5 –
Das 275 gravações feitas pelos Beatles na rádio entre 1962 e 1965, 56
foram oficializadas em 1994 no primeiro volume, incluindo um original
Lennon/McCartney nunca lançado oficialmente pela banda, “I’ll be on my
way”. Há material interessante para mais um álbum duplo, mas o que vem
depois disso é indicado apenas para completistas. O ideal é que o
material completo seja disponibilizado para compra online e,
eventualmente, numa caixa de luxo.
Get Back Sessions –
Durante todo o mês de janeiro de 1969 os Beatles andaram em círculos
num projeto de “volta às raízes” roqueiras da banda, tocando ao vivo,
compondo, arranjando e gravando tudo como um reality show em áudio e
vídeo. Diversas tentativas de edição desse material foram feitas
(algumas chegaram ao público como o disco Let it Be de 1970, o filme de mesmo nome, o CD Let it be... naked
de 2003), alguns compactos e alguns álbuns pirata clássicos (extraídos
das tentativas do engenheiro de som Glyn Johns em montar um álbum
decente com aquilo tudo). De fato, nada do que brotou dali, oficialmente
ou não, esteve à altura do padrão beatle de qualidade. Se Jeff Jones
conseguir fazê-lo no século 21, entrará para a história da música e do
cinema com louvores.
Live at Hollywood Bowl:
A Capitol registou os três shows da banda, na tentativa de produzir um
disco ao vivo ainda nos anos 60. Os Beatles vetaram, mas relexaram em
1976, permitindo uma compilação desse material. Depois tensionaram de
novo, e Live at Hollywood Bowl é o único lançamento oficial que
nunca conheceu versão em CD. Eis mais uma missão difícil para Jones:
publicar esse material, de preferência em sua íntegra, de preferência
acompanhado de um bom documentário (sobre o momento em que os Beatles
chegaram ao jet-set americano).
The Beatles Cartoons (abaixo):
Produzida entre 1965 e 1967 pela ABC, a série transformava os Beatles
em heróis de desenhos animados à moda d'Os Impossíveis. Dá para assistir
seus 39 episódios facilmente na internet, o que significa que a Apple
está perdendo dinheiro em não oficializar esse material. Desafio master mesmo seria esse box sair por aqui com a dublagem brasileira original, veiculada pela Tupi nos anos 60.
The Beatles Live Project: Pra
encerrar nossa lista, um projeto que já foi anunciado, mas sobre o qual
pouco se falou em 2013: o esforço de reunir, com ajuda dos fãs, tudo o
que existe (de filmes e fotos caseiros a merchandising e convites) dos
mais de 250 shows que os Beatles fizeram em três anos de excursões
mundiais. A Apple comemorou peças preciosas - como um filme colorido do
último show da banda, em San Francisco em 1966 -, mas ninguém sabe
exatamente em que ponto o trabalho está.
E aí, Jeff Jones, o que você
nos diz?
Fonte: MSN Música
Projetos a ser oficializados, além do "Live at BBC Vol.2"
9/12/2013 04:23:00 PM
0