Um dos pontos
fortes da parceria de Lennon e McCartney era que, embora o ato de se
sentar para criar uma música do zero juntos estivesse ficando cada vez
mais raro, eles se instigavam a ir além no que estava se tornando um
trabalho cada vez mais solo. Às vezes eles tentavam se superar compondo
com um estilo mais associado com o outro. The White Album continha a
sensível "Julia" e a sentimental "Goodnight", de John, à Paul, e as
audaciosas "Helter Skelter" e "Why Don't We Do It In The Road?", de
Paul, no melhor estilo John. "Why Don't We Do It In The Road?" aborreceu
John porque Paul a gravou com Ringo em um estúdio separado em Abbey
Road, e o estilo escolhido por Paul — uma letra maliciosa com arranjos
escassos — era próximo do estilo a que ele, John, estava associado. Paul
teve a ideia na índia quando viu dois macacos copulando a céu aberto.
Ele ficou impressionado pela maneira aparentemente descomplicada como os
animais se acasalam em comparação com as regras, rituais e hábitos do
sexo humano. “Os Beatles sempre foram um grupo de rock", Paul explicou
em novembro de 1968. "É que não somos só rock'n'roll. É por isso que
fazemos 'Ob-la-di ob-la-da' uma hora e depois fazemos esta. Quando nos
apresentávamos em Hamburgo, não tocávamos rock a noite toda porque havia
muitos executivos velhos e gordos chegando - e executivos velhos e
magros também —, e eles nos pediam para tocar mambo ou rumba. Eu não
costumo escrever uma música e pensar: 'Certo, essa vai ser sobre algo
específico'. As palavras acabam surgindo. Eu não me obrigo a falar sobre
nada sério. São apenas palavras que acompanham a melodia. E você pode
ler o que quiser nelas."