Fita de audição dos Beatles na Decca foi vendida depois de uma briga judicial
12/04/2012 10:54:00 PM
0
A fita de audição dos Beatles que foi vergonhosamente rejeitada por um chefe de uma gravadora que disse que os grupos de guitarra estavam "acabando" foi vendida por £ 35,000 depois de um percalço de última hora em um leilão.
A fita master original de segurança dos Beatles gravado em Londres na Decca estúdios em 1962 iria a leilão na semana passada, mas a venda foi parada pela EMI.
Uma disputa de última hora entre a gravadora e os leiloeiros da Fame Bureau quase impediu sua venda.
Mas a EMI retirou seu mandado judicial e a fita foi vendida a um colecionador japonês no fim de semana.
Na época da gravação Epstein havia visitado várias companhias discográficas com a esperança de obter um contrato para os Beatles.
Na véspera do Ano Novo de 1961, a banda foi conduzido a partir de Liverpool para Londres, mas acabou tendo 10 horas para chegar lá quando o motorista se perdeu.
No dia seguinte eles foram a audição na Decca com o produtor Tony Meehan.
Epstein selecionou o material e escolheu 10 músicas cover dos Beatles que haviam executado anteriormente em vários clubes, juntamente com três de suas próprias canções.
Mas a banda não conseguiu impressionar o executivo Dick Rowe da Decca, que recusou, acreditando que "grupos de guitarras estavam acabando".
Ted Owen, da Fame Bureau leiloeiros, disse: "Houve um problema e EMI desafiou-nos sobre a venda da fita, mas eles não tinham fundamentos.
"Tudo foi resolvido agora e estamos confortáveis.A fita nunca foi oficialmente lançada.Ela é totalmente original e a qualidade do som é muito clara."
A fita pertencia a um executivo da Capitol Records que depois dos Beatles assinarem com a EMI, acrescentou.
"Ele vendeu para o atual proprietário que foi um dos principais compradores do Hard Rock Cafe, mas foi para a sua própria coleção pessoal", disse ele.
"Temos falado com vários especialistas e esta é a melhor qualidade de gravação desta sessão e por isso é a cópia principal.
fonte: Diário dos Beatles