Até
aquele 15 de agosto de 1965, estádios ou estruturas semelhantes jamais
haviam sediado um show musical, e pelas mais diversas razões. Os
problemas com a sonorização soam básicos e óbvios. Mas havia outros
tantos, o principal talvez era que o grupo, orquestra ou artista haveria
de ser muito famoso para justificar a aparente megalomania de uma
performance em espaço tão grande quanto incomum. Os Beatles seriam esse
grupo? Em 1965 é provável que não existisse ninguém mais famoso na face
da terra. Longe do torrão natal os Fabs toparam o maior dos desafios até
então, aceitando uma produção tocada em parceria pela NEMS Enterprises,
de Brian Epstein, e a Sullivan Productions, do apresentador Ed
Sullivan. O evento claro, contou com todos os requintes de mídia
disponíveis à época. A disposição de todos era fazer um evento
grandioso, profissionalmente filmado, e que seria transformado
posteriormente em especial de TV nos Estados Unidos e na Inglaterra.
A
intenção para o show no Shea Stadium era que os Beatles descessem com
um helicóptero bem no meio do estádio e que dali fossem correndo para o
palco. Mas essa ideia foi abortada por não terem conseguido autorização,
pois seria uma manobra perigosa demais de se realizar. O que aconteceu
foi que eles pousaram com o helicóptero há uma certa distância do
estádio e, após isso, foram levados até o mesmo em um furgão blindado da
empresa Wells Fargo (os distintivos que eles usavam nas roupas, durante
o concerto, eram dessa empresa).
Quando
o apresentador Ed Sullivan subiu ao palco e usou os microfones para
proferir essa frase histórica “Now, ladies and gentlemen… honored by
their country, condecorated by their queen and loved here in America,
here they are: The Beatles!”, a platéia teve certeza que os Fabs de fato
iriam se apresentar ali. Antes, a produção americana obrigou a platéia a
agüentar por quase uma hora, um festival impressionante de artistas sem
grande expressividade alguma como o grupo Sounds Incorporated, Cannibal
& Headhunters, Brenda Holloway e King Curtis Band. Após a
apresentação de Sullivan, já trajados com os “terninhos militares”, com
os distintivos da Wells Fargo, os Beatles subiram as escadas que davam
acesso ao gramado do estádio e correram até o palco, ouvindo 55.600 fãs
gritando descontroladamente.
Imagens
tiradas no show mostram muitos adolescentes e mulheres chorando,
gritando, e até mesmo desmaios. O barulho da multidão era tal que os
seguranças podiam ser vistos tapar os ouvidos quando os Beatles entraram
em campo. Apesar da presença de forte esquema de segurança alguns fãs
conseguiram entrar em campo várias vezes durante o show e foram
perseguidos e contidos. O filme também mostra John Lennon irônico
apontando um incidente desses enquanto ele tentava conversar com o
público entre as músicas. O nível de ruído ensurdecedor da multidão
juntamente com a distância entre a banda e o público significava que
ninguém no estádio podia ouvir muita coisa. A Vox tinha especialmente
projetado amplificadores de 100 watts para este show e ele ainda não
estava alto o suficiente, de modo que os Beatles usaram o sistema de
amplificação da casa.
Haviam
alguns famosos asistindo a esse lendário concerto dos Beatles. Mick
Jagger, Keith Richards e Andrew Loog Oldhan, empresário dos Rolling
Stones, assistiam tudo de um lugar situado atrás da saída do estádio, de
frente para a primeira base. Segundo consta, Mick Jagger ficou surpreso
com a reação do público com os Fab Four. Quem também estava no
concerto, era a futura-atriz Meryl Streep, que tinha 16 anos na época, e
estava com um “button” escrito “I Love You, Paul”.
O setlist do primeiro show foi o seguinte:
Twist and shout
She´s a woman
I Feel Fine
Dizzy Miss Lizzy
Ticket to Ride
Everybody´s Trying To Be My Baby
Can't Buy Me Love
Baby's In Black
I Wanna Be Your Man
A Hard Day´s Night
Help!
I´m down
O setlist do primeiro show foi o seguinte:
Twist and shout
She´s a woman
I Feel Fine
Dizzy Miss Lizzy
Ticket to Ride
Everybody´s Trying To Be My Baby
Can't Buy Me Love
Baby's In Black
I Wanna Be Your Man
A Hard Day´s Night
Help!
I´m down
Os
Beatles voltaram ao estádio no dia 23 de agosto do ano seguinte, porém,
dessa vez, tocando para um público menor, de 44.000 pessoas. Seis dias
depois (29/08/1966), eles realizariam seu último concerto de turnê, no
Candlestick Park, em São Francisco. Em 2009, Paul voltou ao Shea Stadium
– que agora se chama Citi Field e está um pouco ao lado de onde era
localizado o estádio antigo, demolido em 2008.
Do show de 1966, o setlist foi:
Rock and Roll Music
She´s a Woman
If I Needed Someone
Day Tripper
Baby´s in Black
I Feel Fine
Yesterday
I Wanna Be Your Man
Nowhere Man
Paperback Writer
I´m Down
Do show de 1966, o setlist foi:
Rock and Roll Music
She´s a Woman
If I Needed Someone
Day Tripper
Baby´s in Black
I Feel Fine
Yesterday
I Wanna Be Your Man
Nowhere Man
Paperback Writer
I´m Down
Em 2009, Paul McCartney voltou nesse mesmo local, agora reconstruído e com outro nome, para seu DVD "Good Evening New York City", abaixo o Live de "Im Down".
Fonte: O Baú do Edu